domingo, 16 de setembro de 2007

Os meus comentários no Blog de HL

Para que tenham conhecimento enviei os seguintes comentários ao Sr. HL

1. Será que o Sr. Presidente não devia estar mais preocupado com o papel que não cumpriu enquanto vice-presidente da FPF? É que eu de pessoas que ocupam cargos não quero opiniões pessoais. Quero opiniões institucionais ( as pessoais exporá nos órgãos competentes que ocupa, não será?). Mas já agora…. Onde está o seu pedido de desculpa aos portugueses por não ter desempenhado o seu papel, isto é, ter impedido o seleccionador nacional de fazer as figuras tristes que fez nas 2 entrevistas posteriores ao jogo?

2. Comentário aguarda aprovação.
Como trata este caso do seleccionador num blog não pode postar sobre a Incompetência dos árbitros?

http://www.4linhas.com/

O Presidente da LPFP tem um blog (http://www.4linhas.com/). Está no seu direito. Mas pode alguém que é detentor de um cargo público emitir a sua opinião pessoal sobre o exercício desse cargo num blog? Tenho a minhas séria dúvidas que seja leal, justo e ético publicar frases como “Scolari no final do jogo passou-se…”.
O presidente da Liga, por inerência 1º vice-presidente da FPF, não pode, na minha opinião, fazê-lo. É pode por em causa a tomada de posição da FPF e da própria LPFP.
Os jornalistas, desde a TSF ao público, passando pela bola, só para falar dos que leio e ouço, parecem não ter nada a dizer sobre esta questão. Estranho, ou talvez não (o que interessa à comunicação social o papel dos editores de blogs?).
Reparem (se não repararam, eu realço) que não falei do tom de conversa de café empregue. Mas se Hermínio Loureiro estivesse preocupado com o papel que estava a desempenhar em vez de estar a tomar notas para o blog estaria, no final do jogo, a explicar ao seleccionador nacional que não podia ir à conferencia de imprensa e ao flash interview por não estar em condições de representar a selecção naquele momento. Mas para isso seria preciso:

Ter “tomates” para agarrar o Scolari e lhe explicar que naquele dia não falava mais (até o ajudava com a família que teria menos 3 ou 4 razões para estar zangada com ele).
Perceber que quem se passa não entende que se passa e por isso agrava o índice de figuras tristes.
Não fazia o papel de vítima que teve que pedir desculpas em nome da FPF.
Perceber que desempenhar um cargo não é ir à bola e inventar uma taça enquanto a arbitragem afunda o campeonato para uma história negra ao fim de 4 jornadas.

Processo Apito Estragado

Depois de nos terem enchido os ouvidos com promessas de alterações de fundo no domínio da arbitragem, depois dos auricularares, dos microfones e da iminente perspectiva de profissionalização, é com espanto que assistimos a este calvário que têm sido as arbitragens desta Liga 2007-2008.
Hoje lá tivemos mais um festival. Aquela arbitragem do Estrela-SCP, em especial o penalti que ficou por marcar e aquele cartão amarelo dado ao Abel, somado àquele sorrisinho pateta do árbitro vão certamente ficar na nossa memória por algum tempo. O pior é que tirando este exemplo tem sido sempre assim...
Aqui há tempo alguém que não recordo quem era, dizia que o problema dos árbitros portugueses não é a corrupção, os quinhentinhos, a fruta ou as viagens ao Brasil. O problema seria, segundo quem fazia este comentário, mesmo a incompetência. E eu começo a concordar. Não podemos branquear as situações de corrupção que têm de ser devidamente punidas, mas na generalidade os ábitros portugueses mais os seus chefes, eu rifava-os todos. Ou melhor: envolvia-os em cintos de explosivos e sugeria o "produto" à Al-Qaeda. Assim ainda davam algum lucro à Liga e lá se castigavam os verdadeiros terroristas...
Quanto ao jogo, sem espinhas. Foi pena termos ficado pelos 0-2. Merecia resultado mais volumoso.