segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Um problema duplo

O problema do Sporting é duplo.
De um lado, o problema do Sporting é o problema do futebol português. Nele impera a escola de gestão de mercearia, a confusão ou falta de princípios, os oportunismos, as promiscuidades, os canibalismos (quando olho o futebol português vem-me à ideia aquela caricatura do Bordalo chamada "Política")... Por tudo isto passa hoje o futebol português (a tudo isto reagiu o futebol inglês, o espanhol ou o italiano, por exemplo, com os resultados que todos podemos apreciar hoje) e tudo isto se reflete nos clubes que dele fazem parte.
Mais: o panorama do futebol português reflete afinal o panorama... português!
Por outro lado, o problema do Sporting é também... o próprio Sporting. Depois de tanta expectativa o Sporting está hoje, por diversas razões, francamente aquém do que imaginámos quando foi lançado o chamado "Projecto Roquette", como por diversas vezes referi aqui no espaço do KL. Neste sentido, creio que o problema do clube se situa nos planos da direcção e da organização das estruturas do poder.
Para superar tudo isto, o Sporting tem de construir uma solução directiva própria, inovadora, com novas estruturas e mais democracia, que possa servir, simultaneamente, de figurino para um novo futebol português. Aí está um desígnio digno de um clube com a grandeza e os princípios do SCP. Os problemas que nos afectam desaparecerão, certamente, se e só se este binómio for resolvido.
Depois iremos então ver quem ganha no terreno de jogo. Até lá tudo isto é uma aldrabice!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.