quinta-feira, 22 de maio de 2008

Sporting jacking

Sem que grande parte dos mais atentos observadores do Sporting desse por isso, de súbito e de pantufas, chegou o anúncio de uma AG do Clube, na agenda de trabalhos da qual está uma pretensa "restruturação" do universo Sportinguista.
É isto: tínhamos o car jacking, passámos pelo home jacking e agora aí está a nova tendência, o Sporting jacking!
Digo-vos com toda a sinceridade que não está em causa a maior ou menor bondade da proposta, nem dos seus proponentes. Não gramo o actual presidente ou a sua equipa nem com molho doce, e não espero nada (nada!) de bom daquelas paragens, mas até dou de barato que pela cabeça destes génios da administração da massa falida pudessem passar propósitos nobres e positivos.
O que está em causa é que, a ir para a frente este novo ataque da Hidra, será o início da machadada final no Sporting Clube de Portugal. O Sporting, meus caros amigos, com mais esta bordoada que se prepara para ser sobre ele desferida, vai terminar os seus dias.
Quando observamos o timing e a estratégia usados para anunciar e pôr em marcha esta manobra, só podemos concluir que não se trata de um acto de inocente amor clubístico. Não há aqui nem inocência, nem amor!
Numa altura em que se anuncia uma AG extraordinária, que os responsáveis do Clube tentam por todos os meios demover e desacreditar (ah! quanto mais golpes lhe desferirem mais eu cerro os dentes e os punhos e preparo o combate!!!), vemos uma confusa e atabalhoada receita de medidas avulsas e (notem bem os meus leitores!) todas baseadas neste facto: não há aqui nenhuma receita (no sentido financeiro do termo) extraordinária! Não há nenhuma injecção real de capital no Sporting. Há truques manhosos de "gestão", há um tira-daqui-e-mete-ali (há uma expressão ordinária que se costuma usar para estas operações de tirar daqui e meter ali, mas eu que sou bem educado e de ascendência aristocrática não vou, bem entendido, aqui referi-la) mas dinheiro vivo, viste-lo! Quem iria pagar isto seriam sempre, no final de contas, os lorpas dos adeptos e sócios Sportinguistas. São eles, somos nós, que poderemos, directa ou indirectamente, injectar capital no Sporting. Sem Sportinguistas não há Sporting, como já aqui referi um dia. Nem há SAD!! O ovo, para os mentores deste projecto está, pois, no rabo da galinha.
Nas medidas que vão a votos não encontramos mais nada para além de um reforço da SAD. Ora, a SAD não é o Sporting (é mesmo o anti-Sporting, mas isso é uma outra discussão que eu sei que não é do agrado de alguns...) O que quer dizer, portanto, um projecto de "restruturação" do Sporting centrado exclusivamente num reforço da SAD? A resposta, deixo-a ao critério dos leitores.
Não há, nem nunca haverá diminuição do défice sem o contributo directo ou indirecto dos Sportinguistas. Portanto toda esta fantasia de vendas, passagens, emissão de obrigações, fusões e outras confusões é poeira para os olhos.
Muitos Sportinguistas têm manifestado o seu espanto pelo carácter confuso das medidas anunciadas. Não tenham dúvida: as medidas são deliberadamente confusas! O objectivo, de pantufas, tal como a convocação desta AG é só um: tomar de assalto o Clube!
A todos aqueles que no próximo dia 28 se preparam para ir votar esta proposta, a todos aqueles que conseguem vislumbrar nela um grama de mérito, a todos os que são sensíveis ao canto de sereia do senhor presidente e às suas tentativas de pôr a chorar as pedras da calçada para nos apelar ao sentimento, a todos os que conseguem descortinar alguma consistência neste arrazoado de truques de baixa gestão, com os quais a actual direcção se prepara para o assalto final ao Sporting eu digo: votem a favor! Mas votem com a consciência plena que estão (muitos certamente com a melhor das intenções!) a preparar o fim do vosso e nosso Clube.
A responsabilidade é vossa!