sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Venenos 1

Deslizava eu por entre o betão do Estádio de Alvalade quando de repente dou com os cartazes que as gravuras documentam! Saquei logo da minha magnífica câmara digital e não resisti. "Feira de Encontro Oculto e Mistico (sic)", lia-se num lado. "Feira do Oculto", lia-se no outro.
Decorre no Alvaláxia de 28 a 30. Quem quiser ficar a perceber os segredos da gestão do SCP nos últimos anos tem aqui uma oportunidade a não perder...

Novas saudações a membro novo...

Saudações especiais ao novo membro Black Mamba...
Promete-se muito veneno!

A propósito das contas

Em vez de fazer um simples comentário ao post do Raul "Contas do Sporting" decidi transformar isto num post, mais formal, porque a matéria me parece de enorme importância e merece uma reflexão mais alargada de todos nós. Entendam isto portanto como um "post-comment"...
O post do Raul refere a possibilidade de passagem à cor verde para caracterizar o estado das contas. Ora eu mudava a cor! Usava antes um laranja muito, muito escuro...
Explico porquê.
Todos nos congratulamos com a análise optimista das contas do Sporting e todos desejamos que não haja derrapagens financeiras, nem escorregadelas de gestão no nosso Clube. Todos queremos ver o Sporting a respirar saúde financeira!
Mas, há muito tempo que venho a referir aqui que o problema do Sporting não se vai resolver somente com soluções intramuros. O problema do Sporting é também um problema do futebol português, o problema que resulta da forma como está (des)organizado e dos processos todos e incertezas que sobre ele pendem...
Justamente por isso (sublinho: justamente por isso!) é que o Clube não pode deixar de ter uma palavra fortíssima, empenhada e de grande qualidade, a dizer sobre a re-organização deste sector em Portugal. Temos de ter propostas e programa. A nossa atitude não pode ser nem expectante, nem seguidista. Infelizmente, até agora aos costumes, a Direcção do Sporting disse um BIG nada!!!
De pouco serve que tenhamos a contas certinhas, e mesmo superavit se o lamaçal continuar. E que lamaçal que por aí vai, senhores!!!
Claro que isto não é desculpa para que a rebaldaria das contas do SCP continue e que se repitam erros e crimes de gestão como os que anteriormente existiram! Mas, a necessidade de ter a "casa do futebol" arrumada é absolutamente coincidente com a necessidade de ter a casa do Sporting arrumada.
O futebol não é um produto que permita a concorrencia entre empresas, a não ser no terreno de jogo e no plano estritamente desportivo. Outros factores que diferenciam a performance das empresas não se aplicam aqui, pelo menos de forma directa.
Não serve portanto de nada, na minha opinião, que a "empresa" Sporting esteja bem e as outras estejam todas em estado comatoso. Ficaríamos a falar sozinhos se nos limitássemos a tratar das nossas contas.
E de nada serve (bem antes pelo contrário!!) que a solução para arrumar a casa seja esta --que está ainda incipientemente esboçada, mas que parece ganhar cada vez mais consistência-- de ter um, dois ou mesmo três patrões do futebol, um banco, quiça um grupo de media e um outro qualquer, que garantem o funcionamento mínimo da máquina e vão espremendo o negócio enquanto der.
O futebol não é isto!!
Essa solução é uma mentira que os adeptos tem de ter, eles também, a consciência que estão a promover.

O silêncio do Sporting e a Liga

Já aqui há tempo escrevemos que devíamos retirar o apoio a Hermínio Loureiro como presidente da Liga. Porquê? Porque o outro Loureiro continuava no barco e, como diz um anúncio, ‘se não fosse para ganhar’ alguma coisa com isso, ele não estaria ali!
Como também escrevemos, aqui, o que Filipe Soares Franco disse, ao ser questionado sobre a arbitragem, foi que "era premente e necessário que a Liga estivesse em funções desde o início da época".
Deduzimos daqui que o Sporting está à espera da tomada de posse da nova direcção da Liga para tomar posição. Pois não precisa de esperar mais, porque a providência cautelar do Nacional não foi considerada e os órgãos dirigentes vão mesmo tomar posse.
E continuamos a achar muito estranho que ainda não tenha tomado uma posição. A coisa traz água no bico e cheira a arranjos pré-eleitorais. Não gosto nada disso. Prefiro eleições feitas às claras, frente à opinião pública, face a um programa e uma lista de pessoas que o irão pôr em prática.
Mas o pior é se, em vez de arranjos, o que se fez foi arranjinhos; teríamos assim, finalmente o Sporting a mexer os cordelinhos dos mandantes no desporto rei.
Os sportinguistas não querem isto. Querem moralizar o futebol e não atolar-se na mesma lógica que levou ao estado em que as coisas estão agora. Ainda há uma réstia de esperança de que não se tenha ido por este caminho.
Nos jornais de hoje, referindo-se às confusões das demissões na Liga, FSF declara que “o Sporting tomará uma posição sobre essa matéria nos próximos dias”.
Já não é sem tempo; esperemos mesmo que seja já a seguir.
Mas que a posição não se limite às generalidades que Hermínio Loureiro debitou em campanha.
Que a posição tenha sumo, que tenha substância, que apresente soluções de curto, mas também de médio e longo prazo; soluções conjunturais, mas também soluções estruturais.

Contas do Sporting

A SAD do Sporting teve 131 mil euros de lucros no exercício findo. Embora provindo em grande parte de receitas extraordinárias (venda de jogadores), os resultados foram prejudicados pela péssima campanha internacional. Portanto são bons.
Prevê um lucro de 2,4 milhões de euros para o próximo exercício.
Bem sei que a contabilidade pode dizer aquilo que se queira que ela diga; mas, havendo controle por parte da CMVM, acreditemos na veracidade dos números.
Se as previsões se confirmarem, parece que finalmente as contas se encaminham para a entrada nos eixos. Do vermelho passaremos finalmente ao verde (da esperança).
São boas notícias para os sportinguistas que, mesmo dando um desconto ao optimismo que encerram, esperemos se venham a confirmar.