quarta-feira, 30 de novembro de 2005

De ridículo em ridículo

Já não faltava o Estado andar a misturar-se com o futebol, como aconteceu com o infracitado caso do IAPMEI, da forma pouco explícita que todos ficámos a conhecer hoje... Pois agora temos o PSD a mostrar como se faz. De forma desinibida e sem dissimulações. Um festival de demagogia!
Por solicitação do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol o deputado Hermínio Loureiro do PSD prometeu que iria confrontar (sic!) o Secretário de Estado da Juventude e Desportos na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura do próximo dia 6 com esse verdadeiro "escândalo" nacional que é o continuado incumprimento salarial que afecta o futebol profissional em Portugal.
Prometo que um dia destes, se tiver tempo, tentarei falar mais demoradamente deste assunto. Mas, especulando, ocorre-me para já perguntar: será que o senhor deputado vai pedir ao Governo que alivie a tranca fiscal sobre os clubes, para que estes tenham uma folgazita financeira maior e possam deste modo pagar os salários à rapaziada, como acontecia no passado? Que outro papel poderá o senhor deputado desempenhar, de facto?
Ou será que o PSD vai ameaçar levar o Estado Português ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos...?

Salvaçao

Diz o DN de hoje que o IAPMEI pode ser a salvação dos clubes de futebol da falência. O Estrela da Amadora e o Maia terão recorrido ao chamado Procedimento Extrajudicial de Conciliação que permite ao IAPMEI mediar a resolução das dívidas com os credores. A Liga aceitou este expediente para deixar os clubes citados inscreverem jogadores esta época. Ora, parece que o recurso ao PEC não é garantia de que este problema seja resolvido porque poderá nunca haver entendimento entre as partes para a liquidação das dívidas. E mais! o IAPMEI tem seis meses para se pronunciar o que pode colocar uma eventual resolução no termo já do campeonato.
É verdadeiramente inacreditável que a Liga tenha aceite este procedimento. Ficamos todos igualmente na expectativa de saber a que outros "procedimentos" terão recorrido os restantes clubes que revelaram também dificuldades financeiras, só agora conhecidas publicamente.
Parece que afinal não são só os clubes de futebol e os seus orgãos representativos que não percebem nada do que andam a fazer. Agora é também o Estado (i.e., nós todos...) que aceitou embrulhar-se nesta coisa do futebol.
"Apague-se o fogo com gasolina!", ler-se-á certamente no futuro despacho do senhor Presidente do Conselho Directivo do IAPMEI, se o parecer deste organismo for favorável...
E, já agora, ocorre perguntar: IAPMEI não é a sigla de um instituto que apoia as "pequenas e médias empresas"?

Candidatos

A TSF informa que Couto dos Santos, ex-ministro e administrador da Casa da Música, anunciou que se candidatará à presidência do Sporting. A ser verdade, pelo meu lado, digo-lhe sem rodeios: não terá o meu voto!
Seria mais (do pior) do mesmo...