quinta-feira, 24 de abril de 2008

Nação leonina está a desmobilizar

Sob o título "nação leonina está a desmobilizar", noticia hoje o Record que o Sporting perdeu este ano 126.000 espectadores no seu estádio, em relação à época passada.
Este é mais um reflexo do que aqui temos vindo a denunciar quanto ao comportamento dos dirigentes face aos adeptos. Filipe Soares Franco e a sua direcção têm andado a dilapidar o principal património do clube, que são os seus adeptos.
É também mais uma razão para a importância que reveste a criação da Associação de Adeptos Sportinguistas. O post que refere a constituição da AAS não é claro quanto a se, como e quando se poderão inscrever os associados que o queiram fazer. Por outro lado precisamos de conhecer os estatutos e saber das intenções da AAS com mais precisão.
De facto, até agora a coisa foi feita quase em segredo, sem uma tentativa prévia de agregar outros interessados que não os seus promotores, o pessoal da Visão Leonina. O que torna a tarefa de agregação de todos os outros adeptos que acham necessária uma associação deste tipo desde logo mais difícil. É pena que assim tenha sido, pois prefiro instituições que surjem no decurso de processos mais agregadores à partida, como o que levou à criação da União de Blogues Sportinguistas, por exemplo.
Mas isto, sendo uma limitação que o processo tem à partida, não é razão para que não se apoie a iniciativa, sempre na esperança de que a mesma se mostre aberta à participação dos adeptos, real e democraticamente e não apenas na manifestação inicial de intenções.