terça-feira, 10 de julho de 2007

Transferências

Bem sei que isto é verão, que anda tudo a meia nau (até as eleições para a CML... ainda ninguém abordou a questão do Sporting!) e que até há factos positivos neste defeso do Clube. Mas, caramba!, há coisas que continuam a fazer-nos uma grande confusão e que precisam de uma explicação muito clara, sob pena da gente ter que ficar a pensar o pior...
A notícia de hoje é a transferência do Pepe para o Real Madrid. Não se trata de uma transferência para clube menor, nem o valor para ela anunciado uma banalidade. É um recorde para um defesa. Ora, o Pepe passou pelo Sporting, salvo erro, duas vezes. Não encontraram forma de o segurar. Acabou no Porto, onde deu nas vistas, e o clube encaixou agora com a sua transferência uma nota preta, semelhante à que obteve com a transferência do Anderson, que era, lembremo-lo, considerada excepcional. Aliás o Porto encaixa com as transferências deste ano (e vamos ver se a coisa fica por aqui...) uma maquia muito considerável.
O que eu pergunto é simples: porque não ficou o Pepe no Sporting, ele que, pelas declarações que proferiu na altura, até parecia querer ficar? O que falhou neste processo? Quem falhou neste processo?
Na minha leitura de tudo isto, trata-se de uma pesada derrota para a SAD. Lembro que estamos a falar de 30 milhões de euros e que em nome da redução do passivo houve e há encaixes não realizados, de valor bem menor, que nos foram choradamente apresentados como uma verdadeira catástrofe. Em que ficamos?

4 comentários:

  1. Não creio que o Pepe tenha passado pelo Sporting. Se a memória não me falha, o Sporting não concordou com os valores que o Marítimo pedia pelo jogador, e ele acabou por ir para o Porto, que se chegou à frente com o dinheiro.

    Em relação ao dinheiro que o Porto está a arrecadar neste defeso, convém não esquecer que a SAD portista está em muito maus lençóis. Há uns anos atrás seria impensável os andrades venderem um jogador como o Anderson tão cedo. Mas pelos vistos não chega. Eles estão desesperados para venderem o Quaresma, mas este não quer sair para qualquer clube. O Porto é um clube muito fechado, e é por estas movimentações que dá para perceber que aquilo não anda bem. E já há alguns notáveis azuis a manifestarem descontentamento com a venda dos melhores jogadores. No entanto, nunca é de menosprezar o Pinto da Costa, que é um grande mafioso, mas sabe mais de bola num dedo que os das SAD's do Sporting e do Benfica no corpo todo. O Porto esteve banalíssimo nos últimos dois anos e mesmo assim é bicampeão...

    ResponderEliminar
  2. O Pepe, se a memória me não falha, foi treinar ao Sporting por duas-vezes-duas!
    Se os montantes eram elevados ou não não sei. Sei que a receita agora é elevadíssima.
    E também sei que as contas do Porto estão pretas. Mas, com receitas assim...
    Faz-me um bocado de confusão é os jogadores que passam pelo Sporting acabarem por sair sem fama, nem glória, nem provento.
    De certeza que não me vão dizer que o Pepe foi um mau investimento do Porto...

    ResponderEliminar
  3. O Pepe esteve no Sporting a treinar durante uns meses e só não ficou por divergências de como pagar as verbas acordadas. Havia acordo com o jogador e o clube, só falhou que eles queriam o pagamento imediato e o Sporting não tinha dinheiro.
    Esta é a explicação oficial. Acostumados a negócios pouco transparentes (no sentido de que levantam suspeitas sobre se houve ou não dinheiro por fora), desconfiamos.
    Mas o que é certo é que não houve visão por parte dos especialistas (?) do Sporting. E assim se perdeu um potencial bom negócio, o qual foi para os nossos rivais.
    Esperemos estar perante um assunto do passado, que não se irá repetir. Alguns indícios (o modo como foi feita a contratação de Gladstone, como referi em post, se é que ele é mesmo bom) reforçam estas esperanças (já estou como o outro: deixem-me sonhar).
    Mas que é uma pena, é!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.