segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

O meu presidente

O meu presidente não nega a história:
É, portanto, eclético.
Sabe, portanto, que 2 campeonatos não alteram os grandes ciclos.
Quer, portanto, que o Sporting seja diferente.
Mas diferente não significa otário. Significa, isso sim, que queremos os desportos, não só o futebol, disputados, combativos, mas éticos e justos.
Mas, diferente não significa descaracterizado.
Mas, diferente também não significa petulante.
O meu presidente não me dá graça, combate o que é dúbio, luta pelo seu clube e pelas vitórias. Faz tudo o que está ao seu alcance para ganhar, respeita as regras, mas, não fica quieto perante os abusos de terceiros. Combate nos terrenos que os adversários combatem.
O meu presidente não acredita no profissionalismo sem clubismo. Não acha que um excelente técnico sem paixão possa ser melhor que um bom técnico com devoção. Porque a devoção é tão importante como a tecnicidade, porque uma SAD não é uma SA.
O meu verde é do Sporting... Não da cor do dinheiro.
Onde pára o meu presidente?

Condenados a uma pena neve...

Recomendo vivamente a leitura do insubstituível blog, aqui nosso vizinho, Mãos ao Ar. O post intitulado "Tanta Pena" de autoria de Sancho Urraco chega a ser mesmo comovente!
Recomendar o Mãos ao Ar é redundante porque já está no "Recomenda-se" (com direito a Blog Rolling e tudo!), mas, que querem?, eles merecem a redundância...



Manifesto - Sporting uma História com Futuro

Back to earth...

Depois de voltar a aterrar deste fim de semana de sonho, queria apenas assinalar que decorreu no sábado um seminário organizado por um movimento chamado "Por um Sporting Renovado". Vários oradores, muita, muita crítica, uma realidade: muita gente atenta ao que se passa no SCP neste momento. Uma realidade, pois, que não pode deixar de nos satisfazer.
Há um sumário deste seminário aqui ao lado no Porta 10A e o jornal O Jogo de ontem publicou um relato detalhado deste evento. Interessante o depoimento de Dionísio Castro...
Informação não falta, portanto...



Manifesto - Sporting uma História com Futuro

Eu também estava deliciado

Caros amigos, eu também estava deliciado no final do jogo de sábado com os coisos.
Só não abri a garrafa de Moet que tinha no frigorífico porque lá em casa já se tinham deitado abaixo duas garrafas de Quinta das Pancas e ainda nem sequer se tinha começado a jantar pelo que toda a turba se apresentava já com razoável “panca”.
Eu tinha escrito o sms para mandar a alguns coisos com quem sou obrigado a conviver por razões profissionais e familiares (raios os partam – são como os insectos e estão em todo o lado) para lhes dar o ar de que nem sequer estava particularmente agradado com o resultado. Enfim, era a ferroada final.
Quando o Master Lizard me mandou a sua mensagem, limitei-me a responder com o que já tinha escrito que, na prática, não traduzia na íntegra o que estava a sentir. Desculpa Master por te ter enviado um sms standard.
Mas é evidente que à parte de termos passado (mais uma vez) ao lado de uma goleada, demos um banho de bola monumental.
É evidente que se num jogo de futebol se concretizassem todas as oportunidades de golo, os resultados pareceriam de jogos de hóquei (ou mesmo de andebol).
Seria demais pedi-lo mas contra os coisos a gente perde sempre um bocado a cabeça e achamos (pelo menos eu acho) que é sempre desta que batemos o record dos 7-1.
Mas ler o entusiasmo dos nossos companheiros emigrados e imaginar as festas e comemorações nesses tascos maravilhosos que a alma lusa espalhou pelo mundo, deu-me de novo a dimensão real do fenómeno. Ir ganhar aos coisos na sua própria ETAR é sempre uma loucura, nem que fosse por meio a zero.
Abençoado seja o nosso Papa Bento e seus acólitos.
Seria bom que estes sucessos desportivos entusiasmassem ainda mais os associados e os levassem a tentar participar mais activamente na vida do clube.
Penso que estamos de acordo que o ponto mais importante da vida do clube em 2006 será as eleições. Os seus efeitos e consequências irão muito mais além do que a conquista de um ou outro troféu…