domingo, 6 de agosto de 2006

A subversão da concorrência (parêntesis)

(continuação)

Resumindo, pois: actualmente a luta pela hegemonia (sempre falando na que se passa fora das quatro linhas) processa-se sobretudo no campo da influência sobre as arbitragens.
Ia eu terminar assim a resenha histórica para passar a analisar a estratégia que penso que o Sporting deve seguir quanto às questões da política do futebol quando me confrontei com a notícia sobre o naming right do Centro de Estágio do pântano do Seixal (é em terrenos pantanosos que eles se sentem como peixe na água).
O que se passa, em resumo, é que a Caixa Geral de Depósitos se apresenta como patrocinador do centro de estágio do clube do passaroco, em troca de a Caixa passar a figurar no nome do referido centro de estágio.
O negócio cheira a esturro desde logo: porque é que a Caixa apoia os lampiões e não os andrades ou os leões? É que assim arrisca-se a que os utentes façam como o meu tio que, quando os lampiões fizeram acordo com a Parmalat, proibiu a entrada de leite dessa marca lá em casa; ou como o senhor António Costa que comenta uma notícia sobre este assunto dizendo: “A minhas contas na CGD foram fechadas, bem como as aplicações financeiras resgatadas. A CGD escolheu o seu caminho, não conta é com a minha companhia. Boa Viagem!”.
Mas do cheiro a esturro a coisa passa a cheirar a vigarice ao saber-se que o negociador por parte da Caixa (por parte da Caixa ou por parte do SLB de que é sócio, ex-protocandidato à presidência e ex-Administrador da SAD?) é o “reputado” Armando Vara, homem possuidor de uma “folha de serviços” invejável! Confusos? Vejam aqui mais pormenores do que está a acontecer, embora eu não garanta que acreditem que isto se passa num país da Comunidade Europeia e não numa qualquer república das bananas do corno de África. Se isto não é deturpar as regras da sã concorrência, quer dizer, batota da mais descarada, vou ali e já venho. Mas em Portugal este tipo de compadrios começa a ser o pão nosso de cada dia… Particularmente nos meios do futebol.
Terá a proposta partido de LFV y sus muchachos ou terá sido o próprio Vara a oferecer os seus préstimos? É que há que preparar o futuro, porque em cargos de nomeação política ninguém sabe o dia de amanhã...

(continua)

Ele sabe do que fala

Afirmação de Luís Filipe Vieira: "os mafiosos têm de tirar um curso em Portugal".
O homem fala de cátedra! Mas não tem tempo para se deslocar ao estrangeiro.