terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Ainda Iordanov

O Sporting é hoje um clube triste. Triste, cinzento, murcho, deprimido, enfim, uma instituição verdadeiramente lastimável donde parece nunca surgir nada de bom.
Já nestas páginas abordei o assunto Iordanov. Quem quiser recordar pode ver aqui e aqui a minha opinião sobre este assunto que agora volta a acender-se.
O caso foi para tribunal e a SAD apressou-se a emitir um comunicado. Por mais que se leiam as razões do Sporting, por mais que se reveja tudo aquilo que se conhece sobre esta história, não consigo descobrir uma justificação sequer para este procedimento. O comunicado, sem querer, dá pistas que indicam que tudo parece ter sido tratado com leviandade (até a sua própria redacção é leviana!) e termina com esta tirada "messiânica": "nada mais resta à Sporting, SAD senão esperar que a acção corra os seus termos até final, na convicção, porém, que a razão lhe assiste."
É isto que a SAD faz para defender os seus (nossos!) interesses. Esperar pelos tribunais para tratar do caso de um símbolo eterno do Sporting.
Este é o tipo de conflito que certamente nos vai sair caro. Iordanov é mais um na longa lista de gente que por cá passou e de cá saiu ingloriamente. Do conceito de "gestão de activos" as cabecinhas pensantes desta SAD têm uma visão curta e limitada. Iordanov é e será sempre um "activo" do Sporting! E o impacto que esta questão tem para a clientela é mau, muito mau. Mesmo que a decisão venha a ser favorável sob o ponto de vista jurídico (sabemos todos o que isso quer dizer), ela representará segurameente para o Sporting uma derrota.
Quando me lembro de ver o Iorda em campo, a dar tudo o que tinha pelo seu Sporting, recuso-me a acreditar que este assunto não pudesse ter tido um outro desfecho. E na dúvida quem paga é a direcção.