sábado, 1 de outubro de 2005

Novo comentarista

Saudações ao comentarista "Alentejano". Precisamos de fazer chegar a carta deste blog a Garcia (sim, ao Miguel também...) e todos os comentários são, naturalmente, um bom sinal.

Ainda a questao dos bilhetes e do publico do futebol...

O Público de hoje traz uma crónica intitulada "Vocação para o Sofá" de Miguel Guedes (sigo desde há algum tempo com atenção as suas opiniões) que foca a questão que já aqui debatemos no KL: o preço dos bilhetes e o número de espectadores nos estádios portugueses. MG diz que os clubes que ainda "movimentam adeptos (...) Sporting, Benfica e Porto" vão estar dependentes da sua própria ambição.
O recado assenta que nem uma luva ao Sporting! E vem perfeitamente a propósito nesta altura conturbada do clube.
Ja aqui falámos desta questão.
Nada substitui um jogo ao vivo e a tendência da "vocação para o sofá", como lhe chama o MG, tem de ser invertida. Mas, para alterar este status quo é preciso que os clubes assumam isso mesmo: que são... clubes, que proporcionam um espetáculo que uma determinada "clientela" quer ver e que não há outro produto para um clube de futebol!!!
Se nada se fizer os clubes vão mesmo acabar todos por ficar a falar sozinhos! A importação de outros campeonatos vai intensificar-se, a debandada de valores vai continuar e o futebol português nem para montra servirá... Virá o tempo em que os C. Ronaldos, Moutinhos et al terão de ir para o estrangeiro aos 8 anos para terem uma carreira no futebol...
Os números revelados no artigo dos espectadores que assistem a desafios de futebol da 1ª Liga e da Liga de Honra em Portugal deixaram-me ainda mais apreensivo do que estava antes. Diria melhor: deixaram-me aterrado! É pior que o pior que se possa imaginar.
O fim da "bola" está à vista...

Sem duvida!

O presidente Dias da Cunha disse a propósito dos tristes acontecimentos de ontem, que não é uma questão de sportinguismo mas de civismo. Concordo em absoluto com essa observação! Arruaças não deveriam ser o timbre dos sportinguistas (ou de quem, pelo menos, se diz sportinguista...) e o que se passou ontem na AG é inaceitável. Ponto, parágrafo!
Mas, atenção: que os métodos condenáveis não façam esquecer os factos que dão origem ao protesto!!!
Estamos atentos...

Ainda o Co Adriaanse...

O Co Adriaanse --que diz muita coisa não totalmente despropositada...-- falou claro sobre a contestação dos adeptos do FCP ao treinador. Diz Adriaanse que se não gostam dele devem sacar de um lencinho branco e ele sairá imediatamente. Os adeptos mandam. Ele, Adriaanse, tem uma filosofia e um estilo de trabalho, e foi por isso que foi contratado. Se os adeptos o contestam isso significa que contestam a escolha da SAD e portanto contestam a direcção.
Ora aqui está uma forma simples de equacionar um problema simples que o treinador do Sporting, a direcção e muitos sportinguistas ainda não perceberam muito bem!

Cenas tristes na Assembleia Geral

Ao contrário do que noticia o site do clube, a Assembleia de ontem não decorreu com tranquilidade e acabou com cenas de pancadaria. Repete-se a observação feita a propósito da vaia a Peseiro no jogo com o Setúbal: a forma de protestar é troglodita e inaceitável, como inaceitável é provocar a presença da polícia numa reunião de sportinguistas, seja em que circunstâncias for... Faz lembrar aquelas mulheres e homens, à porta dos tribunais, durante um julgamente daqueles quentes, gritando histericamente "assassinos! assassinos!", mas a uma distância conveniente...
Temos todas as razões para estar revoltados e apreensivos com o futuro, mas os problemas resolvem-se de outra forma.
"A melhor massa associativa do mundo" voltou a dar uma rajada no pé.