sexta-feira, 28 de outubro de 2005

NAO! O futebol tem de mandar no clube!!

Os jornais de hoje reproduzem comentários de José Roquette, comentados e acrescentados por Dias Ferreira. Segundo o que li, ambos concordam num aspecto: o futebol não pode comandar o clube. Roquette diz mais: "as pessoas que se preocupam com o clube não vão aceitar que seja o futebol a mandar no Sporting e não o Sporting a mandar no futebol."
Há algo de levemente perturbador nestes comentários que começa a cheirar a... sistema! Sim, o Sporting também parece ter inventado o seu próprio sistema... interno! Sistema feito de ideias subtilmente introduzidas num discurso que parece importante desmontar.
Ficámo então a saber que, segundo estes ilustres sportinguistas:
1- Há pessoas que se preocupam com o clube...
2- O futebol não pode comandar o Sporting e...
3- Que tem de ser o Sporting a comandar o futebol!
Quanto à questão de se saber quem comanda o quê, entendamo-nos: o SCP é uma empresa. Onde está o clube dos saraus de ginástica, das modalidades (o Sporting é o segundo clube da Europa em número de títulos conquistados nas diferentes modalidades praticadas, atrás do Barcelona), do atletismo que tantas glórias nos trouxe e agora foi mandado para longe? Esse Sporting acabou. Hoje temos o "universo" Sporting que gira em volta do futebol, um novo estádio e uma Academia inteiramente formatados para o futebol...
O futebol representa a fatia mais esmagadoramente significativa da actividade, da organização e das receitas do clube. Como pode então causar espanto que seja o futebol a comandar o clube, se não se vê outra coisa senão o futebol a dominar todas as esferas de actuação do SCP? O futebol comanda mesmo o Sporting!! Mas, não é defeito, é feitio.
E, de resto, o que julgam aqueles “que se preocupam com o clube” que arrasta as dezenas e dezenas de milhar de pessoas ao estádio ou para a frente de uma televisão? O bilhar?!
Já a questão inversa, i.e., saber se o Sporting tem ou não tem algum controlo sobre o futebol, essa, parece óbvia. Se, de facto, os responsáveis não entendem que o futebol domina hoje totalmente o Sporting Clube de Portugal, ser-lhes-á difícil controlar alguma vez essa actividade. A avaliar pelo ambiente que se viveu no estádio e no clube nestes tempos mais chegados e pelos comentários que fui lendo por aí, designadamente nos blogues ligados ao Sporting, o que os sócios e adeptos fizeram (descontando os excessos sempre condenáveis) foi justamente fazer sentir o peso do futebol, lembrar que grassa no Sporting o descontrolo sobre esta matéria e que é necessário que algo mude nesta área estratégica da actividade do clube.
Que dúvidas podem então subsistir ainda sobre o que comanda o quê?
Apesar de legitimado por uma eleição e um mandato incontestados, apesar das suas fortes convicções, apesar da sua rigidez de princípios, o ex-presidente decidiu violentar-se e abandonar o cargo antes de tempo. O resultado está aí: o futebol continua a mandar no clube, mas de uma forma indesejavelmente descontrolada...
Provou-se neste últimos tempos que muita gente --certamente mais do que os habituais "pensadores" do Sporting, imaginavam-- está preocupada com os destinos do SCP, mesmo que, muitas vezes, o tenha expressado de forma por vezes um pouco veemente demais... Não vale a pena lembrar aos sócios e adeptos que pagam o que o Sporting gasta que o futebol pode acabar se não houver equilíbrio financeiro. Não somos nós que gastamos o dinheiro. Nós pagamos e portanto preocupamo-nos! Outros clubes não se podem gabar de ter sócios assim.
E, para quem não o percebu ainda, o que toda esta gente quer dizer, ao expressar a sua preocupação com um protesto tão sonoro, é que, justamente, por um lado, aceita que o futebol comande o Sporting, mas que, por outro lado, cabe à direcção em funções controlar a forma como esse comando se exerce.
É tão simples como isso.