quarta-feira, 12 de abril de 2006

Aventureiros

Aqui há uns tempos escrevi um post aqui no KL sobre a aventura do Sporting. Como penso que esta coisa dos blogs é bastante efémera vou reproduzi-lo aqui (nos comentários) integralmente. O que disse na altura mantém-se perfeitamente válido. Mas muitos Sportinguistas já entraram naquele período de febre eleitoral que impede o bom senso de prevalecer.
Os culpados, como disse no tal post que agora reproduzo são os mesmos, venham de bigodes e camisa desabotoada ou de gravata Hermès e Porsche.
O meu objectivo é lançar a discussão sobre o período pré-Roquette para que todos possamos situar a discussão acerca do futuro do Sporting em terrenos que todos entendamos. Não há nada mais pernicioso que a mistificação. E há mitos em volta das direcções que antecederam o período Roquette e mitos sobre este período que precisam de ser clarificados.
Quem foi e quem é João Rocha? Quem foi e quem é Jorge Gonçalves? Porque chegou à presidência do Clube? Porque saiu? Quem foi e quem é Sousa Cintra? Porque chegou à presidência do Sporting e porque saiu? Quem foi e quem é Roquette? Como chegou ele à presidência do Sporting? O que queria cada um destes personagens? Quem são e o que querem estes personagens que se acolitaram e acolitam por trás do Projecto Roquette? O que significou a entrada em funções de cada um destes indivíduos? Contra quem e a favor de quem e o quê concorreu cada um deles. Porque foram eleitos e porque foram arredados do poder?
Cada um de nós pensará que sabe tudo sobre cada uma destas figuras. Mas, saberá mesmo? Não estarão os Sportinguistas a fazer neste preciso momento exactamente o que fazem desde há duas décadas? Ou seja, a embarcar mais uma vez num canto de sereia para daqui a 2, 5, 10 anos virem fazer mais um levantamento de rancho, acenar com mais uns lencinhos, dirigir uns palavrões ao presidente e à direcção, dizer que o Sporting são eles e embarcarem de novo em mais um canto de sereia qualquer?
É preciso contudo que se saiba e se diga que o Clube não vai aguentar mais um período de rebaldaria como aquele a que vimos assistindo desde há 30 anos. A capacidade de recuo é cada vez mais limitada. O Sporting, a ser sujeito a mais uns anos sem política (sim, porque é disso que se trata: não há projectos!!!! Há bocas e interesses escondidos!) que o recoloque nos carris e sem uma profunda restruturação vai desaparecer. E a teoria do "mal menor" transforma-se inexoravelmente na da "via de extinção".
Digam pois o que sabem sobre a galeria de Presidentes do Sporting destes últimos 30 anos para ver se a gente percebe porque é que no Sporting se anda sempre a fazer como o cãozinho à volta para apanhar a cauda...