terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Incentivar a equipa

Eu compreendo a intenção do Raul ao titular o seu último post "A equipa está a melhorar". Por um lado, há coisas que só podem melhorar com o retorno dos lesionados e com a entrada do Grimi. Por outro lado, ao perceber que os adeptos dizem que "está a melhorar" a equipa recebe implicitamente o incentivo que, em qualquer caso, necessita e que nesta "altura do campeonato", como sói dizer-se, se afigura fulcral.
Compreendo, portanto, a intenção.
Mas (!) o lugar que a equipa ocupa neste momento não é apenas obra do "azar"...
A pobreza do jogo do Sporting é confrangedora. E não há nada pior do que esconder a cabecita debaixo da areia. O Sporting não dá três toques seguidos na bola sem a perder (contem! contem!!), joga com uma lentidão que desespera o mais pacífico dos espectadores, tem uma capacidade de concretização a raiar o inacreditável, tem uma precisão de passe que nos deixa à beira de um ataque de nervos e no confronto com o adversário perde a bola com uma frequência que devia deixar corados de vergonha os jogadores.
Não sei quem é que consegue ver, "nesta altura do campeonato" qualidades no Miguel Veloso, por exemplo. Não ganha um raio de uma bola, está frequentemente desposicionado (já tem tido várias consequências trágicas este ano), a sua condição física roça o patético! Era jogador para encostar e colocar em trabalho (forçado) extra...
Já nem quero falar nas questões de trabalho técnico de conjunto referidas, quer pelo Raul, quer num cometário que o Lionheart lhe fez. Que não são de facto só as grandes penalidades. Com efeito, nunca percebi como é que uma equipa como o SCP falha tantas grandes penalidades (e que dizer do Polga a marcar grandes penalidades!!??), concretiza tão pouco nos lances de bola parada e, ao invés, no capítulo defensivo, claudica de forma tão vergonhosa justamente nestas situações.
O jogo do Sporting é, frequentemente (demasiado frequentemente...) de uma pobreza e banalidade confrangedoras. Ao contrário do que se diz, eu acho que o Sporting tem tido imensa sorte esta época. Pelas qualidades que demonstra em campo só por sorte é que não estamos mais abaixo na tabela.
Precisam de incentivo? Joguem bem! Tenham vergonha, vocês representam o Sporting caraças!!!!!! Se há áreas que tão claramente precisam de trabalho, trabalhem!!! Nem que para isso tenham de fazer horas extra.
Eis o melhor incentivo que se lhes pode dar...