domingo, 16 de março de 2008

A Hidra contra-ataca

Gostaria de receber telefonemas do presidente Soares Franco mas não tenho essa sorte. Aqui há dias jantava com o Leogarto, o nosso companheiro aqui do KL, toca o telemóvel e surge do outro lado a voz do senhor presidente em exercício a convidá-lo a angariar não sei quantos sócios e a tentar convencê-lo das virtudes do novo cartão que ele iria receber em breve. Não sei porquê, a mim nunca me calha em sorte receber estes telefonemas inventados pelas cabeças geniais do departamento de maquetingue do Sporting. Azar o meu, ou melhor, azar o deles que assim não contam com a minha colaboração preciosa, empenhada, desinteressada e talentosa... Bem feita!
Mas, não seria um telefonema sobre os benefícios do "cartão-fidelidade" que o Sporting agora inventou --antigamente a gente era fiel porque queria, não é ó rapaziada, agora somos fiéis porque dá pontos para ir comer cachorros quentes ao cinema...-- que eu gostaria de receber, não senhor! O que eu gostava mesmo era de receber uma qualquer comunicação do Clube a falar no tal congresso leonino que se prepara para "o segundo semestre deste ano", segundo diz o Jogo aqui (experimentem este link, mas não tenho a certeza de funcionar.)
Gostava de receber uma comunicação que me explicasse o que é este congresso, quem o promove, quais os objectivos e, sobretudo, para que serve. Tudo isto se prepara, aparentemente para júbilo de alguns, com a participação dos suspeitos do costume.
Mas, não se iludam: o dito conclave não servirá para rigorosamente nada. Não há nos Estatutos qualquer disposição que lhe permita ter mais utilidade do que aquela que lhe podemos facilmente adivinhar: constituir uma passerelle para figuras mais ou menos colunáveis, que, debaixo de uma bateria de holofotes cuidadosamente preparada e encavalitados como de costume na aura Sportinguista, vão tentar demonstrar que a democracia leonina afinal até existe.
Para além de se tratar de uma operação de charme --que alguns "charmosos" já se apressaram a apoiar entusiasticamente; o próprio presidente apoia a iniciativa!!--, e para além do previsível festival de banalidades e vaidades do costume que se adivinha, digam-me lá para que mais poderia servir uma tertúliazeca organizada nestes termos, quase clandestinamente, com o apoio dos mesmos que hoje causam tanto mal ao Sporting...?
Estas tentativas de última hora da Hidra para reconsquistar a credibilidade irremediavelmente perdida são patéticas. Tenhamos paciência...

Recordar é viver...

Leiam aqui uma entrevista dada por José Roquette ao Record em 1999. Leia, leiam!!
Um excelente serviço prestado pelo blog Visão Leonina a todos os Sportinguistas. Obrigado. Leitura absolutamente imprescindível!