sábado, 17 de setembro de 2005

Futebol em Portugal e na Holanda (Co Adriaanse)

Caríssimos correligionários,

Aproveito um bocadinho que tenho para desviar o assunto do nosso clube e para discorrer um pouco sobre o que o "Nosso Amigo" Co Adriaanse disse em relação ao futebol português.

O Homem realmente deve ser um génio. Nunca ganhou nada pelo Ajax (com uma equipa fantástica) e foi despedido para ir para lá o Koeman, decorria a época de 2001/2002. O nosso clube sagrava-se campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal com o Jardas em destaque. Já por aqui, em terras baixas e pantanosas totalmente cobertas de canais, o dito Koeman ganhava o campeonato holandês e a taça da Holanda, com a mesma equipa que o Co deixou em 3º ou 4º, que deixou ser eliminada em casa pelo gigante F.C. Copenhaga.

Desde que me conheço que admiro a selecção holandesa (talvez por a portuguesa nunca ter feito nada de jeito quando eu era miudo) e de igual forma o Ajax... tudo isto por influência dos meus tios Luís e João, também eles grandes admiradores destas duas equipas. A forma como jogavam a selecção e o Ajax (do qual fazia parte a "espinha dorsal" dessa selecção) ficou para a posteridade. Felizmente tive a possibilidade de ver a 2ª versão da "Laranja Mecânica" dos anos 80, da qual igualmente fazia parte uma grande quantidade de jogadores formados no Ajax. Ora, esses tempos acabaram. O Ajax está longe de ser o clube que era (infelzmente) e a selecção holandesa (que não anda a jogar rigorosamente nada) continua arrogantemente a querer instalar uma espécie de (des)futebol total.

Voltando ao nosso assunto, pergunto-me o que ganhou o Co? Tem todos os tiques de um treinador ganhador: postura, disciplina, método e discurso arrogante mas já estou como o outro: "fala-me de títulos". Como pode vir um treinador falar de estádios vazios, polémicas, futebol defensivo quando aos 57 saiu pela primeira vez do seu país para vir treinar um clube no estrangeiro? Ele já sabe em 2 meses, tudo o que se passa em Portugal? Porque não fala ele também do défice e da nossa "crise"? Ele sabe!

O futebol na Holanda como sabem tem 3 clubes: PSV Eindhoven, Feyenoord e Ajax. O Ajax tem títulos de tudo (e tem mais títulos europeus que os nossos clubes todos juntos em Portugal), mas anda mal. O PSV está num nível inatingível para o resto dos clubes por cá e o Feyenoord dá-me comichão na barriga. Tudo o resto é MESMO paisagem. Os estádios estão vazios em Portugal, mas não nos jogos do Sporting e do Porto. As médias de espectadores face à capacidade total dos estádios são altas. Por cá, os jogos têm sempre gente (porque os estádios são mais confortáveis, porque os clubes se preocupam com o conforto do espectador e porque não entram em aventuras "lampiónicas" de ir buscar o novo Eusébio todos os meses, mas sobretudo porque os bilhetes são muitas vezes mais baratos do que em Portugal e todos sabemos que as médias de rendimentos são absolutamente diferentes entre os dois países). Chamá-los-ia de mais realistas e pragmáticos. No entanto, ainda há pouco, vi o resumo do "clássico" da divisão principal holandesa (a "eredivisie") entre o ADO Den Haag e o Heracles Almelo. Estavam para aí 300 pessoas no estádio (na capital da Holanda!!!!!!) e o resumo durou 5 segundos porque parece que o jogo foi tão mau que não havia mais nada para mostrar.

Ao mesmo tempo, há mais golos por cá, é verdade. E jogos que acabam 4-8, 99-123, 392108-3928109. E "emoção". E "incerteza no resultado". Será? Não imaginam os meus caríssimos e excelsos Sportinguistas o que é o campeonato holandês. Não imaginam mesmo. "Futebolisticamente" falando, as equipas jogam sem "trincos" e as defesas ficam completamente abertas. Depois trocam a bola calmamente à entrada da grande área até encontrarem espaço para por num dos 3 avançados que está plantado entre os defesas.

O único aspecto com o qual concordo é com o da arbitragem, mas cá respeitam-se os homens do apito, simplesmente porque cá se respeita toda a gente. A sociedade holandesa assenta no consenso e no respeito extremo por todos os restantes membros da sociedade e os "bois pretos" fazem parte dela. A excepção é para quando se bebem umas "biertjes" a mais.

Fora das 4 linhas, há MUITO mais violência entre adeptos. E violência a sério... não é umas tochas e uns petardos. Será isto um futebol modelo para o Co Adriaanse? Será isto um futebol modelo para alguém? Veja-se o que ganharam as equipas holandesas nos últimos 10 anos na Europa. Comparativamente, o futebol é MUITO pior por cá do que em Portugal, a matéria-prima começa a escassear e o Ajax já não lança estrelas atrás de estrelas como costumava fazer. É melhor então na Holanda? Creiam-me... NÃO É! É desesperante, exasperante e tudo o mais acabado em "ante" ver jogos cá.

Costuma-se dizer entre a comunidade estrangeira que gosta de futebol, que os holandeses têm mentalidade de perdedores. Não me parece que ande muito longe disso.

Que saudades dos Paços de Ferreira - Moreirense de 2ª feira às 21:30 na Sport Tv......

6 comentários:

  1. Gostei muito do teu post... (Shame! shame on me!!! I shouldn't say this... but, hey!, what the hell!!). São questões sobre as quais já tínhamos falado anteriormente. Parece-me que nas palavras do Co se não pode ver, no entanto, somente uma questão de futebol português vs. futebol holandês... O que me parece é que o Co já começou a falar à Porto! Ele ajuda, claro, porque é arrogante por natureza, mas creio que já assume a postura típica do Porto de "depois de nós o dilúvio!" Algo que não nos fazia nada mal assumir também... Pelo menos de vez em quando!
    Mas, o homem perdeu connosco! E quero ver quando ele tiver de vir cá abaixo...

    ResponderEliminar
  2. O Peseiro lembrou, em resposta ao Adriaanse, que o futebol português teve e tem êxitos para os quais contribuiu, nomeadamente, do FCP...
    De resto, diz Peseiro, a crítica é livre e bem vinda se o seu objectivo for o de melhorar o espectáculo.

    ResponderEliminar
  3. Não queria que soasse a portugal vs. holanda porque não é disso que se trata. O que queria dizer é que eu quando vim para cá, não me pus a denunciar os males da Holanda (porque também existem!) com a mania. Irrita-me um bocado a pseudo-superioridade moral que os holandeses têm lá porque as coisas correm bem de um modo geral neste país.

    Se ele quer entrar com este discurso tem de mostrar predicados porque senão ninguém o leva a sério. E não pode MESMO citar o campeonato holandês como exemplo para nada, porque NÃO É exemplo para nada! Com tanta coisa a correr mal e tanta polémica temos um campeonato emocionante, etc

    Parece-me que para bem ou para mal, o futebol português encontrou (ou foi arrumado) (n)um espaço imediatamente abaixo dos grandes campeonatos (inglês, italiano e espanhol) e do alemão e francês. Não é NADA mau para nós!

    O problema deste gajo é que ele tem o discurso ("he talks the talk") mas não ganha nada ("but he doesn't walk the walk"). Logo ninguém o leva a sério. Ele que ganhe juízo e coma umas batatas fritas que isso passa.

    ResponderEliminar
  4. E para confirmar as tuas palavras o FCP foi-se abaixo justamente no primeiro jogo que o Adriaanse classificou como o primeiro a sério... O resultado de 0-0 talvez mostre o que é o FCP "a sério"!

    ResponderEliminar
  5. As pessoas que comentam nos Record's e Mais Futebol's e etc ainda não perceberam que a diferença entre o Adriaanse e o Mourinho ao atirarem estas "bocas" é que o Mourinho ganha e por isso pode dizer o que bem lhe apetecer. O Adriaaanse nada ganha e tem mais é que aprender com o Mourinho!

    ResponderEliminar
  6. E a proposito o Mourinho soma e segue!!!
    Impressionante...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.