quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Com Paulo Bento, para superar a crise


Queria só aproveitar esta onda de vitórias para voltar a falar no caso Paulo Bento. Penso que uma parte dos adeptos do Sporting ainda não percebeu que, com o plantel que temos, ningém seria capaz de fazer melhor que o que Paulo Bento tem feito (relativizando, porque talvez o Mourinho...; ninguém a quem o Sporting possa pagar).
Paulo Bento já nos tirou da fossa por duas vezes e a coisa está encaminhada para de lá nos tirar uma terceira. Mas os sócios parece que não querem.
É indecente que seja assobiada a entrada de Farnerud (e estou à vontade para o dizer, porque não gosto dele como jogador e acho que não tem categoria para jogar no Sporting, como venho escrevendo desde há muito tempo). No entanto, olhem para o banco do Sporting e digam-me lá quem é que punham a jogar, sendo necessária a substituição de um médio (no caso para prover à rotação dos elementos e obviar a fadigas escusadas).
O problema está no plantel (e nas lesões) que temos e não em Paulo Bento. E é inacreditável que seja precisamente quando começamos a ganhar qualquer coisita, quando demonstramos, apesar das notórias insuficiências do plantel(*), algumas possibilidades de safar a época (**), que alguns se manifestam em público contra decisões correntes do treinador.
Se eu soubesse que ele me lia, dir-lhe-ia para continuar sem desânimos, porque agora entraram reforços e os que tiveram lesões prolongadas estão a voltar; e por cada adepto que, quanto a mim avaliando mal, faz dele bode expiatório da medíocre prestação da equipa, há dois ou três que, como eu, fazem costas com costas com ele, porque sabem que só acarinhando a equipa nos momentos menos bons há a possibilidade de ultrapassar crises.
Temo que estes descabeçados protestos ponham em causa a continuidade do nosso treinador, que já hoje se manifestou chateado com este tipo de reacção por parte do público.
Uma substituição do treinador nesta altura iria ser desastrosa.
Depois não digam que não vos avisei!

(*) que ultrapassam a competência do treinador, estando por determinar o grau da a sua responsabilidade nelas
(**) já ganhámos a supertaça, podemos ganhar a Taça da Liga e a de Portugal, fazer 2.º no campeonato e ir até não se sabe onde na UEFA

6 comentários:

  1. Completamente de acordo. No actual contexto, em que se espera que a equipa aumente os seus níveis de confiança e exibicional, começar a falar de mudança de treinador é disparar nos pés todos.
    No entanto, gostava de chamar a atenção para o facto de não me parecer que as declarações do Paulo Bento visassem a atitude dos sócios (que ele sublinhou várias vezes que não afectariam o seu julgamento, muito embora podessem penalizar os jogadores). O que ele disse foi que se calhar o seu tempo como treinador já estava a ultrapassar o que seria normal esperar em Portugal (e no Sporting em particular, digo eu) e que estas reacções dos sócios poderiam estar a alimentar "situações" que já o estavam a "chatear".
    Se ouvi bem, a mensagem era para dentro e não para o público. E por que será que isso não me surpreende nada? Depois da "situação" Carlos Freitas, outra "situação" de pressão sobre o treinador que acabe por levar à saída do "nosso Alex Ferguson"?

    ResponderEliminar
  2. De acordo com a situação de paulo bento, quando vi que ia entrar o farnerud também suspirei fundo mas não apupei, o rapaz não tem culpa de ter sido contratado, também acho que paulo bento tem poucas e más opçoes.
    Agora percebo o que se passa, pois para mim estar a 11 pontos do porto é estar em crise, não me iludo com taças de caridade e em ser primeiro dos ultimos, parece-me que se está a nivelar por baixo e em aceitar a resignação.

    ResponderEliminar
  3. Raúl

    Concordo com a 1ª parte do post. A que diz que "é o melhor que podemos pagar!" Mesmo sabendo que não é o melhor a que podemos aspirar, e nós para o nosso clube queremos sempre o melhor.

    Concordo, uma vez mais, que o plantel, está nivelado por baixo, alguns jogadores têm qualidade baixíssima. Mas Pbento aceitou-o, e como tal é co-responsável.
    Eu não escolhi ninguém, dos que ali estão. Nem o filipe franco nem o miguel garção, nem o dr. de afra, nem o miguel de teles, nem, por inerência o Pbento. Mas vou conseguindo respeitar, alguns pelo menos, a sua acção no clube. o treinador é 1 deles. Pbento tem tido todo o crédito do mundo, comparando por exemplo com Peseiro e Boloni. Pensando bem, não me recordo de um outro treinador que tenha tido tanto apoio nos últimos 27 anos. Mas ele abusa claramente da sorte! A sua teimosia, que para mim é nharrice, roça o insulto. A manutenção dos 2 avançados, depois das lesões de Derlei e Djaló, foi das principais causas para o futebol miserável e o atraso pontual. Mas claro o odioso foi para o fraco plantel!

    Entendo eu então que a necessidade de Pbento tem para ir dando minutos ao bom do pontus, está relacionada com o contributo precioso que o beckham da suécia dá, à péssima qualidade do jogo. É uma relação mutualista.
    Agora, e como todos apreciamos esta democracia onde julgamos viver, temos de nos resignar, perante determinadas coisas e rejubilar por outras. Eu suporto, mal mas suporto, levar 6 meses de futebol de nível vietnamita, com resultados medíocres. Posso levar 2 anos de uma direcção corrupta, isto pelo princípio da solidariedade, e populada de escroques imbecis. Mas não consigo, em simultâneo, ver o bom do sueco a entrar no jogo, e pensar ou dizer qualquer coisa simpática. Não sei se tu consegues Raúl? Não sei se alguém consegue! Mas sei que esta desfaçatez de Pbento, é das atitudes mais crueis para com a massa associativa. E ele sabe-o, mas fá-lo! Abusa da sorte. Pisa o limbo, e continua.
    A defaçatez é ainda maior quando vem dizer que não admite que assobiem 1 jogador, antes de ele entrar. Em primero lugar os assobios eram para ele, treinador, e não para o jogador. Em 2º se há algum jogador que é constantemete assobiado, é Purovic, e este ele não defende! Por último era só o que mais dava não se poder contestar, com assobios uma decisão de um treinador. Ainda se fosse à pedrada! Agora não temos direito à indignação?
    E soluções para evitar aquela afronta, havia-as, bastava tirar o Purovic, e promover a estreia do tiuí. Poupava o montenegrino a mais uns quantos apupos, ele que fisicamente já tinha estourado, e lançava um jogador, em torno do qual existe alguma curiosidade.

    Saudações Leoninas

    Cena de Maceiros

    ResponderEliminar
  4. Execlente post, com tudo o que se deve ter em conta no futebol do Sporting e Paulo Bento.

    ResponderEliminar
  5. Não deixa de ser surpreendente a cegueira dos sócios. Muitos andam a gozar com as contratações e em particular com o Tiuí. À primeira oportunidade e num contexto em que a única substituição viável era a do Farnerud o povo começa a assobiar? Não se percebe...

    ResponderEliminar
  6. Não me vou repetir o que o Raul escreveu e que eu já muitas vezes verbalizei. O que lamento profundamente é ser de um clube que tem uma SAD onde as coisas são tudo menos claras (e não me venham com a evidência de que os outros são piores, pois o problema é deles).
    A minha 1ª reacção é de não gostar que o PB traga para a praça pública as questões internas que o preocupam. Mas uma reflexão mais calma leva-me a pensar que num mar de jogos e interesses pouco claros as pessoas honestas têm necessidade de respirar. No caso do futebol até para sair de cabeça erguida é necessário fazer declarações de intenção.
    Porque PB, apesar de um, para mim, incompreensível apoio a Carlos Freitas, nunca deixou de tomar as posições que entendeu serem as melhores para o clube e para os jogadores, acredito que alguém que tenha ganho força para correr com o Freitas ache que ganhou estatuto para correr com PB. Ou porque tem um amigo que quer treinar o Sporting ou porque tem uma comissão para receber em caso de uma nova contratação. Não será certamente porque melhor serve o clube.
    A direcção entendeu os comentários como um desabafo….. seria melhor entender a mensagem e dizer se está numa de correr com o PB ou de correr com aqueles que se movimentam no sentido de o levar a desabafos.
    Por mim, que também não sei se o PB nos lê, digo que recebi o recado e que apoio PB. Nem sempre estou de acordo (como no caso dos guarda-redes) mas a mim ninguém me paga para tomar decisões. Ele pode melhorar o estilo de comunicação, mas não deve mudar o que comunica.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.