sábado, 16 de setembro de 2006

Duas notas

Duas notas apenas sobre o jogo de hoje, um jogo triste e para esquecer.
1- Espero que aquelas "amélias" que andaram para aí aos guinchos durante tanto tempo, a propósito daquela defesa do Ricardo dentro da baliza, tenham agora a honestidade de repor o "deve e haver" destas coisas. Espero até que o façam com a mesma veemência que utilisaram na altura e que a imagem do golo do Paços de Ferreira e da piscadela de olho do seu autor para o banco passe nos programas desportivos tantas vezes como passou a outra...
2- Depois de termos tido conhecimento das conversas do senhor Vieira com o major Valentim Loureiro a propósito do árbitro João Ferreira, o que há-de um adepto normal de futebol pensar sobre o erro grosseiro cometido hoje por esse árbitro...?

12 comentários:

  1. Como já tive algumas trocas de links com o KL, via Raul Henriques, espero que não se importe com um comentário grande.
    1) é golo ilegal e tem aspecto de ter havido penalty sobre o Liedson, sim. Mas mesmo assim é preciso a repetição para ver a mão;
    2) Fora isso, há tudo o resto, e vale a pena lembrá-lo para não fazermos a triste figura de nos queixarmos de a «influência» do Paços ser superior à do SCP; o Bento fala do APito, mas foi o presidente do SCP que, na última época, não encontrou melhor altura para se demitir que a antevéspera de uma meia final da taça contra o Porto (e viu-se a maior roubalheira deste século nesse jogo, maior até que as arbitragens do último título do Benfica);
    3) O plantel é curto, ainda na semana passada foi preciso um junior e agora viu-se como estamos dependentes do Liedson que, em 4 jogos, marcou 0 golos: a culpa é do árbitro?
    4)Qual o motivo de jogarmos com dois centrais a laterais? Na apresentação contra Inter fez-se isso e ficou a 0 apesar de eles terem ficado sem um defesa; na Champions alterou-se e ganhámos apesar do árbitro ser também muito mau; agora, volta outra vez aos dois centrais a laterais, que puxam a equipa para trás (como os dois trincos em simultâneo); Ronny só dá meio jogo? Abel perdeu a forma desde 3ª? Tello e Alves não são opções? Gostava de saber a resposta de Paulo Bento.
    5) Polga e Ricardo dão demasiada insegurança quando estão juntos.O golo foi com a mão, mas a jogada é igual a outras, neste e noutros jogos: a bola passa por toda a área (grande, pequena, passa sempre) e o avançado está completamente solto. A verdade é que só não sofremos golos quando os outros abdicam de atacar, como fez o Inter e (segundo li) o Nacional. Quem sabe contra-atacar (Boavista, Paços) marca sempre.
    6) só é possível ter uma grande equipa a sofrer estes golos se marcar muitos, como o dream team do Barça. Mas as 3 vitórias do SCP tinham sido sempre à tangente. ora nem sempre há o milagre de o Deivid fazer algo de jeito ou de Nani marcar golões...
    7) É preciso um reforço para o miolo defensivo e outro para ajudar Liedson (só Alesandro não chega, mesmo que seja bom) em Dezembro. Já se sabia, pelo menos aqueles que são muito
    «pessimistas» já o tinham dito. Mas convém que o Bento não jogue com 5 centrais sem necessidade.
    Desculpe(m) o testamento,
    Saudações
    CL
    PS E se jogamos à 3ª e ao Sábado, não havia outro campo para o Setúbal usar?

    ResponderEliminar
  2. Não há necessidade de pedir desculpa. O comentário é pertinente, é bem vindo e agradeço-o. Aliás estou totalmente de acordo com o seu espírito (pelo menos pela forma como o leio).
    Os problemas e os erros micro e macro estrutirais do Sporting não acabaram por milagre...
    O parceiro aqui dos Lizards Pedro C. chamava-me ontem a atenção para o facto de podermos passar em escassos dias de bestiais a bestas (se bem que o dicionário diga que não há diferença).
    Mas a verdade é que não há modificações estuturais (tanto no plano interno do Sporting, como no plano externo do futebol português) que façam prever que o trivial e croquetes do Sporting e do futebol português não vai continuar.
    E, se calhar, não vamos ficar por aqui em matéria de desgostos

    ResponderEliminar
  3. Eu lamento imenso que nesta altura crítica para o nosso clube, que à terceira jornada já está a ser deitado abaixo, haja sportinguistas que desculpabilizam a "arbitragem" de ontem. Meus caros, o Sporting foi ROUBADO, ponto final! Se não fosse a arbitragem o Sporting nunca teria perdido o jogo, e podia muito bem até tê-lo ganho, porque começar a segunda parte com um empate a zero é completamente diferente de sofrer um golo com a mão em tempo de descontos. Provavelmente a equipa não teria denotado tanto nervosismo e falhado tantos golos, porque bastava a bola entrar uma vez para arrecadar os três pontos. Ao invés, tínhamos que marcar duas vezes contra uma equipa que já não saía do seu meio-campo, e que teve sempre a protecção do árbitro para o seu anti-jogo. Até cortes de bola com o braço não levaram cartão amarelo! Mas o que é isto??

    O plantel do Sporting é curto? E então que dizer do do Bayern que perdeu 2-1 ontem, e do Inter que empatou em casa? Acaso se esquecem que a Liga dos Campeões provoca desgaste nos jogadores, como o provam os resultados dos nossos rivais no grupo? E não é normal os jogadores estarem cansados e jogarem menos bem? Ou querem que eles se dopem...? Por acaso já alguma vez jogaram futebol, para saber o que custa? E por o Sporting ter jogado mal, pode ser prejudicado pelas arbitrangens?? Porque é nos jogos menos conseguidos da equipa que os erros dos árbitros têm mais influência no resultado.

    As notícias que têm saído no DN e no Público sobre o processo Apito Dourado, nomeadamente sobre a época 2003/2004 provam uma coisa: apesar do Porto ter Mourinho como treinador e de ter na altura o melhor plantel, foi-lhe estendida uma passadeira vermelha para conquistar o campeonato com uma perna às costas e assim poder concentrar energias na Liga dos Campeões. Desde ter jogos do campeonato adiados para datas mais convenientes que não colidissem com a carreira do Porto na "Champions", até às arbitragens que deitaram abaixo Sporting (em Barcelos e no Bessa, pelo menos) e Benfica, nada foi deixado ao acaso. Assim eles puderam poupar jogadores na fase final do campeonato, e chegar frescos às meias-finais e final da competição. Se o "sistema" tivesse deixado o Sporting dar luta ao Porto até ao fim (o que teria acontecido caso o Paraty não nos tivesse roubado no Bessa), o Porto provavelmente teria sido campeão na mesma, mas de certeza que não teria pernas para ganhar tudo nesse ano.

    Tivesse o Sporting tido essa protecção há dois anos, e mesmo com o palerma do Peseiro como treinador, teria sido campeão, e de certeza que a equipa não estaria fisicamente de rastos na final da Taça UEFA, contra um CSKA de Moscovo que só tinha dois meses de futebol nas pernas.

    É assim que se fazem as coisas em Portugal. Por detrás das equipas que têm êxito na Europa, há um sistema interno que remove os obstáculos. Só não vê quem não quer. Por isso o Porto ganhou tudo o que havia para ganhar enquanto o Mourinho foi treinador, enquanto o Sporting há dois anos perdeu tudo numa semana.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Lionheart:
    É verdade que as coisas não estão bem e que como adepto não tenho nenhuma confiança (NENHUMA!) neste sistema que nos rege neste momento. No post que motivou os vossos comentários eu chamei a atenção para isso.
    Mas, o que se passa é que independentemente da roubalheira não está tudo de repente resolvido dentro do Sporting.
    Creio que há, infelizmente, uma grande zona de sombra entre o "sistema" interno e externo do Sporting, com e sem mão do Ronny.
    Mas, lê novamente o meu post... O ponto dois é inequívoco!!

    ResponderEliminar
  5. Eu não te critiquei master lizard. Mas apesar dos problemas internos do Sporting (e estou à vontade para falar, porque não votei no Soares Franco) acho que é muito importante que a equipa de futebol tenha sucesso. Só assim o Sporting consegue resolver os seus problemas financeiros. Por isso, cada arbitragem destas é uma ameaça ao futuro do nosso clube. Daí eu achar que nestas alturas a malta tem que se unir, porque não 'tá em causa o Paulo Bento, o Soares Franco, o Barbosa ou má exibição do Miguel Garcia ou doutro jogador qualquer. Estás a ver? Isto é um ataque ao Sporting Clube de Portugal. E se o mundo sportinguista se dividir, abre a "caça" ao leão. E então não falta estas cenas em quase todos os jogos, porque estamos mesmo a pedi-las. Esta mafia do futebol parece quase os radicais islâmicos. Quem der parte de fraco ainda leva mais! Reconheço que este tipo de "discurso" é um bocadinho primário. Mas o futebol é um mundo competitivo e sujo, no qual o Sporting tem que se movimentar. Não quero que chafurdemos na lama, mas também não nos pudemos deixar passar a ferro.

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo:
    O KL é para debater ideias e é uma obra de amor pelo Sporting, portanto, mesmo que critiques é bem vinda a crítica. Esta do "Master" é alcunha :-)...!
    Estamos certamente no mesmo barco.
    Quanto ao problema que aqui é colocado, estou inteiramente de acordo. Alias creio que o Cleone também estará de acordo com o teu ponto de vista.
    Agora o que eu acho é que infelizmente há problemas estruturias que não estão resolvidos e que levam a que estas situações se mantenham ano após ano.
    Aqui há tempos critiquei o silêncio da direcção a propósito do que se está a passar com o processo dos apitos, escutas, etc.
    O silêncio é mau!
    O Sporting tem de ter uma posição sobre esta matéria. Agora FSF vem dizer que acompanha o problema e que falará quando achar que é oportuno. Acho mal.
    O Sporting tem de ter uma posição clara e sem ambiguidades sobre esta matéria. Se não tem a gente tira conclusões que podem até não ser justas. Mas tira-as... E os outros também.
    E é pena, porque se há clube no mundo que devia estar perfeitamente tranquilo a propósito de toda esta salada é o SCP!
    Quando é que será oportuno então criticar a bandalheira do futebol português? Quando isto chegar a uma situação tipo os apanha bolas a meterem a bola na baliza como aconteceu no Brasil aqui há dias?
    Ou seja: o golo do Ronny não é só o golo do Ronny. É a ausência de actuação clara, correcta e inequívoca há uma data de tempo.
    Mas, olha para o sub-título do nosso blog e entenderás o que andamos a fazer...

    ResponderEliminar
  7. Pois, o silêncio é mau. Mas olha que eu não ponho as mãos no fogo pelas últimas direcções do Sporting. É verdade que nos últimos 25 anos só ganhámos três campeonatos. Mas, não sei se para vencermos o último não teremos pedido alguns favores ao Major... Lembras-te daqueles "penalties" todos que o Jardel marcou...? E o Dias da Cunha até se dava tão bem com o Pinto da Costa e com o Valentim nessa altura... Penso que o encosto do Sporting ao "sistema" nos terá "ajudado" alguma coisa nesse ano. Poderá não haver escutas telefónicas dessa época, mas acredita que não estamos totalmente inocentes, apesar do Sporting ser, de longe, o menos manchado dos três grandes. Menos até que o Boavista e outros clubes mais pequenos.

    ResponderEliminar
  8. Pois é isso mesmo.
    Quanto a Dias da Cunha, ainda um dia espero ver tudo isso bem esclarecido.

    ResponderEliminar
  9. Vou meter o bedelho:

    Bestiais a bestas refere-se aos sócios, ou adeptos – tanto faz, que entraram no estádio convencidos que iríamos passear no campeonato tal a nossa grandeza e saíram a dizer que estava tudo mal.

    Onde eu encontro diferenças, é que a atitudes destas não ajudam a resolver nada.

    Também é verdade que até ao roubo estávamos a jogar mal. Não vale a pena esconder.

    O Sporting tem que voltar à cruzada contra o sistema (apesar das cruzadas e dos sarracenos também estarem na moda lá para os lados do Vaticano, onde Istambul se voltou a chamar Constantinopla) mas não o deve fazer daquela forma bacoca à laia do Palmelão e do seu “vocês sabem do que eu estou a falar…” é preciso chamar os corruptos pelos nomes, tal como aos bois.

    Também é preciso esclarecer quem está por trás das campanhas em torno do plantel, pois isso, na minha opinião, faz parte do sistema.

    A semana passada a promoção do Veloso foi descarada só não percebi:

    Se foi promovida pelo pai, de foi promovida pelo próprio, se foi promovida pelo empresário ou se foi promovida por qualquer outra entidade. Sei que não foi ideia dos jornalistas desportivos pois estes chafurdam tanto na corrupção que três diários especializados não conseguem ver o que os outros vêm. Aliás nem se dão ao trabalho de disfarçar e “compraram” todos a promoção do Veloso para a mesma semana…..

    Também aqui o Sporting precisa de fazer alguma coisa pois destabilizar jovens via imprensa é uma especialidade deste querido país onde a culpa morre sempre solteira e se tiver o casamento marcado alguma fez uma lei cirurgicamente errada….

    ResponderEliminar
  10. Sobre o jogo.
    Não se escandalizem com as minhas reacções...
    De que o Sporting foi prejudicado com a validações do golo não podem restar dúvidas, mas eu teria preferido que o Sporting não protestasse. Os árbitros também têm o direito de errar e se não os considerarmos oficialmente juízes imparciais estamos a descer ao nível dos outros clubes e arriscamo-nos a perder a vantagem moral de não termos sido (até agora...!) salpicados com a porcaria que vai por aí...
    Agora, já mais a sangue frio. O Sporting só perdeu 1 ponto com o erro do árbitro. Os outros 2 foram perdidos pela incapacidade de metermos golos. Aí é que está o grande problema. Recordemos quantos golos é que os avançados do Sporting têm metido em finalização de jogadas com princípio meio e fim? Se até o golo ao Inter não foi obra de um avançado...
    Quanto a mim, há hoje uma especulação teórica que dá uma importância exagerada ao posicionamento dos jogadores em campo. São anedóticos os considerandos dos comentadores sobre as vantagens e desvantagens do 442 ou do 433 ou do 2422 ou do 541... Dir-me-ão que no meu tempo também havia o W M. Pois havia, mas encaixavam um no outro e agora isso não acontece. Também a moda da subida dos laterais para desequilibrar não me convence... O que interessa estudar e treinar é o trajecto da bola...

    ResponderEliminar
  11. "Recordemos quantos golos é que os avançados do Sporting têm metido em finalização de jogadas com princípio meio e fim? Se até o golo ao Inter não foi obra de um avançado..."

    Tens razão. O Sporting foi feliz no jogo com o Inter, porque não teve uma superioridade por aí além. Mostrou mais vontade em ganhar e depois soube segurar a vantagem, também com a "ajuda" da expulsão do Vieira.

    O Liedson está claramente em baixo de forma. Já não marca em Alvalade desde Dezembro de 2005. O Alecsandro tem pormenores mas está com excesso de peso, o Bueno parece-me outro "flop". O Yannick tem 18 anos. Também não temos um fio de jogo muito consistente, dependemos muito de um repente do Dani ou outra jogada individual. Ou seja, isto ainda está muito "verde". É trabalho para o Paulo Bento, porque é para isso que lhe pagam.

    ResponderEliminar
  12. - Já falates com o teu árbitro?

    - Não! falei com o teu!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.