domingo, 16 de abril de 2006

As eleições

Pois, deixem-me lá então explicitar melhor o motivo do meu comentário ao post anterior do Raul. Noto na análise que é feita, e de resto em bom número de análises que são feitas por Sportinguistas que prezo, uma espécie de conformismo relativamente a tudo o que se passa.
Eu sei perfeitamente que o risco de termos o FSF eleito no dia 28 é real (só não o verbalizo claramente por um pudor que me leva a nunca confesssar estas coisas, muito menos em público...). Não é neste domínio que não estamos todos de acordo, creio.
O problema da falta de programa DEVE ser, mais correctamente dirigido a FSF. Ele e a sua candidatura não têm projecto. Ele e esta oligarquia como lhe chamei (creio que a expressão até pegou!) não apresentam e não apresentaram uma única ideia até agora, para além da venda a retalho.
São os Cem Vergonha que não têm projecto!! São uns idiotas, ridículos, pífios estes "notáveis" de pacotilha que ocupam um espaço no universo Sportinguista de forma abusiva. Não sou eu!
O que temos de decidir é porque é que não tendo projecto e tendo um estatuto de fancaria ganham mesmo assim...
Estou farto de escrever para aqui que há várias causas para este estado de coisas. Uma delas é a falta de unidade Sportinguista e outra a absoluta falta de democracia e participação dos sócios.
Para mim o problema do Sporting é claro: ou os sócios passam a participar mais na vida do Clube, ou o Clube desaparece!
O Sporting NÃO É UMA EMPRESA!!
Expliquem-me como é que o Clube sobrevive sem os Sportinguistas e eu passo a ser o 101º notável...!!!
Revelem-me onde está UMA ÚNICA medida em todo o ideário do grupo Franco, Ribeiro, Bettencourt & Associados em favor dos sócios do Sporting, que concite a unidade de todos nós e eu pinto-me todo de verde e vou correr à volta do estádio sem parar durante três dias a gritar "Eu sou notável! Eu sou notável!..."
Soluções como as que a actual Direcção propõe vão agravar ainda mais estes dois problemas. A única medida "programática" que se lhes conhece só conseguiu criar divisões. E mesmo entre os que concordam com a ideia haverá muitos que se questionam sobre as razões que levaram a que isto tenha vindo a acabar desta forma. Como pode o Sporting sobreviver assim?
Denunciá-lo e denunciar os agentes e mecanismos através dos quais este processo se desenvolve É UM PROGRAMA!
Os sócios do Sporting, a sua esmagadora maioria, não sabe isto, não quer saber disto e mesmo que queira não tem mecanismos para fazer ouvir a sua voz. Ganhar os sócios do Sporting para a causa da participação activa na vida do Clube É UM PROGRAMA!
O "processo eleitoral" é uma palhaçada. As eleições vão ser uma palhaçada! As pessoas que dirigem o Clube desde há dez anos deviam ter VERGONHA na cara por aceitarem tudo isto. Deviam ter vergonha por insultarem quem se opõe a isto (falar de minorias de bloqueio, como o fazem estes democratas da treta que foram cooptados ou são quando muito eleitos por 5% do universo de votantes do SCP deveria ser motivo para pagamento de multa!). E deviam ter vergonha por continuarem a falar em nome do SPORTING sabendo que a sua representatividade se baseia numa escassa parte dos sócios.
A falta de participação faz com que uma minoria de sócios (sim!, uma minoria de 3000-4000 sócios ) controle escandalosamente o Clube. Qualquer candidatura que não contemple esta matéria no seu programa tem de ser combatida. E devemos encontrar propostas para alterar isto.
Em resumo:
1- Já sabemos que SF tem possibilidades fortes de ganhar.
2- Conhecemos os mecanismos e os agentes que permitem que esta linha empresarialista do Clube tenha vindo a ganhar.
3- Combater e denunciar tudo isto é, para já, um programa.
Há, claro, aqui uma outra questão prática que parece inultrapassável: de que mecanismos dispomos nós para fazer passar a mensagem? esta coisa dos blogs parece divertida mas, claramente, é curta. O manifesto foi visto por cerca de 200 pessoas.
Não houve um único contributo substancial. Propus uma alteração no Conselho Leonino, que me parece uma estrutura verdadeiramente escandalosa. Ninguém respondeu. Não conseguimos sózinhos fazer mais nada.
Não chega. Nada disto chega. São necessárias outras armas.
Não podemos, claro, ir ao arsenal do inimigo porque aí ele domina... Mas, podemos boicotar tudo isto na fonte mesmo. Afinal somos nós que pagamos...
Desiludam-se os situacionistas: por mim não vou baixar os braços nem dar-lhes quartel.
Aceitam-se companheiros de jornada!