segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Lembrar para não esquecer

Arrumar ficheiros num disco já usado há muitos anos é como encontrar um baú com documentos antigos no sotáo lá de casa. Vejam só o que encontrei há uns dias:



Pois é. Deliciados? Claro. Este golo ao Moreirense valeu o jogo todo, ou mesmo vários jogos. Do outro mundo. Mas mais do que recordar o velho Alvalade em noite de Inverno, o que mais me chocou neste pequeno video foi outra coisa. Se repararem com atenção, nos festejos do golo aparece outro rapazinho, um ano mais velho que o Ronaldo, com o número 20 nas costas. E para quem já não se lembre bem, convém recordar: Ronaldo e Quaresma jogaram mesmo juntos no Sporting. Dois dos melhores jogadores do Mundo da actualidade (e seguramente dos mais excitantes e espectaculares, daqueles por quem as bancadas se enchem pelo puro gozo do espectáculo) poderiam jogar hoje com as mesmas camisolas, na mesma equipa. Fosse o Sporting um grande da Europa e poderíamos hoje jogar com estes dois pequenos (e ainda fazer um negócio que iria reduzir em mais de metade a dívida que tanto preocupa a nossa Administração).

Mas não fiquei por aqui nas pesquisas ao baú. Vejam também a capa duma revista já desaparecida há uns anos e quem é que lá está aos beijinhos à "verde e branca"? É mesmo ele. O capitão e actual ex-libris de um clube de futebol da região de Lisboa. Que marca golos ao Brasil e é aliciado para jogar em Inglaterra em cada abertura do mercado.

Pobre Sporting. Grande da Europa, não é. Nem sei se alguma vez foi. Mas ver jogadores que cresceram dentro de portas, transportar o símbolo de clubes rivais, ou ver agora um jogador ser avaliado em 10 a 15 vezes o que o clube recebeu há dois anos e meio pela sua transferência, não pode deixar de nos entristecer.

Mas é sempre bom lembrar. Até porque para bem (ou mal?) dos nossos pecados, não há maneira de deixarmos de ver futuros grandes jogadores subirem ao nosso relvado, uns atrás dos outros. Pois se os têm que vender, que vendam. Pronto! Mas garantam pelo menos que em Portugal não se vão conspurcar para nenhum outro lado.