quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Limpar as feridas e seguir em frente!

Saímos da Liga dos campeões por um conjunto de razões que todos conhecem. Ter um grupo de miúdos jovens franganotes não dá muitas garantias na luta directa com o Inter e Bayern.
Mas é o que temos e foi com o que temos que aceitámos o desafio. Por isso ficam sempre bem as palavras do Paulo Bento. Podíamos ter feito melhor, temos que lutar pela UEFA.
Não ouvi o choradinho dos coitadinhos e dos azares. Ouvi, aliás, dizer que uma equipa tem que estar pronta para as contrariedades. Ouvi, também, que não se fazem comentários a quente para o balneário (ouviu engenheiro? espero que não!)
Ouvi dizer que a vida continua e que agora há outros objectivos a cumprir.
Os jogadores do Sporting se ainda não o perceberam, vão recordar para sempre o Paulo Bento pela importância que ele já representa no seu crescimento como homens, atletas e lutadores.
Só espero que o Sporting o saiba manter para além dos resultados porque ele merecerá sempre o nosso carinho e respeito enquanto trabalhar com este empenho, esta honestidade e esta ambição.

8 comentários:

  1. Não posso estar mais de acordo!
    Esperemos que a modalidade do "tiro no pé" não continue a ser aquela em nos vamos continuar a distinguir...

    ResponderEliminar
  2. Já agora nota ZERO para Nani!
    Nani, das duas uma: ou muda de atitude e assenta humildemente os pézinhos na terra ou vai acabar a carreira antes de começar.
    Não seria o primeiro...

    ResponderEliminar
  3. Façamos um exercício de distanciamento. Eu vou fazê-lo. Então é assim. Se me tivessem dito há uns anos atrás que o Sporting chegaria a ter um treinador cuja única experiência foi treinar os juniores durante uma época, eu não acreditava. Se também me tivessem dito que a equipa seria constituída por "miúdos" e por jogadores emprestados sem qualidade alguma, eu não acreditava. E por fim, que a maioria dos sportinguistas está satisfeita com o andamento das coisas, eu ainda acreditava menos.

    É muito triste o estado paupérrimo a que o Sporting chegou, em que temos sempre que nos conformar com o "foi o que se pôde arranjar", e em que não há perspectivas de melhoras. Porque o mais grave não é o (pobre) jogo de ontem. É que o Sporting produz muito pouco futebol, mesmo para consumo interno. E está criada uma situação anestesiante, em que os sócios vão desculpando tudo, e daqui a uns anos, olhamos para trás e o Sporting já está metido noutro jejum considerável.

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo com o artigo do Pedro.
    Não estou nada de acordo com o teor do comentário de Lionheart. O Sporting tem um orçamento que é o mais baixo dos 3 grandes. E assim é que está certo; é esta a nossa realidade!
    Quando (e é para breve) acabarem as benesses das Câmaras e Governo (campo para a mais descarada e batoteira subversão da concorrência) todos entrarão na mesma prática, de que o Sporting foi, mais uma vez, pioneiro. Assim, o que podemos fazer é apostar na formação (nisso somos os maiores) e comprar a custo zero (ou obter jogadores emprestados), para posições carenciadas (é certo que, neste aspecto, as coisas não correram este ano pelo melhor). Não iremos ter a melhor equipa da Europa, mas temos em campo jogadores que "comem a relva" e jogam à bola com alegria.
    Acabemos com aquela síndrome, bem típica de alguns sportinguistas, que julgam estar a fazer bem ao dizer mal.

    ResponderEliminar
  5. Caro Raul henriques
    Desculpe os lapsos mas os PC's em Inglaterra nao tem o mesmo teclado que os nossos.
    nao me aprece que a sua visaod e estarmosa dequados 'a nossa realdiade seja incorrreta, mas creio que e' so' meia historia. Digamos o que dissermos do FCP nas competicoes internas, na Europa foram campeoes em dois anos consecutivos com dispensados do Benfica e contratados 'a Uniao de Leiria. Foram realistas mas ambiciosos. No SCP usa-se o realismo para negar a ambicao e esconder os flops.
    Ja' no Verao era visivel que Liedson nao estava bem e que deixar sair o Douala sem ter alternativa e contratar um flop como o Bueno ia dar nisto; ja' se via que tinhamos demasiada juventuide em demasiado sectores importantes (meio campo, ataque) e falta de alternativas; e a falta que faz um central duro, depois de o Moises nao ter chegado a jogar so' e' menor que a falta que faz um trinco que o Paredes ja' nao e' e o Custodio (grande medio volante) nunca sera'.
    Nao e' dizer mal do Sporting dizer isto. E' so' ver o jogo por aquilo que ele e'. E no Verao ja' se via.
    Saudacoes leoninas
    CL

    ResponderEliminar
  6. Claro, caro CLeone, que não é dizer mal do Sporting opinar como o faz no seu comentário. Aliás acho que até toca alguns aspectos com que eu concordo. Para começar concordo que o chamar-se a atenção (como o faço) para o facto de estarmos adequados à nossa realidade seja apenas meia verdade (a que cabia num simples comentário).
    Mas dentro dessa realidade, não concordo que tenhamos, de um modo geral, tido falta de ambição (talvez exceptuado o jogo com o Spartak, em que podíamos ter vencido).
    Por outro lado, e para ser claro: não tenho muita confiança nos critérios de contratações do Sporting, coisa que refiro no meu comentário. No entanto, e referindo um caso que cita, acho que o problema não foi deixar sair Douala (que, apesar das suas várias qualidades - entra as quais avulta a sua incrível velocidade - não entrosava com o método de jogo do Sporting entre outras coisas porque não defendia); o problema foi não se ter arranjado ninguém melhor que o Bueno para contratar.

    ResponderEliminar
  7. A minha visão das coisas tenta não se abstrair dos momentos em que as penso. Nesse sentido não me parece valer a pena analisar se devíamos ou não ter outra equipa, outro treinador, outra direcção. Temos portanto o Paulo Bento como treinador e o que vejo é que ele deve ficar muitos anos no Sporting. Mas mesmo muitos, por tudo quanto já aqui escrevi. Dizer que não queria acreditar quando foi apresentado, o que é um facto, não melhora nem piora a situação. Para mudar as coisas o que é preciso é ver o que há e o que queremos no futuro. Este Blog tem como subtítulo “FSF pelo Sporting continuamos alerta!” e para mim estar alerta é dizer que é preciso cumprir todo o programa e não só as partes negativas do programa da direcção. Porque é verdade que só temos cumprido as partes negativas! E cumprir a parte positiva é manter esta equipa para que o esforço destes anos tenha valido a pena porque um punhado de tem que crescer e vencer aqui, sem que seja vendido à primeira demonstração de talento sem que tenhamos tido o retorno desportivo do investimento. É nesse pressuposto que para mim é preciso manter a equipa e manter por muitos anos o Treinador.
    Se isso servir a alguém, poderei expor porque razão raramente concordei com o caminho que percorremos até aqui, mas isso é história e eu quero futuro!

    ResponderEliminar
  8. Caro Raul,
    Ainda bem que estamos de acordo no essencial.
    Pela minha parte, nao vejo nada do Sporting ha' uns bons tempos (aqui em inglaterra pura e sinmplesmente so' falam dos clubes deles). Mas pelo que vejo online, o FCP e' a equipa mais solida e o SCP parece muito o do ano passado, ganha 'a tangente e sempre com o credo na boca. Ontem tambem foi assim, pelo que li nos jornais portugueses.
    Sempre gostava de perceber porque e' que ninguem pergunta ao Bento pelas opcoes que faz em concreto, e nos ficamos sempre pelas vacuidades do 'grupo', do 'colectivo' e dos 'assuntos internos' que depois dao em que nunca se perceber o que correu mal. Mas em Portugal e' sempre assim, com os clubes e com a seleccao...
    A ver vamos nod erbi,
    Carlos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.