terça-feira, 25 de março de 2008

O grande cisma (*) no Sporting Clube de Portugal

Estava escrito: o Sporting vai-se dividir. É inevitável. É necessário.
De um lado estarão aqueles, como eu, que preconizam mudanças já. Do outro lado estarão aqueles que acham que ainda não é hora, que não há alternativa visível, aqueles que esquecem aquilo em que o Clube se tornou desde há várias décadas a esta parte e estão sempre à espera, não se sabe bem do quê… Aqueles que assistem à lenta derrocada do Sporting e parecem até ter prazer nisso.
O Sporting efectua uma das piores épocas de sempre. Fruto da política desta direcção malfadada, na continuidade do que tem sido a vergonhosa gestão do Clube desde há uma década e meia. O campeonato foi à vida mas logo vieram vozes dizer que o Sporting ainda estava envolvido em mais não sei quantas frentes, a tal história dos “objectivos”. Com o campeonato fora de mira e com o afundanço na classificação (o Sporting iguala neste momento o seu pior período de sempre, que ditou no passado saudáveis reacções de revolta), ficou o “objectivo” do segundo lugar. Docilmente, desavergonhadamente, os responsáveis aceitaram que estavam a lutar para não descer de divisão dos “grandes” (sim, porque talvez não tenham reparado, ou talvez não queiram reparar, mas o Sporting ocupa um lugar na zona da descida para a primeira divisão B!!). Ficou a Taça da “bejeca”. Nem essa porcaria conseguimos conquistar. Foi à vida! Nem tremoços! Fica agora a Taça de Portugal e uma luta absolutamente mirífica na Taça UEFA. Ou seja: o Sporting não se aguenta nas canetas contra o Vitória, mas quer lutar pela final da Taça de Portugal e, mais absurdo ainda, quer lutar pela Taça UEFA. E de que argumentos dispõe para essa luta, tendo em conta a miséria absoluta e indesculpável que tem sido esta época??!!
E mesmo que se aguente!! Que raio de época seria esta, num balanço final??!!! É que já se pode fazer um balanço final, caraças!!!! Mesmo que ganhassem tudo o que resta, quem é que pode achar que o que se passou este ano não foi sinal de que tudo está mal na maneira como o Sporting está a ser gerido financeiramente e desportivamente? Ou pensarão os Sportinguistas ingénuos e dóceis que procuram adiar o inevitável que o Sporting perde quatro vezes com o Vitório porque teve azar…?
Qual é o Sportinguista verdadeiro que pode esperar ou preconizar a espera pelo fim da época ou pelo fim do mandato da actual direcção para agir? Quem é que afinal defende a política da terra queimada: nós, que queremos que o Sporting mude JÁ e retome o seu papel histórico, antes que desapareça do mapa, ou aqueles que esperam que o Sporting bata no fundo absoluto para depois aparecerem como salvadores da pátria?!!
Por mim, digo BASTA! Estou CONTRA os Sportinguistas da situação! E grito tão alto quanto posso: fim a esta direcção, um novo rumo para o Sporting e luta contra os situacionistas!!!
JÁ!!!! ACÇÃO JÁ!!!!!
A AG dinamizada pelo movimento Leão de Verdade – Movimento de Cidadania Sportinguista é a única iniciativa que merece crédito e que eu apoio. Uma AG que aprove a destituição dos actuais corpos gerentes e marque eleições no prazo tecnicamente mais curto possível. Chega de bandalheira!
Aliá se querem mais uma prova de que é esta a iniciativa que esta direcção mais receia basta atentar no comportamento vergonhoso e na manobra reles e ignóbil, com intuitos manifestamente intimidatórios do Presidente da Mesa da AG. Não é qualquer pessoa que faz o que o dr. Rogério Alves fez a Sportinguistas tão ou mais legítimos do que ele: é o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal. Se o doutor Alves pensava que dispunha ainda de algum (pouco) crédito no seu “plafond”, desengane-se. O seu plafond foi-se…
Se ainda não o fizeram, toca tudo a assinar o manifesto e a consolidar com uma dose maciça de assinaturas uma convocatória urgente da AG extraordinária. O movimento (já agora sugiro-o também daqui) que lance uma campanha de recolha de fundos para cobrir a verba necessária para que esta inicitiva tenha lugar rapidamente. Não será por falta de dinheiro que a AG se não vai realizar, pode o dr. Rogério Alves estar certo. Não foi, de resto, o actual presidente que disse que para se ser Sportinguista tínhamos de ter disponibilidade financeira? Pois vai ver que temos. Os Estatutos são para cumprir até ao fim dos fins!
RESPONSABILIZEMOS A PASSIVIDADE! ASSUMAMOS O CISMA NO SPORTING! VAMOS À LUTA! BASTA!

(*) Cisma: do latim schisma, separação...