domingo, 3 de setembro de 2006

Caos? Qual caos?!

A propósito de um comentário colocado no post anterior (já agora leiam-no, pf) de autoria do nosso habitual e atento leitor FD, permitam-me dizer-vos, com toda a sinceridade, o que me vai na alma com tudo isto que se está a passar...
Estou de acordo com o leitor que toda a organização (doméstica e internacional) do futebol tem de ser revista. E estou de acordo que o poder da FIFA é uma coisa que só sobrevive porque, afinal, existem resquícios de totalitarismo por trás das fachadas mais democráticas. A FIFA é, de facto, um mundo sinistro.
Mas, a questão que está, neste momento e neste caso, em discussão não é essa.
Neste momento, o debate em Portugal deveria ser seguinte: pode o futebol português continuar a ser este sub-mundo, dentro do mundo à parte que é o futebol a nível mundial? Por quanto tempo mais teremos nós, como pergunta o Raul apropriadamente no post anterior, de continuar a aturar tudo isto? Teremos nós capacidade e desejo de continuar a manter o tal caos? Porque diabo se fala tanto em caos, mas se não vêem obras?
E pergunto ainda: que alternativas estão os meus amigos a ver? Quem está disposto a passar das palavras aos actos? E que organizações ou entidades existem com querer e força suficiente para alterar tudo isto? Quanto tempo mais vamos andar a dizer mal da bola, mostrando-nos indignados com as tiradas do "majores", dos Fiúzas, dos Vieiras, ou com o poder dos Oliveiras, mas pactuando implicitamente com todo este sistema porque o alimentamos na raíz?
Então, digo eu, que venha o Gil Vicente, de facto, acender este rastilho! E que a bomba expluda com grande estrondo!!
Quem estiver a ver outra maneira de apear toda esta cambada que domina o futebol português, de quem nós nos comprazemos a dizer mal sempre que surje uma oportunidade, que se chegue à frente e implemente a sua solução...
Ou, em alternativa, cale-se!