segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Deja vu

Deja vu é o título de um disco do célebre grupo Crosby, Still, Nash & Young de que os mais velhos membros deste blog se lembrarão certamente.
Pois, "deja vu" é a sensação que tenho ao ver tudo o que se está a passar com o Sporting: caos na direcção, facções, erros técnicos, indisciplina oportunista dos jogadores (pelo menos de alguns), adeptos em polvorosa, crise, maus resultados, deterioração da imagem pública, já de si péssima, do Sporting Clube de Portugal.
É escusado chamar outros para este caldeirão. Não são culpados os jornalistas, não são culpados os outros clubes e os seus dirigentes, não são culpados os organismos estatais e outros, os árbitros ou o sistema! O Sporting põe-se a jeito.
Tem sido assim ao longo de anos e anos, com episódicos momentos em que tudo parece querer entrar nos eixos, em que os resultados surgem para provar que há outra maneira, em que os desígnios últimos da instituição SCP se sobrepõem ao exercício de estupidez e de vaidade que é frequentemente --com honrosas e raríssimas excepções...-- a gestão do clube, e em que, finalmente, o Sporting aparece como um modelo de virtude.
O mais das vezes, porém, falar de "sporting" é falar de dirigentes que nem sempre se percebe muito bem porque o são, é falar de branqueamento de certas actuações que prejudicaram e prejudicam o clube, de facções que se rasteiram miseravelmente umas às outras, de uma estranha benevolência e tolerância para com sectores que têm prejudicado gravemente a imagem do clube, como é o caso das claques, é falar de vaidades, de vacuidades e de tibiezas, de "camas" feitas aos treinadores, de jogadores primadonas. É isto que é falar de "sporting".
Enquanto se "fala" assim do Sporting, vamos observando a total irresponsabilidade de dirigentes, técnicos e jogadores que não cumprem os respectivos programas e compromissos, tomam atitudes que transformam, frequentemente, o clube num alvo de chacota e o conduzem numa alegre caminhada rumo ao abismo...
Nós, entretanto, lá vamos largando uns milhares largos de euros que vão servindo, muito objectivamente, para sustentar tudo isto. Pior, só mesmo com o Estado português...
"Somos diferentes", diz-se. Mas, diferentes em quê??!!! Se calhar porque ganhamos menos competições e damos muito mais tiros no pé que os restantes clubes! Porque, de resto, assim numa primeira leitura parece tudo a mesma javardice...
Tudo deja vu.
Não há pachorra!