segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Incautos e indecisos

Podemos citar uma dúzia de líderes que, embora declarassem não ser gente para se deixar abater, acabaram mesmo por cair. Geralmente, a sabedoria dos liderados acaba por prevalecer.
Vem isto a propósito de uma intervenção do presidente do Sporting no jantar do grupo Stromp. Também ele diz que não se deixa abater facilmente. E entretanto manifesta a sua intenção de se recandidatar à liderança do Sporting. Adivinha-se, pois, fuga para a frente.
Ora, traduzido por miúdos, o que todas estas intervenções e manifestações de intenção querem dizer é simples. Na ausência de resultados (sim, porque em matéria de resultados o Sporting apresenta uma folha vazia...) e na iminência de ser julgado por isso, Soares Franco tenta driblar os Sportinguistas fazendo um discurso que visa dois objectivos: aparecer como vítima da caldeirada que ele próprio produziu e passar para a opinião Sportinguista a imagem de que só mantendo esta estratégia --i.e., mantendo-o a ele-- os resultados que parecem nunca mais querer aparecer poderão, qual milagre!, vir a ser alcançados.
Estranho pedido este que está implícito nesta disponibilidade para uma recandidatura do actual presidente: dêem-me o vosso aval para cumprir o programa que prometi cumprir anteriormente mas que falhei.
A solução para os problemas do Sporting é muito simples: exibam-se, claramente, sem subterfúgios ou retórica, os resultados. Com resultados desportivos e financeiros ninguém precisa de se declarar disponível para continuar a liderar o Sporting, nem precisa de se definir como forte. Esses resultados demonstram por si só a disponibilidade e força de carácter de quem lidera...!
Até agora os resultados prometidos do Sporting são um grande NADA, e tudo isto só tem portanto uma leitura possível. Toda esta bravata servirá apenas para tentar baralhar os incautos e manter na dúvida os indecisos.
Pois bem, reafirmo aqui o que disse há tempos: o actual presidente mais a sua "companha" hão-de ir à vida, mais tarde ou mais cedo. Ontem esteve por um fio... Nós cá ficaremos, aguardando que os incautos e os indecisos percam a paciência.
A crer no que por aí se vê e se ouve já não falta muito...