quarta-feira, 20 de junho de 2007

Figuras de referência

O Sporting precisa de jogadores mais maduros para equilibrar a média de idades. Já aqui foi dito isso. O equilíbrio do plantel --de qualquer plantel, afinal de contas, mas, em especial, do plantel do Sporting-- passa por esta variável etária. A solução mais aconselhável deveria assentar na manutenção de jogadores da casa, referências internas, sólidas, que nasceram no Sporting, conhecem os seus cantos e ajudam a passar o testemunho. A autoridade não se ganha à pressa, nem é outorgável por contrato. A velhice é, como se dizia na tropa, um posto e a equipa precisa de quem ocupe esse posto.
O Sporting tem neste capítulo um longo historial de asneiras difíceis de esquecer. Em matéria de jogadores mais velhos, seria fácil lembrar uma meia dúzia de nomes cujo afastamente constituiu, no meu entender, um verdadeiro crime de lesa Sporting, e uma outra meia dúzia cuja contratação se revelou totalmente incompreensível e inútil.
Anuncia-se agora a vinda de Derlei. Trata-se de um nome que já há algum tempo foi falado. Agora, parece, é de vez. Resta saber, por um lado, se Derlei está em condições de cumprir o papel que se espera de um jogador com as suas características, com a sua idade e o seu historial, e se, por outro lado, a sua vinda implica ajustes e re-equilíbrios no plantel.
Sem querer colocar, à partida, nenhum anátema sobre o jogador, diria que iremos todos certamente manter sob observação atenta esta escolha dos responsáveis.

Formação do plantel: boas e más notícias, dúvidas e esperanças

Sou mais de fazer "prognósticos só no fim do jogo"; neste caso, fazer análises às contratações depois de fechado o plantel. Ainda faltam jogadores para algumas posições. E ainda não há uma decisão definitiva sobre quais os ex-juniores que serão chamados à equipa. Quanto a Douala, que parece estar à venda (espero que não a qualquer preço), apesar de lhe reconhecer algumas características positivas como futebolista (nomeadamente a sua incrível velocidade de corrida), não penso que ele se encaixe no modelo de jogo do Sporting. Por mais antipatias que haja sobre este, é o nosso, deve continuar a ser e tem dado provas de poder ser rentável na próxima época, em que os jovens já terão mais experiência.
Mas, como os leitores habituais do KL devem saber, sou contra contratações do tipo Derlei (mais de 30 anos, com o topo de carreira já passado e que já não têm incentivo de vitórias que lhes valorizem o currículo). Destes, só se houver uma ligação de carácter digamos "familiar" (Vidigal, Hugo Viana) é que pode ser defensável a contratação. Deveríamos ter aprendido com o que se passou com Paredes. Agora que o caso de Derlei parece estar consumado espero, sinceramente, ter de vir a engolir estas palavras, mas penso que a contratação de Derlei é uma má notícia.
Entretanto, a boa notícia é que Romagnoli assinou por três épocas com um custo de passe de 1,2 milhões, o que parece um bom negócio; convém manter jogadores que deram provas e que já estão integrados no modelo e no sistema de jogo da equipa. O risco (tem sempre de haver um, não é?) consiste em saber se El Pipi rende também nas épocas em que não termina contrato...
Entre boas e más notícias, a minha esperança é que Paulo Bento não esteja enganado quando declara ao site oficial do Sporting que Derlei, Izmailov, Glastone e a continuidade de Romagnoli se enquadram na estratégia traçada para 2007/08: «As coisas estão a decorrer de acordo com aquilo que perspectivámos para a época que está prestes a começar. Ou seja, estão a seguir-se os trâmites normais contratando os jogadores que entendemos serem os ideais para reforçar sectores importantes na equipa. Portanto, são os jogadores com o perfil e características que pretendemos e que julgamos adequados às necessidades do Sporting.»
Os "trâmites normais" de que fala PB remetem-nos para a questão dos negócios. Estes, no passado recente, não têm sido de molde a deixarem-nos descansados sobre a sua lisura; os "custos zero" trouxeram-nos, na maioria dos casos, jogadores que vieram vencer ordenados dos mais elevados da equipa (Bueno 73mil, Alecsandro 52mil, Farnerud 44mil), com resultados menos que medíocres. Duvido muito da existência de uma adequada prospecção (a nível de seniores) no Sporting, no que sou acompanhado pelo insuspeito e sabedor Luís Freitas Lobo que diz, falando dos clubes em geral, que "não existe prospecção séria" e que são mais "os empresários a ir ter com os clubes com portfolios de pretensos craques, do que os clubes a ir em busca dos jogadores".
No fundo a minha esperança é de que PB esteja a ter, desta vez, um papel preponderante nas contratações da equipa.