quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Cantar as Janeiras

Fechou a trinta e um de Janeiro o chamado mercado de transferências de inverno. O Sporting, como é sabido, aos costumes disse nada. Mais grave do que isso, perante a gritante falta de soluções e a clara ineficácia revelada pelo modelo desportivo proposto pela equipa directiva e implementada pela equipa técnica, o presidente vem dizer no site do Clube que o problema é de escolha.
Ora, como fica amplamente demonstrado pelo revelador post anterior, não há escolha.
O canto das Janeiras no Sporting parece afinal ser um canto do cisne...
A estratégia desta direcção revelou-se --no seguimento do que se tem aliás verificado com as estratégias seguidas sucessivamente por esta linha dinástica, que tomou conta do Sporting desde há cerca de 12 anos-- um fracasso TOTAL! Em toda a linha.
Não conseguiram objectivamente resolver nenhum problema do Clube, quer estejamos a falar no plano da conjuntura, quer no estrutural. Pelo contrário: todos os problemas, actuais e passados do Sporting se agravaram nestes últimos 12 anos. E no caso particular da presente direcção a situação é mais grave porque não há, nem vai haver um brilharete qualquer desportivo para disfarçar... O que se fez, e que alguns chamam "êxito", foi minorar os efeitos da carga de porrada que temos levado desde há 12 anos, em resultado de um projecto mal enjorcado e pior implementado que deixa o Sporting à beira de extinção.
Tudo isto vem colocar na ordem do dia a questão, que ainda não vi debatida, da eficácia da solução SAD para resolver os crónicos problemas do Sporting. Quando a SAD nos foi proposta, as vozes que se levantaram contra esta solução não se revelaram suficientes (ou falaram de forma demasiado tímida...) para travar a implementação deste erro brutal. Erro que nos custou mais de dez anos de atraso na resolução dos problemas do Clube.
A solução SAD revelou-se um falhanço total, incapaz de dar resposta aos reais problemas do Clube. Mais grave: permitiu a instalação nos centros de decisão do Clube de gente que nada tem a ver com os ideais do Sporting e até de gente que não tem nada a ver com o Sporting.
O problema reside pois na SAD. Que tem de ser extinta para dar lugar a um Sporting CLUBE de Portugal renovado, saneado e asseado.
Não serão nunca os accionistas da SAD que poderão resolver os problemas do Sporting. Muito menos os seus credores. O Sporting é uma associação de ideais, constituida por sócios com ideais. E é esta gente, são estes sócios do Sporting, os únicos (sublinho, os únicos!) que podem, legitimamente, protagonizar a mudança de rumo e a correcção dos erros passados e actuais.
Temos, pois, de lutar pelo resgate e devolução do Clube aos seus legítimos proprietários, pelo fim deste monumental logro que é a SAD e por um novo Sporting, na linha das suas origens.

2 comentários:

  1. Abrantes Mendes já veio criticar o fracasso da gestão de Soares Franco. Só tenho pena que num clube com tantos notáveis, só Abrantes Mendes se insurja com esta decadência acelerada do clube. O Sporting precisa de uma oposição JÁ! O que mais nos terá de acontecer até que as pessoas acordem??

    Como eu já esperava, nem temos património nem uma equipa de futebol de jeito. Esta direcção é uma comissão liquidatária que só lá está a defender os interesses do nosso maior credor. O clube deixou de ter soberania para defender os seus interesses, está completamente descapitalizado em termos financeiros, e mais grave, humanos, dado o desinteresse crescente dos sócios. Não consegue ser competitivo com os rivais, nem dá mostras de vontade para dar a volta à crise.

    Os palhaços do Benfica foram ao Dubai ganhar um torneio que lhes permitiu angariar fundos para reforçar o plantel em Janeiro. E não tenho dúvidas que vão dicutir o título com o Porto. No Sporting, o que se fez para disputar o título? NADA!! Nós somos uma gente "fina" que não tem que lutar pela vida como a "gentinha" do outro lado da 2ª Circular. Como consequência, eles aumentam o número de sócios, nós somos cada vez menos. Eles fazem-se à vida, enquanto nós vendemos património e jogadores, porque dá muito menos trabalho. Eles atiram-se ao sistema e querem pôr em prática o sistema deles, para dominarem o futebol português de novo. Nós não queixamos quando somos roubados, e contentamo-nos em pagar aos bancos.

    Temos um problema de ATITUDE no nosso clube. A falta de atitude dos sócios que não se insurgem por serem enganados vezes sem conta. Falta de atitude da "elite" do clube, que não se quer chatear. É por falta de atitude que somos cada vez mais o terceiro grande. E só temos o que merecemos porque também não fazemos por mais. Tudo em nome da estabilidade dos mandatos. Qualquer dia não há clube por causa da "estabildade".

    ResponderEliminar
  2. Não creio que acabar com a SAD resolva, idem apra o tecto salarial, mas concordo: o projecto não existe, os grandes gestores só acumulam flops e nada se explica. Se a ideia dos sacríficios era não depender da venda de joadores, como é que a venda do Deivid não dá dinheiro para contratar agora alguém? E depois de uma Champions que nem foi má em termos monetários...
    Os clubes pequenos contratam bem, nós vamos buscar mais um junior para jogar 5 minutos de vez em quando, deve ser a bem da formação dele.
    E que tal um abaixo assinado apra lançar a candidatura do Luís Duque à SAD e Presidência? Já sei que há desse lado anticorpos, mas pelo menos reconheça-se que a atitude então era outra. Os títulos também. E as contas, pelo vistos, nem eram piores...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.