quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Repensar de novo: Projecto precisa-se!

O post anterior gerou um comentário do leitor Thakrar que aconselho todos a ler. É um excelente "diagnóstico" do estado do Sporting que agradeço e subscrevo. Em vez de responder com um "comentário" acho que o assunto merece outro post. Re-"Pensar faz bem" como dizia Eduardo Prado Coelho...
Devo fazer aqui algumas clarificações sobre o que escrevi para que o meu post anterior possa ser lido correctamente. Não sou contra a ideia de um clube de formação. Aliás, seria insensato neste momento, depois de todo o investimento feito nesta via, mudar de rumo. Quando digo «Não é possível ser "grande" e querer ser um clube de formação» quero dizer, mais concretamente, que é de esperar que tomando a via da formação se passe algum tempo de carência e que os resultados não apareçam de imediato. Mas é preciso assumi-lo e por actos, coisa que o Sporting não tem feito. A política do Sporting nesta matéria tem sido ambígua, subserviente, de navegação à vista, sem dimensão, nem proveito.
É possível ser grande desta forma, mas é-o assumindo abertamente e totalmente esta via e estando preparado para a luta e para eventuais obstáculos, designadamente de ordem interna, que possam surgir. Disse que «não é possível ser "grande"», no sentido em que neste momento nos limitamos a fazer o papel de "equipa de treino" dos grandes. Mas é possível voltarmos a ser verdadeiramente grandes se as opções forem diferentes da caldeirada que neste momento é a "estratégia" do Sporting e houver um rumo claro.
E quando digo que temos de estar "preparados" significa ter uma equipa preparada, um Clube preparado e os adeptos preparados. Todos unidos! É um projecto a sério, com a grandeza, com a perspectiva de futuro e consentâneo com a dimensão histórica do Sporting. Bem podemos encher o peito com o facto da BBC tecer os maiores elogios à Academia. O que é que isso trouxe de facto para o Sporting?! Trouxe sim para o MU e outros que tais, que se devem rir à farta com tanta fartura. Tantas "pérolas", assim à mão de semear, nem nas Caraíbas no tempo das descobertas...
A actual "política de formação" do Sporting não parece passar de facto, como muito bem refere o Thakrar no seu comentário, da criação de um entreposto (não é piada a Dias da Cunha, figura que me merece todo o respeito), triste, baço, sem verdadeiro futuro, sem dimensão e sem glória. O Sporting produz craques para tapar o buraco financeiro e não encontra a forma de tirar verdadeiro partido de todo o esforço e recursos empregues nesta área.
Projecto precisa-se!!