segunda-feira, 26 de maio de 2008

1, 2, 3 Acção!!!

Ao ler alguns comentários e uma ou outra posta que surge por aí pela blogoesfera leonina, lá encontramos a ideia recorrente e o reparo mais ou menos velado relativo ao modo como são tratados os dirigentes actuais do Sporting.
Confesso que tenho um sentimento misto em relação a esta matéria. Por um lado, compreendo a generosidade e a pureza de intenções destes críticos. Por outro lado, fico triste pelo facto deles ainda não terem percebido o que está em jogo.
Vários blogs (não apenas o KL) têm usado o termo "guerra" quando se fala na situação em que o Sporting se encontra. O caso não é para menos. Assistimos hoje a um ataque sem precedentes à soberania Sportinguista. Não tenham dúvidas: é mesmo de guerra que estamos hoje a falar quando nos preocupamos com o futuro do Sporting.
Ataques à soberania são actos de guerra e portanto as respostas devem ser calibradas de acordo com os actos que as originaram. É bonito exigir respeito pelos dirigentes, mas eu gostaria que esse respeito tivesse sido a palavra de ordem quando outros dirigentes foram insultados, esses sim, verdadeiramente insultados, em pleno estádio e a plenos pulmões até se verem na contingência de terem de abandonar o cargo. Não vi na altura nenhuma destas vozes pias manifestar-se com a veemência que vejo nas manifestações actuais. Nem vi os actuais dirigentes, nem os figurões a quem a imprensa recorre sistematicamente sempre que toca a sirene do Sporting, demarcarem-se na altura do modo como Dias da Cunha, por exemplo, foi tratado por certos sectores das bancadas do Sporting.
Estranha dualidade de critérios...
Por outro lado, aqueles que vêm criticando os críticos não terão ainda percebido que há uma ruptura assumida. Eu, pessoalmente, não acredito no "sportinguismo" da actual direcção e não acredito no "sportinguismo" de algumas vozes que se reclamam desse estatudo e apoiam a direcção. Admito que haja alguma ingenuidade em alguns dos representantes desta última categoria. Mas, na maior parte deles descortino egoísmo, feira de vaidades e uma irreprimível febre de protagonismo pessoal, neste caso feito à custa do SCP.
Já aqui escrevi que não basta mudar de direcção. É preciso que algumas figuras que obtêm uma imensa publicidade pessoal à custa do Sporting desamparem a loja também. São um cancro! Sempre que há qualquer matéria em discussão relativamente ao Sporting lá vêm essas figurinhas tentar catequizar os Sportinguistas com as suas doutas opiniões, falando como se só eles tivessem a faculdade de "pensar Sporting", como se só eles tivessem mesmo capacidade de pensar...
São uma espécie de dirigentes de bancada que peroram sobre tudo e sobre nada. Sobretudo se daí tirarem dividendos pessoais.
Não tenham dúvidas os "politicamente correctos"! Há mesmo um clima de "guerra civil", como alguém já por aí apelidou, dentro do Sporting, assumido, para levar aonde for necessário!
Mais cedo ou mais tarde, a recusa a andar a "toque de caixa", a "neutralidade" e os "punhos de renda" vão ter que ser substituídos por acções e opções claras... Ser do Sporting é ser civilizado, claro! Mas ser do Sporting não é ser nhó-nhó!

Não a Soares Franco! Não à venda da SAD a privados! Sim ao Sporting! Sim às modalidades!

Caros Sportinguistas,

No dia em que votarmos para que o Sporting CP venda a Sporting Futebol SAD a privados e perca o seu controlo maioritário (hoje o Sporting tem 51%) nunca mais o clube será nosso e é um ponto de não retorno... acabou-se o Sporting que todos construímos ao longo de 102 anos.

A equipa de futebol do Sporting pode:
- Ser vendida ao BES que terá como objectivos os lucros e não os troféus. Um 6° lugar com € 2M de lucro é optimo para o BES.
- Ser vendida a um empresário desconhecido que pode falir o clube... e uma SAD falida é desfeita em partes para pagar as dívidas, não tenham dúvidas disso.
- Ser vendida hoje a A e mais tarde ser vendida a Luis Filipe Vieira, José Veiga ou a Pinto da Costa...
- Ou pode ser comprada por um empresário que trará dinheiro, capacidade de investir e títulos...

Mas...
Nenhum clube no mundo que não estivesse já a ganhar troféus ao longo dos anos, o passou a fazer depois de vender a sua equipa de futebol a um magnata qualquer...

O Man United sempre foi vencedor...
O Inter também...
O Chelsea ganhou tal como o Porto quando teve um treinador brilhante. Esta época esteve à beira do paraíso e anda agora ao sabor dos caprichos de um russo milionário...

O Porto, o Valencia, o Sevilha, o Lyon, o Barcelona e o Real Madrid são máquinas de ganhar troféus e nenhum precisou de se vender e perder a sua identidade. Os sócios são os seus donos.

Soares Franco diz que as modalidades amadoras são insustentáveis... nao é verdade. Apenas a sua Direcção não é capaz de as pôr a ganhar troféus sem perder dinheiro.
- O Porto está em todas as frentes.
- O Espinho e o Guimarães têm equipas de Voleibol de elite (com os jogadores que antes foram nossos...)
- O Hoquei de Barcelos está há anos no topo.
- No Futsal temos o Belenenses, a Fundação Jaime Antunes, etc.

Acham que estes clubes têm mais massa crítica, mais adeptos que o Sporting, mais capacidade de gerar receitas? Eles conseguem títulos com muito menos e Soares Franco não?