sábado, 17 de setembro de 2005

Futebol em Portugal e na Holanda (Co Adriaanse)

Caríssimos correligionários,

Aproveito um bocadinho que tenho para desviar o assunto do nosso clube e para discorrer um pouco sobre o que o "Nosso Amigo" Co Adriaanse disse em relação ao futebol português.

O Homem realmente deve ser um génio. Nunca ganhou nada pelo Ajax (com uma equipa fantástica) e foi despedido para ir para lá o Koeman, decorria a época de 2001/2002. O nosso clube sagrava-se campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal com o Jardas em destaque. Já por aqui, em terras baixas e pantanosas totalmente cobertas de canais, o dito Koeman ganhava o campeonato holandês e a taça da Holanda, com a mesma equipa que o Co deixou em 3º ou 4º, que deixou ser eliminada em casa pelo gigante F.C. Copenhaga.

Desde que me conheço que admiro a selecção holandesa (talvez por a portuguesa nunca ter feito nada de jeito quando eu era miudo) e de igual forma o Ajax... tudo isto por influência dos meus tios Luís e João, também eles grandes admiradores destas duas equipas. A forma como jogavam a selecção e o Ajax (do qual fazia parte a "espinha dorsal" dessa selecção) ficou para a posteridade. Felizmente tive a possibilidade de ver a 2ª versão da "Laranja Mecânica" dos anos 80, da qual igualmente fazia parte uma grande quantidade de jogadores formados no Ajax. Ora, esses tempos acabaram. O Ajax está longe de ser o clube que era (infelzmente) e a selecção holandesa (que não anda a jogar rigorosamente nada) continua arrogantemente a querer instalar uma espécie de (des)futebol total.

Voltando ao nosso assunto, pergunto-me o que ganhou o Co? Tem todos os tiques de um treinador ganhador: postura, disciplina, método e discurso arrogante mas já estou como o outro: "fala-me de títulos". Como pode vir um treinador falar de estádios vazios, polémicas, futebol defensivo quando aos 57 saiu pela primeira vez do seu país para vir treinar um clube no estrangeiro? Ele já sabe em 2 meses, tudo o que se passa em Portugal? Porque não fala ele também do défice e da nossa "crise"? Ele sabe!

O futebol na Holanda como sabem tem 3 clubes: PSV Eindhoven, Feyenoord e Ajax. O Ajax tem títulos de tudo (e tem mais títulos europeus que os nossos clubes todos juntos em Portugal), mas anda mal. O PSV está num nível inatingível para o resto dos clubes por cá e o Feyenoord dá-me comichão na barriga. Tudo o resto é MESMO paisagem. Os estádios estão vazios em Portugal, mas não nos jogos do Sporting e do Porto. As médias de espectadores face à capacidade total dos estádios são altas. Por cá, os jogos têm sempre gente (porque os estádios são mais confortáveis, porque os clubes se preocupam com o conforto do espectador e porque não entram em aventuras "lampiónicas" de ir buscar o novo Eusébio todos os meses, mas sobretudo porque os bilhetes são muitas vezes mais baratos do que em Portugal e todos sabemos que as médias de rendimentos são absolutamente diferentes entre os dois países). Chamá-los-ia de mais realistas e pragmáticos. No entanto, ainda há pouco, vi o resumo do "clássico" da divisão principal holandesa (a "eredivisie") entre o ADO Den Haag e o Heracles Almelo. Estavam para aí 300 pessoas no estádio (na capital da Holanda!!!!!!) e o resumo durou 5 segundos porque parece que o jogo foi tão mau que não havia mais nada para mostrar.

Ao mesmo tempo, há mais golos por cá, é verdade. E jogos que acabam 4-8, 99-123, 392108-3928109. E "emoção". E "incerteza no resultado". Será? Não imaginam os meus caríssimos e excelsos Sportinguistas o que é o campeonato holandês. Não imaginam mesmo. "Futebolisticamente" falando, as equipas jogam sem "trincos" e as defesas ficam completamente abertas. Depois trocam a bola calmamente à entrada da grande área até encontrarem espaço para por num dos 3 avançados que está plantado entre os defesas.

O único aspecto com o qual concordo é com o da arbitragem, mas cá respeitam-se os homens do apito, simplesmente porque cá se respeita toda a gente. A sociedade holandesa assenta no consenso e no respeito extremo por todos os restantes membros da sociedade e os "bois pretos" fazem parte dela. A excepção é para quando se bebem umas "biertjes" a mais.

Fora das 4 linhas, há MUITO mais violência entre adeptos. E violência a sério... não é umas tochas e uns petardos. Será isto um futebol modelo para o Co Adriaanse? Será isto um futebol modelo para alguém? Veja-se o que ganharam as equipas holandesas nos últimos 10 anos na Europa. Comparativamente, o futebol é MUITO pior por cá do que em Portugal, a matéria-prima começa a escassear e o Ajax já não lança estrelas atrás de estrelas como costumava fazer. É melhor então na Holanda? Creiam-me... NÃO É! É desesperante, exasperante e tudo o mais acabado em "ante" ver jogos cá.

Costuma-se dizer entre a comunidade estrangeira que gosta de futebol, que os holandeses têm mentalidade de perdedores. Não me parece que ande muito longe disso.

Que saudades dos Paços de Ferreira - Moreirense de 2ª feira às 21:30 na Sport Tv......

Lizard Gallery VII


É útil para assistir, de forma muito mais cómoda, aos jogos do Sporting na televisão. E, claro, condirá muito melhor com o espírito com que assistimos a um jogo do Sporting que um sofá vulgar da Moviflor ou dos Móveis Jominho... É o sofá insuflável do Sporting e está à venda por € 36.50 em Alcântara, numa loja de bugigangas na zona junto à estação de Alcântara-Terra. A loja tem mais acessórios do género, todos igualmente surpreendentes...
Uma loja que está para a Loja Verde do Alvaláxia e para todo o conceito do império de vendas SCP, como uma cervejaria (e há muitas na zona!) está para uma boutique de pronto a comer daquelas de "tias"...
A visitar absolutamente!