sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Vivam os Atletas

É caso para dizer que à falta de um presidente, HAJA TREINADOR!
O problema é quem naturalmente, a direcção utiliza as vitórias desportivas em seu proveito.
Foi sem surpresa que li o Rui Meireles acusar de falta de Sportinguismo quem se reuniu no sábado do coisos-Sporting para discutir o clube, como se a mera reflexão sobre a vida do clube pusesse em causa o sucesso da equipa de futebol profissional passadas umas horas. Como se o encontro entre associados fosse fonte de desestabilização do plantel.
Temo que o acumular de sucessos desportivos facilite, e de que maneira, as teses situacionistas da candidatura da continuidade.
Resta-nos redobrar o alerta e não deixar que eles confundam vitórias desportivas circunstanciais com os supostos méritos da sua gestão.
Ainda bem que não há Jogos Olímpicos no horizonte senão ainda acabaríamos por ver o anti-modalidades FSF a chorar lágrimas de emoção de crocodilo com as prestações dos nossos bem amados Obikuelito, Neidezinha Gomes ou outros (as).
Viva o Ecletismo, Viva o Futebol, Vivam os Atletas, Viva o Sporting!

Unidade única!

O problema do Sporting Clube de Portugal neste momento é o da unidade dos Sportinguistas.
De um lado temos a "unidade" da direcção (aparente, pelo menos) em torno de um projecto de aniquilação de tudo o que cheire a Sporting e represente os valores ancestrais do clube. Substitui-se a unidade por um vago conceito, a soar a cliché por todos os lados, de que "somos diferentes".
Mas, a verdade é que baseados nesta "diferença" não há diferença nenhuma entre nós e qualquer outro clube. Tudo se vende, se troca e se compra. Tudo! Jogadores (da casa e de fora dela), treinadores, funcionários fulcrais, portas, lugares, camisolas, bandeiras, jornal, em breve, se calhar, a bandeira, o emblema, quiça o nome... O conceito de Sporting esse já lá vai.
Não creio que estejamos tão longe assim (digo-o com toda a convicção e não é meu intento fazer aqui humor!) de ter um Sporting-BES, um Sporting-Milanesa, ou Sporting-Bom Petisco... E se calhar um Porto-BES também para baralhar ainda mais as contas. Como os bancos tiveram um lucro brutal este ano e precisam de "destrunfar" é bem possível que venham a jogar forte nesses tabuleiros...
Do outro lado, temos uma série de outras "unidades". Todas contra a "unidade" da direcção, mas igualmente difusas. Geradas em torno dos diálogos possíveis que as tertúlias sportinguistas vão podendo criar, sobretudo agora que os meios de comunicação das ideias deixaram de estar exclusivamente nas mãos de alguns. "Unidades" difíceis de juntar para criar a unidade pela dispersão dos sócios e pela escassez e nebulosidade da informação sobre a real situação so Sporting.
Enquanto a direcção e os seus capangas criaram uma "unidade" em torno de valores que nada têm a ver com os desígnios primeiros do clube e se afastaram totalmente do rumo SPORTING, os sócios e adeptos lá vão tentando preservar a herança...
Mas, unidade só há uma! Parece uma graçola, mas é verdade...
A incapacidade das sucessivas direcções do Sporting, desde que entrámos na "era Roquette" para gerarem unidade em torno dos valores Sportinguistas é uma coisa que me tem deixado sempre intrigado.
Ainda agora no episódio que ocorreu com aquela criatura que dirige o Nacional da Madeira se viu como esta incapacidade, feita também de falta de firmeza da direcção, é um facto: em vez de usar esse episódio para ajudar a cerrar fileiras e gerar justamente unidade, optou-se por uma conversinha com "punhos de renda" da responsabilidade de um director de comunicação. Teve de ser o treinador a vir dizer --com a convicção e a firmeza que deviam ter sido usadas pela direcção-- que o nosso objectivo é um único: sermos campeões! Não começamos a época a ter como objectivo a manutenção, para depois passarmos a contemplar a possibilidade de ir à UEFA, disse Paulo Bento! Apetecia dizer: Ah! Leão!! Mas, eu gostaria mais que tivesse sido um Presidente (um Presidente autêntico, não este travesti de presidente que nos impingiram agora!!) a dizê-lo...
É esta a "unidade única" do Sporting: sermos os melhores!
Parece que há hoje no Sporting gente a quem isto não interessa...





Manifesto - Sporting uma História com Futuro