quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Apelo

Master, escreve, se faz favor, o nosso manifesto. Para tanto enumero as questões que, na minha opinião, devem constar:

- A SAD não domina vertentes fundamentais do negócio como o respeito pelos adeptos, accionistas ou sócios, leia-se donos, do principal accionista; o objectivo do negócio hoje e projectado no futuro e a necessidade que o cumprimento desse objectivo acarreta em termos de organização e gestão. Por motivos que ninguém quer realmente esclarecer as pessoas que melhor reuniam condições para trilhar o nosso rumo foram sendo afastadas e nem neste momento eleitoral afloram a hipótese de voltar a dirigir os destinos da empresa e do clube.
As razões para este regresso ao caos, um caos que o projecto Roquette só momentaneamente afastou, num ano de centenário, parecem-me mais profundas que qualquer calor momentâneo possa tentar resolver. Julgo que temos uma missão e que essa missão é provocar uma discussão séria sobre o futuro, uma discussão que vai para além do Peseiro do Dias da Cunha ou de qualquer derrota ou eliminação… Já fomos tantas vezes eliminados assim… Haja bom senso para discutir o que tem que ser discutido.

Lizard Gallery IX


Primeiro pensei postar esta foto para fazer um pequeno intervalo nesta nossa complicada situação, depois, ao pensar nos motivos que me levaram a tirar esta foto, reparei que estava tudo interligado…

A minha ideia inicial era a de enaltecer os estudantes cabo-verdianos por saberem qual o clube que pratica o fairplay, depois reparei que para além disso há uma demonstração efectiva da grandeza do nosso clube que se traduz nestas pequenas coisas que tanto contrastam com os acontecimentos que vivemos. Hoje, para cúmulo, houve adeptos que exigiram e foram recebidos pelo treinador e capitães. Ou estamos no 25 de Abril do Sporting, e aí é irmos lá fazer barulho, ou já não há critérios e andamos novamente a reboque das claques. É mesmo urgente escrever e divulgar um manifesto…
A foto foi tirada na cidade da Praia. O local… Muro do estádio.

Editorial de Dias da Cunha

A última edição do jornal Sporting inclui um editorial de autoria do presidente Dias da Cunha. Neste editorial ficamos a saber que quem está contra o presente status quo faz parte do grupo de arruaceiros que interrompeu a AG ou que produziu aquelas cenas tristes no estádio. Um estranho conceito de democracia e de sportinguismo atravessa este comentário. Poderia ler-se nas palavras de Dias da Cunha "quem está contra nós é arruaceiro!"
Ou a minha interpretação é abusiva?
Nesse mesmo editorial o presidente do Sporting pede aos sportinguistas para não se alhearem do clube. Independentemente da maior ou menor correcção do método, não serão as vaias (com as quais não concordo de todo, como já muitas vezes afirmei) afloramentos do desespero dos adeptos por, justamente, não conseguirem fazer ouvir a sua voz de outra forma, mas sentirem que há de facto problemas no clube?
Alhear do Sporting??! Mas, querem manifestações ainda mais significativas e exuberantes de desejo de participação?
De resto, há aqui uma enorme contradição. No editorial o presidente Dias da Cunha traça um panorama idílico da presente situação do SCP e arruma a questão da contestação com esta teoria da arruaça. Mas depois afirma num comunicado emitido mais tarde que "decidi desenvolver um processo de reflexão e aperfeiçoamento do trabalho do Grupo Sporting, a todos os níveis de actividade."
Afinal, em que ficamos?
Há ou não há problemas?

Eleiçoes ja!

O Jogo traz hoje "3 perguntas a Subtil de Sousa". Entre outras afirmações, este membro do Conselho Leonino afirma-se contrário à realização de eleições antecipadas. Não posso discordar mais. Que levem tempo a preparar, que devam ser ponderadas com cuidado, que suscitem um enorme debate no Sporting, sim, concordo! Que tenhamos que aguentar isto tudo mais um ano, acho inaceitável!
Virem-se! Trabalhem horas extraordinárias, durmam na sala da administração, comam cachorros ou piza, façam o que for preciso para criar condições para um debate sério, que tenha em conta os reais problemas do Sporting e a necessidade de resolver esses problemas, graves, que de resto nos foram, em grande medida, criados por esta direcção. Votámos nesta gente para a responsabilizar, não para a des-responsabilizar!
Por acaso a mesma edição de O Jogo traz uma entrevista com Carlos Queiroz em que o antigo treinador do Sporting afirma a propósito do que se está a passar:
"Resta às pessoas terem a capacidade, a força interior e o carácter de se apresentarem juntos, num projecto que é conjunto, em ideias que são solidariamente expostas no terreno e aos próprios adeptos da equipa, e estarem com as costas suficientemente preparadas para, nos momentos difíceis, não entrarem em pânico, e afirmarem-se, colectiva e solidariamente, fortes, nas decisões e nos projectos que têm. Isto sabendo que se apresentam perante os adeptos com uma posição muito simples: se cair um, caem todos; se não cair nenhum é porque o projecto venceu."
Esta é a grande questão: o Peseiro está a ser o bode expiatório de uma situação que é da responsabilidade de todos! Nenhum clube tem sucesso sem a solidariedade de todos os seus membros e, inversamente, se houver desastre é da responsabilidade de todos. Chega de processos ao treinador!!
Como já disse várias vezes aqui, não morro de amores pelo Peseiro, mas não podemos aceitar que ele seja o símbolo da ineficácia do Sporting.
Eleições já! Pela implementação do programa Roquette!!

Sucessores

O Record avança com 4 hipóteses para suceder a Peseiro.
Camacho, Autuori, Couceiro e Paulo Bento.
Se só temos isto... O Del Bosque e o Le Guen, não quererão vir?
Mas, analisando um pouco melhor estes 4 nomes...
Camacho era engraçado... os coisos provavam o veneno do Simão... e não desgostei das suas intervenções, mas será o que precisamos?
Autuori... o Autuori acabou de vencer a Liga dos Campeões lá da América do Sul e inicou uma excelente recuperação com o São Paulo. Mas quando esteve nos coisos (porque é que as hipóteses já estiveram num dos outros grandes?!) não fez nada de jeito... pode ser que tenha crescido.
Couceiro... nem quero falar do Mourinho wannabee... se bem que o Mourinho tenha tido uma passagem infeliz no Benfica e depois noutro grande foi o que foi... bem que o Couças podia fazer isso connosco.
E Paulo Bento... bom... ele lá campeão pelos juniores foi... e terá certamente o respeito dos jogadores... mas treinar os juniores e treinar a equipa prinicipal não é a mesma coisa... Outra vantagem nesta opção é a de não termos de pagar nada a ninguem... afinal ele já faz parte dos nossos quadros.