quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Recado a Romagnoli

Caro Leandro:
Não quero deixar de assinalar a tua chegada ao Sporting Clube de Portugal. O entusiasmo e a expectativa com que aguardamos a tua vinda são enormes. Esperamos, naturalmente, grandes coisas de ti.
Vais encontrar um leão ferido que enfrenta no momento enormes dificuldades. Por culpa própria e por culpa daquilo que se convencionou chamar a conjuntura.
Estas feridas e dificuldades, que mais tarde ou mais cedo se revelarão, certamente, perante ti, poderão talvez dar-te uma ideia deturpada do clube. Chegado de fresco, todo este clima poderá transmitir-te a ideia de um clube frouxo e criar na tua mente dúvidas sobre o que é ser Sporting. Não te iludas: apesar desta expectativa quase infantil em que ficamos com a tua chegada, se alguma vez a dúvida te assaltar e produzir hesitações fatais, podes ter a certeza que te lembraremos --a ti, ou a qualquer dos teus companheiros, funcionários ou membros da direcção a quem suceda o mesmo-- o que dá o tal peso à camisola que agora vais começar a envergar. A consciência colectiva do clube que somos todos nós, os seus sócios e simpatizantes, já demonstrou de forma inequívoca e eloquente que sabe refrescar a memória, implacavelmente, de quem esquece a sua condição de Sportinguista. Acredita que sabemos curar toda a espécie de amnésias.
Por agora, deixa-me dizer-te com toda a simplicidade e sinceridade: os teus sucessos serão os nossos sucessos e a tua satisfação será a nossa satisfação.
De ambos te desejo doses fartas.
Joga por nós!

Jornal Sporting

O jornal Sporting é um orgão de informação do clube que cumpre uma função, hoje em dia complementada e até ultrapassada em parte pela existência de um site na internet. Neste momento o jornal atravessa um momento problemático. A notícia de que iria acabar suscitou desde logo reacções negativas enérgicas e foi prontamente desmentida pela direcção. A publicação do jornal iria ser suspensa para que se procedesse à sua restruturação, esclareceu a direcção.
Subitamente, durante o jantar do Núcleo da Parede que ontem decorreu, o Presidente do SCP fez saber que o jornal é deficitário e o clube não tem meios para o sustentar. E fez um apelo aos sportinguistas: façam-se assinantes! Ou seja: afinal não parece que vá haver restruturação. Afinal o senhor Presidente não revelou qual o valor estratégico que esta direcção entende que o jornal tem para o clube. Afinal, não anunciou a que tipo de alterações o Sporting Jornal iria ser sujeito. Nem tão pouco que novos condimentos passaria a ter 1) para cumprir o seu papel no âmbito da estrutura de comunicação do clube, e 2) para atrair novos leitores, uma vez que os actuais 5.000 assinates se revelam manifestamente insuficientes. Nao! O senhor Presidente apelou aos sportinguistas para se fazerem assinantes. Ou seja, o produto vai continuar igual ao que sempre foi e se não houver novos assinantes o jornal acaba mesmo. Mas, a culpa... será dos sportinguistas que não entenderam o apelo! Estão a topar?