Sempre que tenho falado na juventude, e consequente inexperiência, da equipa do Sporting como justificação para alguma inconsistência no seu comportamento, há quem me contradite com o argumento de que a equipa do Porto tem uma média de idades um pouco mais baixa do que a da nossa.
Convencido de que mesmo isso não era verdade (a média de idades dos jogadores do Sporting foi inferior à do Porto, no Sporting-Porto), fui fazer contas. E cheguei à conclusão de que a média de idades, contadas estas pelos dias de vida que cada um dos jogadores utilizados no campeonato tinha no dia do termo deste (20/5), ponderadas com os minutos de cada um em campo foi a seguinte:
Sporting: 25,7
Porto: 25,4
Por este critério parece que a equipa do Porto é um pouco mais jovem que a do Sporting. Mas também pelo critério das médias parece impossível uma pessoa afogar-se num lago com 2cm de altura da água, se não se acrescentar que é… em média.
Pois é, esta coisa das médias é muito traiçoeira!
Usando um outro critério de avaliação da juventude das equipas, vejamos quais os jogadores que têm idade de sub-21 (segundo o regulamento da UEFA, quem nasceu em 1/1/86 ou depois).
Por este critério temos:
No Sporting: Moutinho, Nani, Veloso, Djaló, Rony, Pereirinha e Rui Patrício. Destes os 4 primeiros são titulares e, todos juntos perfizeram 9.117 minutos jogados.
No Porto: Anderson e Vieirinha. Destes apenas Anderson é titular e juntos fizeram 1.047 minutos de jogo no campeonato.
Não sei se se nota muito, mas, por este critério bem objectivo, o Porto leva 9-1.
Espero que, depois disto, todos tenham percebido do que é que se fala quando se menciona a juventude da equipa do Sporting.
números colhidos em Maisfutebol
Caro Raul,
ResponderEliminarLouvo-lhe o esforço e a disponibilidade para a discussão do tema (digo isto porque já fui insultado noutros blogs por defender a opinião que aqui coloquei :) ).
Queria só recordar que a minha intervenção surgiu na sequência do seu comentário acerca da juventude da equipa do Sporting, também exaustivamente repetido pela comunicação social ao longo da época.
Quis apenas fazer ver que a equipa que se sagrou campeã nacional e a quem nunca ninguém apontou a desculpa da idade como atenuante dos seus momentos menos bons, não só é também jovem como, dependendo da forma como se processa a análise, pode ser considerada a equipa mais jovem.
Posto isto,
Presumo que as diferenças de décimas entre os nossos resultados resultem das diferentes fontes utilizadas (maisfutebol e zerozero) e por eu ter levado em conta o valor absoluto à data em que fiz a análise.
Para não cair no erro de "O argumento de que o Porto tem uma nédia de idades dos seus jogadores uma décima inferior à do Sporting é completamente falacioso, porque conta com todos os jogadores do plantel. Ora os jovens do Sporting são titulares e jogam sempre, ao passo que muitos dos do Porto são, como se dizia dantes, "suplentes à garrafa de água". " levei em linha de conta a utilização (minutos jogados) dos jogadores na Liga BWin.
Desta forma afastei jogadores como Baia (37) Vieirinha (21) Renteria (21) Castro (19) que pouco ou nada jogaram. E fiz obviamente o mesmo com o Sporting. Assim, Tiago (32) Carriço (18) João Alves (26), por exemplo, não foram levados em conta nesta análise.
E os resultados mostraram que dos 11 mais utilizados, a média de idades no SCP é de 25,45 e no FCP de 24,45.
Alarguei essa análise aos 15 mais utilizados, ai a média de idades no SCP é de 25,33 e no FCP de 24,86.
Por intervalos de idades (nos 11+):
=<24 (ainda pode ser considerado jovem ..)
SCP 4
FCP 8
> 27
SCP 7
FCP 1
é outro critério de análise de juventude, nada mais.
Para que não fiquem duvidas, queria esclarecer que considero justo e considerável o argumento “sub-21”.
Para terminar, penso que na sua análise ao incluir o Rui Patrício também se justificava incluir o Castro.
Cumprimentos,
Caro Offshore,
ResponderEliminarO que é importante é debater pontos de vista.
Como viu, entrei nesta polémica com a (minha) verdade, mas com capacidade para ouvir a dos outros, e defendi o que continuo a achar ser a realidade. A saber: o Sporting foi a equipa em que o factor juventude/inexperiência mais se manifestou.
Quanto ao Castro, não entrou nas contas simplesmente porque não jogou (o Rui Patrício jogou 90m).