segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Lembrar para não esquecer

Arrumar ficheiros num disco já usado há muitos anos é como encontrar um baú com documentos antigos no sotáo lá de casa. Vejam só o que encontrei há uns dias:



Pois é. Deliciados? Claro. Este golo ao Moreirense valeu o jogo todo, ou mesmo vários jogos. Do outro mundo. Mas mais do que recordar o velho Alvalade em noite de Inverno, o que mais me chocou neste pequeno video foi outra coisa. Se repararem com atenção, nos festejos do golo aparece outro rapazinho, um ano mais velho que o Ronaldo, com o número 20 nas costas. E para quem já não se lembre bem, convém recordar: Ronaldo e Quaresma jogaram mesmo juntos no Sporting. Dois dos melhores jogadores do Mundo da actualidade (e seguramente dos mais excitantes e espectaculares, daqueles por quem as bancadas se enchem pelo puro gozo do espectáculo) poderiam jogar hoje com as mesmas camisolas, na mesma equipa. Fosse o Sporting um grande da Europa e poderíamos hoje jogar com estes dois pequenos (e ainda fazer um negócio que iria reduzir em mais de metade a dívida que tanto preocupa a nossa Administração).

Mas não fiquei por aqui nas pesquisas ao baú. Vejam também a capa duma revista já desaparecida há uns anos e quem é que lá está aos beijinhos à "verde e branca"? É mesmo ele. O capitão e actual ex-libris de um clube de futebol da região de Lisboa. Que marca golos ao Brasil e é aliciado para jogar em Inglaterra em cada abertura do mercado.

Pobre Sporting. Grande da Europa, não é. Nem sei se alguma vez foi. Mas ver jogadores que cresceram dentro de portas, transportar o símbolo de clubes rivais, ou ver agora um jogador ser avaliado em 10 a 15 vezes o que o clube recebeu há dois anos e meio pela sua transferência, não pode deixar de nos entristecer.

Mas é sempre bom lembrar. Até porque para bem (ou mal?) dos nossos pecados, não há maneira de deixarmos de ver futuros grandes jogadores subirem ao nosso relvado, uns atrás dos outros. Pois se os têm que vender, que vendam. Pronto! Mas garantam pelo menos que em Portugal não se vão conspurcar para nenhum outro lado.

6 comentários:

  1. O drama é que ficamos sem os dedos, mas também sem os anéis! Vendemos estes craques, e também outros, ao mesmo tempo que acumulamos passivo ao ritmo de 10 milhões por ano.

    ResponderEliminar
  2. Mas é mesmo bom recordar estas coisas. Nesta altura a gente ainda tinha um grande gozo e tirava algum prazer dos balúrdio que gastava nos bilhetes, lugares, quotas, etc!! Agora é só gastar nos bilhetes, lugares, quotas, etc. Sem gozo.
    A gente vê o Cristiano todos os sábados a jogar pelo Manchester e já nem se lembra destas coisas. Pois é, ele era do Sporting!!
    Ah... e não é o Boloni que eu vi ali...? era aquele treinador romeno não era...? Que ganhou o campeonato, não foi...? Ah e depois meterm-no na rua, se não estou em erro... Ah, e o passe para aquele golo foi do Quaresma, não foi...?
    Já nem me lembro bem...

    ResponderEliminar
  3. Sportinguistas, toca a votar no nosso clube em:

    http://www.voteyourteam.com/Europe/Portugal.aspx

    Eu sei que isto vale o que vale mas o nosso clube tem que ser sempre apoiado.

    Podemos votar 1 vez por hora, divulgem... neste momento vamos em 3º!!!

    ResponderEliminar
  4. O reverso da medalha também pode ser a profusão de contratações, tipo a "custo zero", que nos saem caríssimo e que estas vendas vão permitindo. Nem é preciso elencar os disparates depois da saída do Ronaldo. E que entretanto foram saindo sem deixar saudades. Às vezes uma análise de custo benefício antes da venda dos nossos melhores teria valido a pena, e valerá de certeza no futuro a curto prazo.

    ResponderEliminar
  5. Parabens pelo post e pelas recordações. Pelas razões escritas e por outras que agora não vêm ao caso, quase fiquei, como o outro, "com uma lágrima ao canto do olho". Apesar de tudo...Já agora parabens pelo belo blog de que sou frequentador diário, apesar de, penso, nunca ter participado nos coments.Saudações Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  6. De facto a ideia passou-me pela cabeça há 1 semana atrás, enquanto via o jogo da Selecção. E mais triste do que os ver partir para envergarem as camisolas dos rivais, é verificar que, passados tantos anos sobre a saída de simão, o clube não consegue tirar partido, desportiva e financeiramente, dos diamantes que descobre. Dos 3, Quaresma foi o único campeão, e os 3 renderam-nos cerca de €35M!
    O problema é crónico e niguém percebe que estes diamantes para refletirem todo o seu valor tem de ser incrustados em aneis de ouro, ou platina. Não de prata ou de bronze como continuamente têm sido as sucessivas equipas de futebol do Sporting!
    O futuro continuará a afinar pela mesma diapasão, pois os gestores são os mesmos, ou pelo menos as suas intenções. Confesso que ao longo de tantos anos de projecto Roquette tenho alguma dificuldade em nomear todos os manitas tortas e cambada de white collar pimps, para não lhes chamar chulos de colarinho branco, que passaram pela SAD e clube.
    Ainda a semana passada foi nomeado mais 1. Marcelo Rebanda de sua graça, e vai ser assessor para a Juventude! Hein! Não posso pronunciar-me sobre as valências profissionais deste Dr. Marcelo, mas ser chefe de Divisão de Documentação e Informação do ISHST, não me parece que lhe confira, à partida, grandes créditos para o desempenho de tais funções. A não ser elaborar dossiers de informação de jogadores para distribuir por empresários!
    Mas também isso sou eu que me preocupo em arranjar 1 relação causa efeito para tudo. Afinal que méritos tem a restante corja para lá andar? E mais a mais julgo que era deste reforço que a equipa de futebol precisava para ser campeã. É mais um para juntar ao salema,ao tomás morais, ao casquilho, ao freitas à figueira e ao meireles, ao teles e ao franco. Mais um bacorinho para mamar na porca!

    PS. Já que toquei em utiiidade, não fujo a tudo o que aqui tenho dito sobre o Bueno. Continuo a achar que Bueno não é ponta de lança para ser contratado pelo Sporting! E eu insurjo-me é contra quem vai buscar os jogadores para mamar comissões, não contra os jogadores que jogam onde lhes pagam. Vide o Simão e o Quaresma!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.