domingo, 23 de julho de 2006

A "verdade" desportiva

Há expressões sagradas, espécie de "arma final" de que toda a gente se serve quando quer justificar uma determinada posição e todos os outros argumentos falharam. Acontece que à força de serem banalisadas, estas expressões acabam por se transformar naquilo que se convencionou chamar clichés... A expressão verdade desportiva é uma dessas que se usa quando já mais nada funciona. Ora, a propósito desta expressão, li há dias uma notícia que me deixou inquieto...
Em Espanha prepara-se legislação que permitirá a qualquer clube comprar a posição de outro no campeonato. Imaginem então que eu tenho umas massas, quero criar um clube novo e entrar em competição. Nada mais fácil quando se tem dinheiro. Imaginem agora que ainda me sobrou muita massa. Neste novo quadro legislativo, em vez de começar pelo escalão mais baixo da competição, por exemplo, com essa massa toda eu poderia então abordar um clube do escalão superior e "comprar" a posição deste. O clube vendedor passaria assim a competir no escalão mais baixo e o novo clube "subiria" directamente de escalão.
Esta legislação, se levada até às últimas consequências, permite imaginar outros cenários possíveis que não deixam de causar alguma angústia...
Em última análise, presumo, se eu tiver mesmo muito dinheiro o meu clube nunca correrá o risco de descer de divisão! Se ficar em lugares de descida asseguro a manutenção com mais uns cheques. E se tiver mais dinheiro que todos os outros o título estará sempre garantido. Não é preciso jogar à bola, nem sequer dourar nenhum apito! Basta ter um bom gestor de conta...
Em tempos de pelintrice e em hora de aperto acontecia por vezes um clube ganhar na secretaria (outra dessas expressões que há muito entrou em época de saldo...). No futuro, os clubes em aperto ganham na "câmara de compensação".
Por cá ouviram-se logo algumas vozes pressurosas a dizer que este seria um bom caminho para a salvação do futebol português porque permitiria tirar alguns clubes --que estão tesos, mas bem classificados-- da sua penosa situação financeira. Outros lembraram que a estrutura do futebol em Portugal é diferente e esta solução não seria facilmente implementável.
Esta legislação, se aprovada e levada, como referi, até às últimas consequências, significaria a legalização da trafulhice desportiva que ensombra muitas competições em diversos países.
Não admira que víssemos logo tanta gente manifestar-se a favor deste disparate... A expressão "verdade desportiva" está, hoje mais do que nunca, perto de se transformar num simples "cliché".