terça-feira, 25 de abril de 2006

Our Club, our Rules!


Não sei como interpretar exactamente o teor deste post do blog Ofensiva 1906, do qual tomo a liberdade de "picar" as fotos. O post cita um outro do blog Terceiro Anel, de autoria de João Nuno Coelho.
Digo que não sei "intepretar exactamente" este post do Ofensiva 1906 porque se, por uma lado, não se trata com certeza de um post inocente, fico sem perceber o que ele preconiza.
Vejamos então...
Se pretende reafirmar a vontade dos Sportinguistas de não assistirem a ingerências exteriores no nosso Sporting, subscrevo-o, sem hesitações. Our Club, our Rules indeed!
Se, por outro lado, quer dizer que, às vezes, já não há pachorra para este Sporting (o Alex falava nestes termos há dias e eu sinto exactamente o mesmo) e que a minha vontade, frequentemente, era a de ajudar a construir um outro Sporting, mais livre, mais consentâneo com os seus valores de origem, mais democrático, mais vencedor, mesmo que a vitória seja difícil de alcançar, mais sincero e menos dado a epifenómenos que nada têm a ver com o desporto, também o subscrevo sem hesitações!
Em suma, a metáfora do FC Manchester United of Manchester (FCUM) parece-me, também a mim, apropriada.
E digo mais: estou preparado para dar o meu contributo no sentido de mostrar (se chegar a ser caso disso), inequivocamente, que o Sporting existe onde existirem os verdadeiros Sportinguistas! Aliás o SCP começou assim e a história pode voltar a repetir-se...

3 comentários:

  1. "...o Sporting existe onde existirem os verdadeiros Sportinguistas!"

    Completamente de acordo! Mas eu acho que não era capaz de uma coisa tão drástica como esses adeptos do Man United. Serei sócio do Sporting até morrer. O meu cartão de sócio é o meu segundo BI! :)

    Tenho falado com alguns sócios que estão descontentes, e que ameaçam entregar o cartão de sócio se o cooptado ganhar. Vêem-se também muitos comentários deste género nos blogues. Não creio que se chegue a tanto, mas, de qualquer modo, há um mau estar entre a massa associativa e o clube como eu nunca vi. O que é muito grave para as nossas ambições desportivas. Todos os clubes precisam de ser "levados ao colo" pelos seus adeptos, e sem essa empatia e apoio do 12º jogador, a equipa não tem hipótese.

    É evidente que o cooptado propõe a alienação do património para favorecer os seus patrões do BES, que vão realizar brutas mais valias com a especulação imobiliária resultante do património que o Sporting lhes “dará” para a mão. Enquanto isso, mais de 80% da dívida para com os bancos mantém-se e o pouco dinheiro da alienação que sobrar para o futebol, o FSF estoira numa época com contratações falhadas, como tem sido hábito, e o clube fica ainda pior. Por isso é que eu digo que o Sporting ainda não bateu no fundo.

    Estive a ler a entrevista do Abrantes Mendes ao “Público” de hoje e concordo inteiramente com ele quando diz que o Sporting, tal como está, não consegue cumprir com os prazos de pagamento do “project finance”. É necessário alargar os prazos para que clube não “morra” por causa dos juros. E vender o património não resolve o problema de fundo. A questão é saber se o SAM conseguiria os seus intentos com os bancos...

    Mesmo com uma mudança de direcção, não espero grandes vitórias no futebol, porque não é de um dia para o outro que se resolve a situação financeira calamitosa em que o Sporting está. E existem muitas indefinições na equipa de SAM para o futebol, e isso prejudica muita a sua candidatura. O facto de a época ainda não ter terminado tem a ver com isso também. Era útil que ele propusesse outro treinador para o clube. Fazia-o ganhar votos e acabava com o unanimismo em torno de Paulo Bento, que nos “desenrascou” na 2ª volta (veremos se conseguimos manter o 2º lugar...), mas não creio que fará uma época tão boa para o ano como muitos anseiam. Receio mais uma desilusão com este treinador... Foi uma estupidez convocar eleições para antes da época terminar, mas a “oligarquia” sabia o que estava a fazer...

    Enfim, ganhe quem ganhar, o Sporting ainda vai passar um mau bocado, e nós com ele. Não podemos é abandonar o clube, senão o Sporting fica entregue aos “velhos do Restelo”, e então nunca terá remédio. Quanto mais associados deixarem o clube melhor a “oligarquia” o controlará. Por isso não lhes devemos fazer esse favor. Se não for agora, será mais tarde, mas a nossa hora chegará. Porque eu não tenho dúvidas que o Pipinho vai falhar, e será o canto do cisne da “oligarquia”. Então, cá estaremos para pedir contas, apanhar os "cacos" e recuperar o Sporting. Porque os verdadeiros sportinguistas nunca deixarão o Sporting acabar!

    ResponderEliminar
  2. Carissimos Democracia Leonina e Alex:
    Obrigado pelos vossos comentários.
    Ouço as grandes intenções proclamadas pelos candidatos, apaniguados e afins e tudo me parece cada vez mais confuso e absurdo. Embora eu não tenha dúvida que vou votar CONTRA Filipe Soares Franco (é essencial dizermos a este cavalheiro o que pensamos dele e de toda aquela corja pífia e auto-convencida que acha que o Sporting são eles!), numa perspectiva mais alargada, penso que o mal do Sporting é tão fundo e tão para além destas coisas de eleições, gestões e outros aldrabões que, mais cedo ou mais tarde, um processo como o do FCUM vai ter de surgir. Só perdendo "clientes" é que estes dirigentes fantoches vão aprender.
    O mal não é de todo exclusivo do Sporting, mas como andamos sempre na vanguarda, talvez tenha de ser da área Sportinguista que tenha de surgir o grito do Ipiranga...
    Mas. eu também serei sócio do Sporting até morrer ;-)

    ResponderEliminar
  3. "Ouço as grandes intenções proclamadas pelos candidatos, apaniguados e afins e tudo me parece cada vez mais confuso e absurdo."

    Concordo. Aconteça o que acontecer amanhã, estas eleições terão sido uma oportunidade perdida. Porque há que reconhecer que os candidatos são muitos fracos. Eu vou votar em Abrantes Mendes por protesto. Mas, olhando friamente, a sua lista é fraca e até tem algumas pessoas que acho que, no mínimo, não fazem falta alguma no Sporting... Além do mais, há uma indefinição total no futebol. Aponta-se alguns nomes populares no universo leonino, mas não se diz bem o que vão fazer. E depois há o projecto financeiro, que, mais uma vez, também está dependente da "boa vontade" dos bancos. Tudo muito vago...

    Quanto à lista de FSF, (e dispensando comentários sobre ele...) está cheia de nomes "sonantes", sócios de "aviário". Gente como Diogo Vaz Guedes, por exemplo, que tem um n.º de sócio próximo dos 50000, ou seja, fez-se sócio "ontem", dando toda a ideia que o terá feito porque já estava na calha para ser convidado para o Conselho Directivo... Mantém-se o elitismo na sua constituição e a falta de sensibilidade desportiva. Para mim, Ribeiro Telles e Bettencourt são "overratted", como dizem os americanos. Ganharam um campeonato ao Boavista (em que Jardel e João Pinto eram mais de meia equipa), com a “ajuda” do Porto (que fez nesse ano a pior época dos últimos 20 anos) e do Benfica, ainda em crise (há que reconhecer que o futebol do Benfica melhorou com LFV); e uma Taça ao Leixões. Depois foi um descalabro. Além disso, desconfio profundamente da intenção da venda do património, e não vou na conversa da suposta competência de gestão deste "dream team" que acompanha o Soares Franco. O “dream team” nada em dinheiro, mas de certeza que não vai dar o que quer seja ao Sporting.

    É assim a nossa situação. Faz muita falta ao clube um rejuvenescimento da sua elite dirigente, porque só nos aparece mais do mesmo. E assim o nosso clube nunca mais regressará aos tempos em que dominava o futebol português. Eu gostava de saber o que é que nos aconteceu. Porque é que o Sporting caiu tanto em ATITUDE?? Já fomos o maior em tudo, mas agora somos apenas o 3º grande em palmares nacional e internacional, bem como em número de sócios, se bem que o n.º de sócios seja recuperável. Mas, a continuarmos assim, o Porto vai ultrapassar-nos em número de adeptos também. Aliás, é quase um "milagre" como o Sporting continua a ter tanta gente, tendo em conta os poucos êxitos que temos tido no futebol nos últimos 30 anos. Imagine-se como seria o nosso clube se começasse a ganhar sempre, como o Porto...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.