quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Sem Sportinguistas não há Sporting!!!

Recentemente, surgiram nos blogs (um do Sporting e outro mais "generalista") dois temas, aparentemente díspares, mas afinal ligados. Pedro Vieira discorre no Alvaláxia-Sporting sobre o momento do Clube e as causas profundas da crise. Miguel analisa as contas do Sporting no SectorB32. Ambos os posts refletem afinal aspectos diferentes de um mesmo problema. Os assuntos tratados em ambos os posts servem de tema a uma reflexão que queria aqui deixar.
Não cabe neste espaço entrar em grande detalhe sobre esta complexa matéria porque abordá-la de forma exaustiva seria mais do domínio de um programa de candidatura à Direcção do Clube. Mas vale a pena deixar, nos limites de um blog desta natureza e na condição de observador da causa Sportinguista, algumas reflexões.
Se, como podemos concluir pela leitura das contas de 2006-2007, o exercício é positivo porque é que há crise? E se a crise tem (e efectivamente tem!) uma dimensão exterior ao Sporting, que o Clube não controla, porque não estão os Sportinguistas com esta direcção e apupam os seus representantes ou os agentes por si escolhidos na primeira ocasião e ao mínimo pretexto? Não devíamos estar unidos em torno da nossa Direcção e dos nossos ideais? Então porque não estamos?
Porque a instituição Sporting se desligou dos seus sócios e adeptos!
O divórcio é total e o que se pode, portanto, criticar na actuação da dinastia que tem governado o Sporting desde há década e meia, mais coisa menos coisa, é que nesta matéria os responsáveis nada fizeram para inverter uma tendência que alastrou a todos os clubes desportivos e que assim evoluiu um pouco por todo o mundo.
Noutros países o maior desafogo financeiro permitiu construir soluções que vão sobrevivendo, algumas com aparente sucesso, camuflando a natureza sociológica muito particular do fenómeno desportivo, embora quem esteja atento veja que se trata efectivamente de camuflagem. No nosso país optou-se por importar soluções de fora, esquecendo a realidade do país. Se o desporto, de uma forma geral, não pode ignorar ou viver à margem dos seus adeptos (vamos ver o que as soluções pós-modernas de organização desportiva vão dar a prazo nos países onde são praticadas), no caso de Portugal era absolutamente vital trazer para o terreno da organização desportiva, em primeiríssimo lugar, os adeptos.
O Sporting, esse, decidiu ignorar os sócios e os adeptos. Podia não o ter feito. Teria sido essa a solução inteligente. Esta é uma das chaves do sucesso ou do insucesso de outros clubes, que o Sporting podia e devia ter tido em conta. Está-se a ver o resultado.
A quimera "mercantilista" em que o Sporting embarcou levou a que dela resultasse o maior défice dos principais clubes portugueses. Onde está o resultado líquido de tudo isto? Sete "títulos" em sete anos, como dizia o outro, trouxeram afinal o quê? Em resultado de opções estratégicas erradas e de investimentos errados e totalmente desproporcionados, o Sporting está agora amarrado a uma situação da qual só pode sair com um enorme envolvimento de todos os Sportinguistas. Só cativando os Sportinguistas para a causa do Sporting se poderá alguma vez sair da crise. Sem Sportinguistas não há Sporting!!! Mesmo com, e apesar das contas positivas. Porque essas apenas servem para ir abatendo, timidamente, o défice e ir fazendo o jogo dos bancos.
Mas, o que vemos nós então no meio de tudo isto? Em vez de trazer para o seio do Clube os Sportinguistas, sobretudo os descontentes e legitimamente críticos, esclarecê-los, informá-los, prestar-lhes contas, a direcção parece tirar prazer em os afrontar.
A situação É grave, todos os dias no-lo dizem. Todos os dias o podemos testemunhar. Todos os dias o voo escasso e razante dos responsáveis Sportinguistas o demonstra. Mas, quando nos limitamos a exercer o nosso legítimo direito à dúvida, à análise crítica, a colmatar a deficiente democracia leonina, a vibrar com o Clube querido de sempre, a pagar (a pagar!), somos tratados como se tivéssemos peste. E somos afrontados!
Agora com provocadores apelos à paciência! Paciência para quê, paciência para quem?! O Sporting actual não honra a sua histórica grandeza e mesmo assim nós aguentamos. E mesmo assim voltamos sempre. Quem tem mais paciência senhor presidente??!! Nós, ou o senhor?!
A dinastia de dirigentes do Sporting de há 15 anos a esta parte esqueceu os princípios do Clube. Mas os Sportinguistas não. À dinastia actual há-de suceder outra dinastia. Ela passará, nós não!
Há que efectivamente ir tendo paciência e aguardar...