quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Ilusões

Hoje os Sportinguistas estão divididos entre a ira, o desânimo, o conformismo e a ilusão de que o futuro será melhor.
Não, não estou a referir-me ao rescaldo de nenhum jogo em particular. Só tinha ilusões em relação à carreira do Sporting nas competições em que está envolvido quem ainda não percebeu o imbróglio em que o Clube está metido.
E o imbróglio não vem de sexta-feira à noite. O imbróglio tem mais de quarenta anos. Hoje a situação é de iminência de extinção, mas as raízes do problema vêm de longe. E não são todas imputáveis ao Sporting.
Vamos, tudo o indica, passar por mais um período de turbulência. Acabou o estado de graça. Adivinha-se a preparação de novos cordeiros para o sacrifício habitual.
Quem sabe onde e como isto vai acabar?
Já vimos que não existem soluções milagrosas para curar o Sporting. Já vimos que quem fala alto também se engana. Já vimos que a maioria pode ser iludida. Já vimos que a minoria não pode ser ignorada. Já vimos que as formas organizativas actuais do Sporting, com todo o seu "glamour", não passam de ilusão, não resolvem os problemas, nem espelham a formação social do Clube.
Que fazer então?
Mantenho que o Sporting tem de voltar às suas origens, aos seus valores primeiros. Mantenho que a representatividade do Sporting tem de ser muito mais alargada e que para isso devemos encontrar formas organizativas apropriadas. Mantenho que não devemos andar a viver a mentira, que foi propagandeada pela geração de dirigentes que neste momento conduz os destinos do Sporting: encolhemos, não crescemos. O Clube não se situa, de facto, no plano em que os Sportinguistas o desejariam ver ou se convenceram que está colocado. Ao Sporting falta-lhe músculo, combatividade e perspectiva de futuro. Não passamos de uma comissão liquidatária em forma de clube. Somos hoje uma imagem triste e longínqua do que fomos. O Clube tem vindo a definhar e vai continuar a definhar nesta agonia lenta, alimentado pela ilusão de que é o que não é, ou que pode deixar de ser o que é por um golpe de asa de um qualquer Messias iluminado. Mas, o Sporting só vai ser o que os Sportinguistas pensam que o Sporting é, se os Sportinguistas se empenharem em transformar o Sporting no que os Sportinguistas querem que seja! Com os Sportinguistas! Não sem, nem contra os Sportinguistas! Com os Sportinguistas, repito!!
Os problemas do Clube não são nada fáceis de resolver. E não se situam só no plano interno.
Mas também eu tenho uma ilusão: penso que é possível ao Sporting ultrapassar de vez os seus problemas e ajudar a resolver os problemas que o afectam mas que o ultrapassam, se os Sportinguistas puserem essa questão no topo das suas agendas.
A situação, como a vejo hoje, é simples: se os Sportinguistas não colocarem o Sporting no topo das suas agendas, alguém o vai, ou continuará a fazer por eles. E assim será até o nosso Clube, tal como o conhecemos e aprendemos a amar, se esgotar em defintivo.
O KL está e vai continuar a estar aberto e pronto para o debate. Sempre que e quando julgarem oportuno.