sábado, 10 de março de 2007

Entrámos num outro campeonato

Depois de ter dito adeus ao campeonato da Liga deste ano, o Sporting criou uma nova modalidade e iniciou a sua prestação no respectivo campeonato, provando que a questão do desinteresse pelo ecletismo era afinal um produto de más línguas.
Como é sabido, foi divulgada a lista dos ordenados dos futebolistas profissionais do Sporting. O facto em si afigura-se-me totalmente bizarro. Terá sido o tribunal que a requereu "no âmbito do processo judicial a correr entre Nani e a empresária Ana Almeida," como noticia o Público. Mas, que informação requereu efectivamente o tribunal? Quanto ganha o Loureiro?!! E o Pinilla??!! E em que condições foi essa informação entregue pelo Sporting ao tribunal? Como foi, no final, a lista parar às mãos da Sportugal? Por mim, gostava (gostaríamos todos, estou certo...) mais de saber as respostas a estas perguntas do que saber se o Liedson ganha 110 mil euros e o Nani 12 mil. Embora a divulgação destes valores também tenha dado algum jeito para perceber muito do que se tem passado em campo nestes últimos meses.
Mas, o que se afigura mesmo estranho a este observador da coisa Sportinguista é o facto de o presidente Soares Franco ter reagido a tudo isto, primeiro, confirmando os valores; segundo, afirmando que se trata da folha salarial mais baixa dos três grandes e, finalmente, referindo que seria interessante divulgar as folhas salariais dos outros clubes.
Como sabe Soares Franco que o valor da folha salarial do Sporting é o mais baixo dos três grandes? Como obteve ele essa informação? Ou será que se trata de uma estimativa? Ou temos submarinos nos outros clubes?
Se esta informação é verdadeira e ele a obteve pela mesma via que a Sportugal obteve a nossa e dela tira as conclusões que vieram a público, mal vamos nós...
Se se trata de um "palpite", proferido pelo presidente de uma SAD cotada em bolsa, mal vamos nós...
Se o que FSF afirma é produto de uma reacção mal enjorcada, mal vamos nós...
Quando diz que seria interessante revelar as folhas salariais dos outros clubes, podemos entender esta pergunta como meramente retórica, ou efectivamente não as conhece? Se não as conhece, como pode afirmar que a nossa é a mais baixa?
De qualquer forma, uma coisa é clara: para o presidente do Sporting, temos de nos contentar com o facto de sermos os vencedores do campeonato das folhas salariais.
Talvez isso explique também muita coisa...