quarta-feira, 28 de maio de 2008

"Apito Verde"

Nós no Sporting estamos todos habituados, de há muito, às habilidades dos homens do apito. As faltas apitadas em zonas cirúrgicas do terreno, os penaltis por assinalar, os golos metidos com a mão... Ora, a actuação do Presidente da Mesa da AG hoje fez-me pensar que afinal sempre temos um "Apito Verde"...
Rogério Alves: "artista" ou pateta...? Eis a pergunta.
A condução dos trabalhos desta AG foi um autêntico escândalo! Perdas de tempo, hesitações, cartões amarelos a despropósito e falta de amostragem de cartões de propósito, houve de tudo um pouco. E aquela cena final perfeitamente caricata, então, que fomos levados a assistir dos últimos oradores falando enquanto, ao mesmo tempo, uma parte significativa dos sócios corria para votar, abandonando de seguida a sala, essa cena vai seguramente nos Anais da Inépcia!
Em qualquer caso, propositadamente ou não, o dr. Rogério Alves prestou um serviço de facto miserável aos Sportinguistas e ao Sporting com a sua "arbitragem" polémica.
Como Presidente da Mesa da AG nem sequer ficará para a pequena história.

Nim!

Se a direcção estava à espera de uma vitória retumbante das suas propostas, achatou! A argumentação de Soares Franco não convenceu uma parte significativa dos sócios Sportinguistas. Obtiveram, quando muito, um retumbante NIM!
Por outro lado, o número de votos desfavoráveis às pretensões da direcção aumentou em relação à última AG. Uma lição a retirar, sem dúvida, já que aumentou também a organização, a circulação da informação e as iniciativas de reflexão sobre a coisa Sportinguista.
Assistimos a uma participação significativa de gente nova (se calhar, em número de participantes jovens terá sido das mais singificativas), o que explicará também a diferença entre votos e participantes que não me pareceu tão desequilibrada quanto os números finais poderão indicar.
No final, as pretensões da direcção não foram totalmente satisfeitas. Resta saber se aquilo que terá sido negociado com as instituições financeiras será por elas aceitável face aos resultados. E resta sobretudo saber se o que foi votado é legal.
A palavra agora cabe aos juristas.
Quanto ao que interessa, na minha sincera opinião a linha do Estoril (a linha que hoje domina os destinos do Sporting) sofreu um abanão forte. Que ditou visíveis estados de algum descontrolo. Com uma organização menos incipiente, com menos voluntarismo, com mais preparação e com mais um abanão mas, sobretudo, com uma figura credível que dê expressão ao manifesto descontentamento que grassa hoje no seio de um número crescente e cada vez mais significativo de sócios (não confundamos sócios com votos...) a linha cai.
O que esta AG demonstra --ainda na minha opinião, sem margem para dúvidas-- é que parece cada vez mais manifesto que há muita gente que não se revê neste Sporting, Marquetingue & Vácuo Total SA. Demonstrou ainda que, para além de um grupo de gente com grande coragem e forte espírito Sportinguista que hoje manifestou com grande determinação as suas fortes convicções, temos aí também um corpo aguerrido de gente nova para voltar a colocar o SCP de novo nos carris num futuro mais ou menos próximo. Nunca como hoje me pareceu tão nobre e tão actual o ideário Sportinguista. Nunca como hoje me pareceu tão necessário batermo-nos pelo ideário Sportinguista!
Confesso-vos que fiquei de novo orgulhoso do meu Sporting!
Malta: não é hora de cruzar os braços! Não é hora de esmorecer! A guerra continua!!

Nem dúvida, nem bebefício

Hoje, já menos sereno, felizmente, não hesito em deixar aqui um comentário (mais ou menos nos mesmos termos) que acabei de colocar nesta posta do Verdão.
Admiro o cuidado posto na análise contida nesta posta. Como tenho deixado aqui claro a preocupação que muitos de nós temos tido em agirmos com toda a correcção e equilíbrio perante o actual momento do Sporting não pode ser pretexto para não agir, ou agir apoiando o status quo. Na dúvida, muitos Sportinguisas pensarão, deixo tudo na mesma.
Quem pensa assim está a caír num enorme equívoco. É que a maioria dos Sportinguistas (aqui eu não tenho qualquer dúvida!) quer deixar o Sporting como está. Quem quer mudar é a direcção. Quem quer introduzir alterações no status quo é a direcção. Eu, particularmente, quero o meu Sporting como sempre foi!!
Dizem-me: ah! mas o Clube está arruinado e é preciso mudar o figurino actual. Os tempos, segundo estes "progressistas" de ocasião, serão outros.
São duas questões. Primeiro, não fui eu, nem certamente nenhuma de vós que deixou chegar o Clube ao seu presente estado. Mais: nunca fomos ouvidos nem achados para darmos a nossa opinião sobre a possibilidade de contribuirmos, nós, para resolver a situação do Clube. Foi-nos colocada a hipótese de resolver os problemas financeiros do Clube de uma determinada forma (a SAD), mas nunca nos foi perguntado A nós foi-nos dado o estatuto de observadores distantes, nós que somos TUDO o que é SPORTING!
Não nos perguntaram se queríamos este ou outro qualquer modelo mercantilista de gestão do "conceito" Sporting. Estou certo que ninguém aceitaria isso. Indicaram-nos um alternativa e um compromisso para resolver o problema do Sporting. E a gente acreditou!
Algumas vozes (certamente a antever o que vinha a seguir) levantaram-se na altura contra esta solução. Pena que não falem agora...
A solução foi um desastre como é sabido. E o que nos estão a pedir agora? É a questão do modelo.
Mas, não há modelo!!!
Estão-nos a pedir que liquidemos o Clube para resolver os problemas da SAD...!!!!
Eu quero o Sporting tal como era quando para lá entrei! Eu quero o Sporting Clube de Portugal. Não quero mudanças. Quem quer mudanças são os que defendem hoje a posição de avalizar a proposta da direcção.
Não sou eu que sou contestatário!! SÃO ELES!!!
Não fui eu que criei o défice, não sou eu que tenho que o resolver. Eu quero o Sporting como sempre foi!
A solução para resolver isto é responsabilizar quem originou o défice, pagar as contas e tornar o CLUBE solvente! Com os SPORTINGUISTAS!!!!
Dir-me-ão que não é possível... Então é possível uma SPORTING SAD (que pretende e só pode viver de SPORTINGUISTAS!!!) resolver o défice, mas não é possível ao SCP (que é feito de Sportingistas) resolver o problema??!!!
Para que precisam os Sportinguistas de estruturas intermediárias para resolver os seus problemas?!
Mas, que raio de lógica é esta?
Já o contrário dá que pensar: o que fariam estas figuras que pululam pelos corredores do Visconde de Alvalade se não existissem estas estruturas intermediárias...
Aqui não há margem para dúvidas: o problema do Sporting está nesta feira de vaidades e nesta vacuidade total que resultou da entrada do Roquette Man y sus muchachos em 94 no Clube. Fomos enganados. Admitamo-lo e tratemos de resolver o problema quanto antes.
Os problemas do Sporting NUNCA se resolverão contra os Sportinguistas, nem com esta gente lá.
Um abraço a todos e até logo!