sexta-feira, 25 de maio de 2007

A renovação de Moutinho


É um jogador por quem tenho uma particular admiração. Para além das qualidades desportivas, que não deixam margem para dúvida, acima delas, estão ainda as suas óbvias qualidades humanas. Não creio que seja fácil encontrar alguém como Moutinho e não deve, por todas estas razões, ter sido fácil esta renovação.
Pressente-se, pois, em todo este processo uma vibração positiva que é justíssimo sublinhar.
Confesso que já me tinha preparado para o pior, mas por uma vez esta gerência conseguiu surpreender-me... Não é fácil!
Ora aí está, mais um grande símbolo do Sporting em potência, totalmente impoluto, que vale integralmente qualquer distinção que lhe foi ou lhe venha a ser feita.

A questão da juventude

Sempre que tenho falado na juventude, e consequente inexperiência, da equipa do Sporting como justificação para alguma inconsistência no seu comportamento, há quem me contradite com o argumento de que a equipa do Porto tem uma média de idades um pouco mais baixa do que a da nossa.
Convencido de que mesmo isso não era verdade (a média de idades dos jogadores do Sporting foi inferior à do Porto, no Sporting-Porto), fui fazer contas. E cheguei à conclusão de que a média de idades, contadas estas pelos dias de vida que cada um dos jogadores utilizados no campeonato tinha no dia do termo deste (20/5), ponderadas com os minutos de cada um em campo foi a seguinte:
Sporting: 25,7
Porto: 25,4
Por este critério parece que a equipa do Porto é um pouco mais jovem que a do Sporting. Mas também pelo critério das médias parece impossível uma pessoa afogar-se num lago com 2cm de altura da água, se não se acrescentar que é… em média.
Pois é, esta coisa das médias é muito traiçoeira!
Usando um outro critério de avaliação da juventude das equipas, vejamos quais os jogadores que têm idade de sub-21 (segundo o regulamento da UEFA, quem nasceu em 1/1/86 ou depois).
Por este critério temos:
No Sporting: Moutinho, Nani, Veloso, Djaló, Rony, Pereirinha e Rui Patrício. Destes os 4 primeiros são titulares e, todos juntos perfizeram 9.117 minutos jogados.
No Porto: Anderson e Vieirinha. Destes apenas Anderson é titular e juntos fizeram 1.047 minutos de jogo no campeonato.
Não sei se se nota muito, mas, por este critério bem objectivo, o Porto leva 9-1.
Espero que, depois disto, todos tenham percebido do que é que se fala quando se menciona a juventude da equipa do Sporting.

números colhidos em Maisfutebol