sexta-feira, 21 de outubro de 2005

A farsa de treinadores...

Às vezes é preciso ver as coisas, assim preto no branco, para lhe apreciarmos a verdadeira dimensão... O Jogo publica hoje o quadro (incompleto!) dos treinadores que passaram pelo Sporting nos últimos dez anos. O período é especialmente significativo porque corresponde ao tempo de maturação do chamado Projecto Roquette.
É um período caracterizado pela alternância entre os treinadores "de projecto" e os treinadores jokers que fazem parte da "prata da casa" que têm de ir a todas e aguentar o barco enquanto o projecto é repensado ou se tenta remendar os buracos...
Tudo começa com Queiroz (lembram-se?) que entrou depois do triste episódio Robson. Queiroz acabaria por sair já em plena era do Projecto Roquette de candeias às avessas com o dr. Santana Lopes. No seguimento da saída de Queiroz lá veio o incontornável Fernando Mendes que sai após um período em que os resultados positivos tardavam. Faz então uma primeira entrada Octávio Machado. Pouco tempo depois seria substituido pelo belga Robert Waseige. Incapaz de curar o estado de ansiendade em que o clube andava, Waseige faz as malas e volta para a Bélgica. A Waseige sucede já com a época a decorrer... Octávio Machado. Aparentemente instalado, Octávio vê-se confrontado com um infeliz início de campeonato e é rapidamente substituido por Francisco Vital. Comentários para quê? Vital sai e entra o italiano Vicente Cantatore (quem? qual?! não consegui ver quem era!!) que certamente antes de ter conseguido desfazer as malas se vê substituido por Carlos Manuel, vindo directamente do Salgueiros. De Carlos Manuel dizia-se (não sei se com razão...) que acamaradava com os jogadores em grandes noitadas pelas discotecas de Lisboa, preparando certamente o treino da manhã.
É nesta altura que aparece Mirko Jozic, um treinador que apesar de corresponder de um modo quase perfeito ao perfil desejado para o projecto do clube e de ter posto a equipa a jogar um futebol como há muito se não via pelas bandas de Alvalade, se terá certamente apercebido que o destino não ia ser fácil e invocando uma oportuna dor nas costas saiu antes que lhe acenassem com lenços brancos.
Sucedeu-lhe mais um efémero italiano chamado Materazzi que não sobrevive à 5ª jornada e volta para Itália com o bolso um pouco mais cheio.
Vem Inácio, ganha o campeonato ao fim de 18 anos de jejum e, por isso, leva logo a respectiva guia de marcha. E, qual tragédia grega, re-entra Mendes que após uma derrota em Faro volta a sair para dar lugar ao Manuel Fernandes.
O generoso Manel foi-se discretamente. Sobreviveu-lhe Rodrigo Tello, entrado nesse ano no clube, que pode assim saudar o novo técnico Lazlo Bölöni.
Bölöni cometeu a imprudência de ganhar o campeonato e teve de levar o destino de todos os treinadores ganhadores no Sporting: foi despedido. Lá voltou para França, de onde tinha vindo, para ir ter com a família que em França tinha ficado...
Sucedeu-lhe um inexplicável Fernando Santos. Um dia alguém ainda me vai ter de explicar os motivos pelos quais Fernando Santos passou pelo clube...
E lá veio enfim a revelação: José Peseiro. O novo Mourinho, este sim!, finalmente, um treinador com o perfil perfeitamente adequado aos desígnios do clube.
Peseiro teve o fim que todos nós conhecemos. Culminando uma sequência de dezasseis mudanças de treinador ao longo destes 10 anos. Mudanças que tiverm, por trás de cada uma delas, uma decisão da direcção. Os treinadores não aterraram no SCP vindos de Marte...
Vem aí agora Paulo Bento. A ele eu desejo, com toda a sinceridade, que não tenha a sorte de todos os treinadores, sobretudo os "jokers", de que o SCP se tem socorrido para tapar os buracos que uma gestão desportiva tristemente badalhoca tem feito surgir.
Esperemos que por trás da cara de Paulo Bento (que irá inevitavelmente ter de dar a cara!) esteja sempre a cara da direcção. Uma direcção que 1) não fuja deixando-o entregue à bicharada se o barco meter água, 2) não queime mais um asset valioso do clube, e 3) não venha a contribuir para mais um episódio desta infeliz "Farsa dos Treinadores".