segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Deixemos, por hoje, as questões de fundo...

Estive a ver o jogo com o União de Leiria pela televisão. Sozinho, com o volume muito baixo para não ouvir os comentários.
O filme do costume, o que já cansa e irrita. Uma aflitiva inépcia para marcar golos. E uma mais aflitiva incapacidade do Paulo Bento para modificar o sistema táctico.
Eu sei que os jogadores são mais importantes do que o treinador, que são os jogadores que ganham os jogos, que os resultados dependem principalmente da sua habilidade e condição física, mas se não houver quem lhes diga como devem actuar, os resultados serão ainda mais aleatórios. É por isso que considero o treinador o principal responsável pelos maus resultados dos últimos tempos. Não que advogue a sua saída, nada disso. Gostaria era que ele reflectisse no que vem acontecendo e lesse os livros que Cândido de Oliveira escreveu!

O “meu” Sporting, o Sporting que vi jogar há 60 ou 70 anos marcava uma média de 3 golos por desafio. Quando Cândido de Oliveira colocou outro avançado ao lado de Peyroteu para o libertar da marcação cerrada de que era alvo, a média de golos subiu para 7! Como não hei-de ter saudades ?

Chamem-me o que quiserem, mas o ataque com dois extremos, dois interiores e um avançado-centro é, de longe, o sistema mais eficaz. Não houve alteração nenhuma às leis do jogo que aconselhasse esta história de um ou dois avançados, isolados e perdidos no meio dos defesas contrários. Naquele tempo, o Sporting era dominado territorialmente. Era conscientemente que jogava no seu meio campo, mas com os avançados também recuados a servirem de primeira linha de defesa, quando os adversários tinham a bola. E marcava-se homem a homem. Logo que a bola passava para o nosso lado, era uma cavalgada que terminava quase sempre em remates à baliza e muitas vezes em golos.

Parece ter ouvido assobios e visto lenços no final do jogo. O Presidente, ainda ontem, reafirmou a sua confiança na equipa técnica. Maus sinais. Fui ver o que Dias da Cunha escreveu quando despediu o Peseiro…