sábado, 8 de dezembro de 2007

O mau momento

A sucessão de episódios tristes destes últimos dias, em especial, as trocas de mimos entre o Sporting e Carlos Queirós, a recente entrevista de Carlos Martins ou a réplica de Paulo Bento só vêm provar o que já se sabia: a condução dos destinos do Sporting está entregue a amadores e oportunistas. Se a estes episódios juntarmos o folhetim Carlos Freitas adensa-se a sensação de que caminhamos mais rapidamente do que se pensava para o caos e para uma situação de salve-se quem puder.
Nada disto surpreende verdadeiramente. Rumo, ou seja, direcção, caminho, orientação, é algo que necessita de um piloto e piloto é uma figura que não existe no SCP de hoje. Houvesse rumo, fossem as coisas bem feitas e não haveria sequer lugar para "polémicas" deste género.
O que me preocupa em tudo isto é ver que estas polémicas se começam a estender aos Sportinguistas. Não é crime ter opiniões sobre os assuntos (já foi, mas agora não é!) e não é crime que as opiniões divirjam entre nós. Mas, será crime se as opiniões divergentes e os nossos modos de apreciar a vida do nosso Clube do coração se tornarem motivo para troca de mimos entre os Sportinguitas. Precisamos de esclarecer, de compreender, de iluminar o que está escuro. Não precisamos de tornar tudo ainda mais obscuro do que é. Quem percebe o que se passa de facto no Sporting?! Mas, quem tem dúvida de que algo se passa?

Não há azedume, nem criticismo fácil em muitos dos reparos e observações que fazemos --nós aqui no KL e tantos outros Sportinguistas preocupados com o Sporting. Há, acreditem, apenas expectativas elevadas, Sportinguismo sem limites e algum sentimento de revolta.
Uma coisa que todos os que nos lêem terão de ter sempre presente é o seguinte: não temos "cargos", não somos profissionais da informação, não somos pombos correios, não estamos ligados à banca, à bolsa, nem a qualquer instituição do universo empresarial. Quando falamos fazêmo-lo como "clientes" deste Sporting que nos serve, o mais das vezes, mal. Temos direito a protestar. Houvesse um Provedor do Sportinguista, eficiente (que bom sinal que isso era!), e o KL se calhar acabava...
O que digo aqui em relação ao KL é seguramente extensivo aos outros blogs que criticam a actual situação do Sporting. O pior que podia acontecer ao nosso Sporting seria os Sportinguistas desunirem-se. Mas, é necessário que esta união seja forjada numa atitude esclarecida e que para bem do Sporting possamos criticar o que nos parece mal.

O Sporting, entretanto, ganha neste momento ao Louletano. Nós que não temos aquela capacidade financeira que o actual presidente do Sporting afirmava ser necessária para ser Sportinguista, nós, repito, cá estamos, aqui de longe, a ouvir o relato radiofónico. Muito contentes com a vitória.