sexta-feira, 4 de novembro de 2005

O Sporting hoje

Nota inicial para a imensa alegria sentida pela vitória de hoje do Sporting. Ganhámos outra vez.
Independentemente das peripécias mais ou menos polémicas do jogo ficam mais algumas curtas notas.
Tocou-me sinceramente ver o modo como Beto vibrou com o seu golo. Em momentos destes é que vemos quem são afinal os mercenários da bola e os que jogam com/por paixão. Que grande jogo, de resto, que ele fez hoje.
Paulo Bento tinha prometido maior agressividade no jogo do Sporting. Ficou claro que algo mudou neste capítulo. Hoje vimos um Sporting, sem dúvida, mais determinado e pressionante. Só não percebo porque é que esta postura não faz parte da cultura do Sporting, independentemente do treinador que conjunturalmente ocupe o comando técnico.
A quantidade de golos que este ano se ficam a dever a desvios, cortes e alívios feitos em zona proibida da nossa grande área não pode deixar de preocupar. Talvez Paulo Bento aproveite o "arrumar de casa" para melhorar esse aspecto. E, já agora, se não fosse muito trabalho, pedia-lhe para tratar também daquele síndrome da 2ª bola... A tremideira durante os cantos, cruzamentos para a área, livres cobrados das laterais, etc, até a nós causa uma ansiedade que custa a suportar. Ajudava cometer menos faltas nas zonas problemáticas e evitar os cantos!
Enfim, lá acabámos o jogo a segurar o resultado, mas ganhámos!
Bem hajam por isso.

Mudanças de fundo

Apercebo-me pela leitura dos blogs leoninos (que suponho que refletem a opinião mais corrente) que a expectativa para o jogo com a União de Leiria é elevada. Um desastre neste jogo, diz-se, tornará tudo muito mais difícil.
Tudo mais difícil do que está já neste momento?!
Acho que os meus confrades leões vivem frequentemente uma ilusão perigosa que estará a dar um contributo, não negligenciável, para a situação que se vive hoje no Sporting.
Tudo difícil?! Ter-se-á passado algo que me escapou? As coisas já estão francamente difíceis há muito tempo e afigura-se difícil que fiquem pior por causa de um resultado menos feliz. É ilusão pensar que uma vitória fugaz trará mais serenidade ao clube. E, ao contrário, pensar que vamos conseguir atingir o que quer que seja sem mudanças de fundo (de FUNDO!) é tapar o sol com a peneira...
O SCP está longe de ter reunido as condições para que haja tranquilidade. O difícil, na minha opinião, é que as coisas possam ficar pior. Tudo está há muito suficientemente complicado.
Ah! e, caso não seja ainda claro qual o caminho para alterar o actual estado de coisas, eu relembro: temos de ter eleições assim que seja tecnicamente possível e implementar as correcções de percurso que há muito se tornaram inevitáveis. Nessa altura sim, poderemos começar a pensar de outra forma.
Quanto ao jogo com a União de Leiria, se efectivamente não conseguirmos ganhar (ou mesmo que o consigamos!), o que é que muda?
Estará algum dos graves problemas que afligem o Sporting já resolvido e, repito, eu não dei por isso...??!
Mas que a vitória nos sorria logo à noite, claro!

Manuel Fernandes

Foi hoje noticiado que Manuel Fernandes se encontra hospitalizado. Daqui do King Lizards um sincero voto de rápidas melhoras para o nosso Manel!