domingo, 20 de maio de 2007

Os golos mais valiosos


Sabem quais foram os golos mais valiosos que o Sporting marcou esta época? Foram o terceiro e, sobretudo, o quarto golo obtidos hoje contra o Belenenses.
Ao longo do campeonato muitas foram as vezes em que a equipa foi criticada pela sua atitude, ou melhor, pela sua falta de atitude em campo. Pois hoje, depois de saber que o Porto já era campeão, o Sporting respondeu com mais dois golos e acabou com um concludente 4-0! Perante, recorde-se, a equipa considerada com justiça a sensação do campeonato.
É este tipo de atitude que queremos ver sempre no Sporting: nunca baixar os braços, mesmo que estejamos a ser vítimas do maior infortúnio. O Sporting nunca poderá estar derrotado antes do apito final, da última partida, da derradeira competição em que estiver envolvido. Nunca!
Essa é postura de campeão que a equipa demonstrou hoje ser afinal capaz de adoptar.
Por razões mais ou menos conhecidas, como é sabido, a postura da equipa ao longo da temporada oscilou e as contas acabaram por sair trocadas.
O Sporting não é, de facto, um clube tranquilo e aí encontraremos as razões para essas oscilações que se verificaram ao longo da época. Mas, como disse no meu post anterior, sem atitude de nada serve pretendermos ter ambições e poucos êxitos seremos capazes de alcançar.
O estilo de gestão actual, baseado em artilharia de pólvora seca, terá tido certamente efeitos na alma dos jogadores e equipa técnica e ter-lhes-á com certeza roubado a energia necessária para conservarem os seus níveis de dedicação ao Clube sempre no máximo. Mas os adeptos que encheram o estádio, que apoiaram vibrantemente a equipa e que teimaram em manter erguidos os seus cachecóis e bandeiras mesmo depois do jogo ter terminado querem o seu Sporting assim: com marca de vencedor. Precisamos, então, é de pólvora nova...
Não foi um final de época, simplesmente, digno este que tivemos hoje em Alvalade. Foi um sinal de campeão!