quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Quero sangue!!

Hoje a blogosfera, sobretudo a ligada ao Sporting, exulta com a referência do DN (com chamada de 1ª página e tudo!! Ena, ena!!) ao facto de o nosso Clube ter sido prejudicado com as arbitragens em 2004.
Eu estou farto de conversa!
Quero acção, caraças!!
Quero os culpados (de tudo isto e de tudo o que o DN tem vindo a relatar de há dias para cá... vejam o post anterior) na cadeia!
Quero medidas que previnam a ocorrência deste tipo de acontecimentos no futuro!!
Quero entrar num estádio de futebol sem sentir que estou numa daquelas imagens que vemos do holocausto, com a malta toda alinhadinha preparada para entrar nos fornos crematórios!
Quero recuperar a alegria de ir à bola e vibrar genuinamente com o que se está a passar dentro de campo, sem ter que pensar que tudo aquilo pode muito bem estar a ser um enorme embuste!
Quero deixar de ter a sensação triste que quando entro num estádio --que ajudei a pagar!-- estou, naquele preciso momento, a ser vigiado por uma data de big brothers que me tentam dar a volta sempre que podem, que me tratam como um facínora e que eu ando a sustentar!
Quero verdade dentro e fora das 4 linhas, e fora de fora das 4 linhas!
Há gente séria no futebol português. Quero que se criem condições para eles aparecerem e que toda esta cambada que agora lá está vá para a rua!
Estou farto de conversa.
Quero saaaaannngue!!!!!!!!!!!!!!

Do banho Maria para as águas de bacalhau

No célebre processo "Apito dourado" as coisas passam do banho Maria para as águas de bacalhau. É o costume, em Portugal, quando estão envolvidos trutas e tubarões; as sanções ficam para o peixe miúdo.
Eis algumas preciosidades das escutas feitas pela PJ, como referidas na imprensa.

Em banho Maria
- "Já sabe que conta aqui comigo".
Valentim Loureiro para Paulo Pereira, árbitro do Boavista-Alverca (2-1), depois de o informar que ia ter oito pontos na classificação do observador do jogo; como é que ele sabia, é mistério.
- O Nacional da Madeira vai ser "bem roubadinho".
António Henriques (ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol) a propósito dum jogo entre o Marítimo e o Nacional da Madeira, em que este realmente o foi, como anuiu, um dia depois da partida, o árbitro Martins dos Santos.
- "Queriam lá um penalty, mas eu puni o gajo com amarelo".
Árbitro Martins dos Santos para António Henriques da FPF depois do Marítimo-Nacional da Madeira, confessando que prejudicou o Nacional.
- "Consegue dar-me essa graça que eu responsabilizo-me pela outra".
Árbitro Martins dos Santos após ter-lhe sido prometida a subida de escalão na arbitragem do seu filho André Santos (ainda no âmbito do Marítimo-Nacional da Madeira).
- "Que nós que temos grande consideração (...), é malta que o pode fazer chegar onde ele quer... porque ele é ambicioso e tal".
João Loureiro em contacto antes do jogo para o observador Pinto Correia para este dar um "toque" ao árbitro Nuno Almedeia (jogo Boavista – Beira-Mar).
- "Eu sei como é que lhe dou a volta".
Resposta de Pinto Correia serenando João Loureiro.
- "Ele chegou onde pediu (...), se quer umas viagenzinhas para o ano e tal... temos... temos... de atalhar caminho, pá! (...) Tu pediste... foi-te concedido".
Instruções a dar ao árbitro Bruno Paixão, segundo conversa interceptada entre João Loureiro e Ezequiel Feijão (ex-árbitro e observador da Liga).

Em águas de bacalhau
- "Eu tinha acertado com o dr. João Loureiro que seria o Devesa".
Valentim Loureiro questionando Júlio Mouco, da Comissão de Arbitragem da Liga em relação ao jogo Boavista-FC Porto, por Luís Guilherme (presidente do CA) ter escolhido José Ramalho.
- "Diga que está lá o presidente da Liga".
Pedido de Valentim Loureiro a Júlio Mouco para transmitir esta mensagem ao auxiliar José Ramalho (ainda o Boavista-FC Porto)
- "Eu quero ver o que vai acontecer a este filho da puta, eu quero ver o que lhe vão fazer. Tem que se escrever, ok?"
Valentim Loureiro para Júlio Mouco, por não ter gostado da actuação de José Ramalho no mesmo Boavista-FC Porto (processo arquivado por falta de provas).
- "gerente da caixa".
Tratamento dado a Pinto da Costa pelo empresário António Araújo (processo do jogo FCP – Beira-Mar, 2004, arquivado);
- "engenheiro máximo".
Tratamento dado a Pinto da Costa pelo árbitro Augusto Duarte, de Braga (processo do jogo FCP – Beira-Mar, 2004, arquivado);
- "não deu cheirinho nenhum, só nos deixou passar uns livres, o gajo”.
Pinto da Costa para Pinto de Sousa, então presidente da Comissão de Arbitragem.
- "Você sabe que ainda neste defeso você estava não sei quê e eu, aquilo que posso, pelos amigos, faço"..." Bem, da próxima você porta-se melhor, senão puxo-lhe as orelhas".
Valentim Loureiro para o auxiliar Carlos do Carmo, por não ter gostado da prestação deste no encontro Boavista-Moreirense, apesar da vitória por 1-0 (processo arquivado).

Já hoje, nos noticiários, Valentim, com aquele ar descontraído e folgazão de quem conhece bem os terrenos que pisa, se vangloriava de que todos os processos têm sido arquivados. "Os da PJ é que achavam que eu tinha culpas, mas, felizmente para mim, a justiça achou que não" disse.
No fundo era isto que ele queria dizer: "todos sabem que sou um vigarista, mas sou tão bom nisso que ninguém consegue provar!".
De facto, os árbitros continuam a apitar, os dirigentes continuam a dirigir, os processos continuam a passar para onde irão todos ficar: em águas de bacalhau!
É normal, porque o povo, os eleitores, quando perguntados (em eleições) continuam a votar nos Valentins, nos Isaltinos, nas Felgueiras.

Porque é que eu não estou contente, se "toda a malta" parece estar?