sexta-feira, 6 de outubro de 2006

FC Barcelona


A notícia já tem um mês, mas só agora tomei dela conhecimento. Creio que merece um destaque muito especial aqui nas páginas do KL.
O Barça firmou uma aliança com a UNICEF. Como resultado desta aliança o FC Barcelona irá prestar apoio financeiro (no valor de 1 milhão e quinhentos mil euros), através da sua fundação, a projectos por todo o mundo, em especial, àqueles que ajudem a proteger crianças em locais onde surjam crises humanitárias, ou onde o fenómeno da SIDA esteja a aumentar.
Se bem que tenha patrocinadores, nas camisolas do Barça nunca se viu, como é sabido, nenhuma referência a esses patrocínios. Numa altura em que os clubes de futebol se esgatanham para arranjar patrocínios pintados no mais alto pilar dos seus santuários, que lhes permitem alimentar todos os devaneios, desportivos e para-desportivos; em que toda a gente que se envolve neste universo perverso se coloca em bicos de pés para parecer maior do que é na realidade; numa altura em que se vê tanta gente a sugar o tutano do futebol, não dando nada (NADA! ZERO!) em troca; numa altura em que os únicos "valores" que contam são os nominais, mobiliários ou imobiliários; numa altura em que a palavra escândalo aparece rabiscada por todo o edifício do futebol, nesta altura precisa é bom ver que há afinal outros caminhos possíveis. O Barça paga para ostentar a sigla UNICEF nas suas camisolas!
Não creio que haja jantares de borla, nem dirigentes cândidos, puros e inocentes, sobretudo no universo do desporto, e em particular o do futebol, mas, ao mostrar a sigla UNICEF nas suas camisolas, o Barça dá um contributo corajoso e eloquente para mostrar que existe alternativa a esta pandemia de bandalheira e a este inexorável caminho em direcção ao caneiro que hoje parecem ser as únicas vias que o desporto em geral e o futebol em particular percorrerem.
Sempre nutri uma simpatia muito especial pelo FC Barcelona, devo confessar. Se não fosse do Sporting seria quiça do Barça. A sigla UNICEF presente nas camisolas do Barça mostra que, mesmo nos moldes actuais de enorme pressão financeira, é possível não ter de vender a alma ao diabo para apoiar o nosso ideal desportivo.

3 comentários:

  1. Também aplaudo a iniciativa mas cá para mim é para os culés se irem habituando ás camisolas com publicidade.

    ResponderEliminar
  2. Não posso estar mais de acordo com este escrito!
    Escreveria exactamente o mesmo, não fosse alguma falta de tempo.

    ResponderEliminar
  3. Esta estratégia dá dividendos. Um familiar meu (português!) fez-se sócio do Barça quando soube desta iniciativa...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.