domingo, 11 de março de 2007

Pelo Sporting... continuamos alerta!

Publicada que foi a lista de vencimentos dos jogadores do Sporting, ficou patente a incompetência dos contratadores de “reforços”. Também se ficou a saber quanto custam ao clube os contratados a “custo zero”: fortunas mensais. Os emprestados Bueno (73 mil), Romagnoli (66 mil) e Alecsandro (52 mil), mais os contratados Paredes (54 mil) e Farnerud (44 mil) custam mensalmente ao clube a módica quantia de 289 mil euros. Para não falar naqueles que nem sequer já jogam no Sporting e apenas representam custos não reprodutivos (Pinilla, L. Loureiro e Wender, custam 61 mil).
Aqui residem grande parte dos problemas que a equipa tem tido nesta época. E os responsáveis não são chamados à pedra.
Para não ser tudo mau, temos uma Academia que é um autêntico viveiro de talentos, como reconhece a seguinte reportagem da BBC.



Os dirigentes do passado procederam à dilapidação sistemática desta criação de riqueza. Esta Direcção apresentou um plano de venda de património e de colocação no mercado de acções da SAD, justificando estas operações como necessárias à mudança em relação às práticas anteriores, mantendo os jovens talentos durante mais tempo no clube. Este é um dos propósitos em relação aos quais temos de gritar bem alto o lema do KL:
Filipe Soares Franco: Pelo Sporting... continuamos alerta!

5 comentários:

  1. A reportagem da BBC está muito bem. Mas se dissessem aos ingleses o pouco proveito desportivo que o Sporting tem tirado dos seus "craques", eles não acreditavam. A Academia e os seus recursos humanos são um desperdício nas mãos da oligarquia. É dar nozes a quem não tem dentes. Quando vejo que o Quaresma é meia equipa do Porto, e o Benfica actual é o Simão Sabrosa mais 10, dá-me uma revolta que só eu é que sei. Quando o João Moutinho, de longe o melhor jogador do Sporting, é pago mediocremente comparado com os cepos emprestados, não de admirar que os "miúdos" queiram emigrar o mais depressa possível. Que reconhecimento é que o clube lhes dá na folha salarial? É uma vergonha!

    ResponderEliminar
  2. O problema não está tanto no que ganha Moutinho, mas na comparação com o que ganham os cepos. A gestão é de tal maneira que provoca o descontentamento. Mais valor haverá que dar à capacidade que Paulo Bento vem demonstrando em conseguir, nestas condições, equilibrar as coisas dentro do balneário. É inacreditável a relação qualidade/preço das contratações! Como se fará a prospecção? Dave ser do tipo ficar à espera que os empresários "amigos" tragam os vídeos, porque isso é que permite as negociatas...

    ResponderEliminar
  3. Não estou tão certo que haja um equilíbrio dentro do balneário. Pode parecer que há, mas se analisarmos o que se tem passado no jogo jogado, percebemos que as inconstâncias, as ansiedades, mesmo os ataques de prima dona, os comentários que volta não volta escorrem cá para fora, terão a ver com toda esta situação.
    É uma situação potencialmente explosiva. Concordo em absoluto que tudo isto gera descontentamento. O processo da justiça das remunerações passa também pela questão das contratações.
    Mas, também creio que nada disto é totalmente novidade. No passado tivemos igualmente barracas com o "produto" da cantera. E por isso se vê o lugar que o Sporting vem ocupando na hierarquia dos clubes...
    Em qualquer altura isto pode dar raia! Grande parte do que se está a passar com as exibições da equipa terá a ver com esta questão. Mas, há uma parte que tem a ver com descoordenação e incompetência também. Quando tudo isto se verifica a montante, todas estas feridas que existem a jusante começam a sangrar.

    ResponderEliminar
  4. A coesão da equipa, com jogadores ao soco no treino feitos capitão? A boa gestão do treinador, que faz capitão um jogador deslocado da sua posição (outro cuja carreira estão a queimar) e o passa a suplente? Os ordenados dos cepos, convém ver, são feitos pelos clubes que os emprestam, por aí o único problema foi terem ido buscar estes. No campeonato português, o Aves, a Naval, o Leiria e o Beira Mar provaram ser capazes de se reforçar bem no Natal - é suposto acreditarmos que pagam ordenados que o SCP não possa pagar? Quanto ao Quaresma e ao SImão, é o mesmo: estão no Porto e no Benfica por os terem deixado ir, tinham a preferência. Agora me lembro: não é curioso como há tanto tempo não ouvimos anda do nosso brilhante «gestor de activos»? Deve etar a preparar outro brilhante negócio com o Nani...
    E para que o Raúl Henriques não me diga pessimista, além dos reforços dos miniclubes que referi (que devem quase todos poder sair facilmente), há portugueses no estrangeiro que o SCP fazia bem em contratar no ano que vem para enquadrar os nossos miúdos: Vidigal (ou Costinha), Abel Xavier (ou Couto), Pauleta.

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao balneário, eu nunca disse que tudo era perfeito. Por um lado a perfeição não existe. Por outro lado, com os desequilíbrios provocados pelas contratações (e outros, das opções de gestão, nomeadamente a inexistência de contratações em Janeiro), muito faz o treinador por as coisas estarem, mesmo assim, como estão (e se provou no jogo com o Estrela). quanto aos cepos, concordo com Leone que "o único problema foi terem ido buscar estes". Mas duvido muito do 'perfil' dos que ele aponta como alternativa. Sou mais a favor de jogadores mais novos, embora experientes, como o Sporting fez com Caneira, por exemplo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.